RETROSPECTIVA 2021: eventos on-line ampliam alcance de público

Foram quase 100 eventos realizados em formato digital na ECA; relembre alguns deles

Comunidade

Ainda em meio a pandemia de Covid-19 e a impossibilidade de retorno presencial, a realização de eventos na ECA em 2021 ganhou nova roupagem. Eventos como a Semana de Recepção aos Calouros, que nunca havia sido realizado no formato online, tiveram sua versão 100% digital, enquanto novos eventos surgiram já pensados para o novo formato.

Pensados desde o início para o formato remoto, palestras, cursos e seminários, concertos e peças teatrais organizados pela ECA em 2021 alcançaram novos públicos e se consolidaram como um recurso interessante para atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão. O canal oficial da ECA no Youtube, que em pouco mais de um ano se aproxima da marca de quatro mil inscritos, tornou-se a principal plataforma para os eventos online da ECA.

O final do ano de 2021 aumentou a expectativa sobre o retorno presencial dos eventos, como foi o caso do retorno da OCAM aos palcos.

Recepção online de calouros e calouras da ECA

Logo no início do ano, o desafio foi realizar uma Semana de Recepção aos Calouros capaz de acolher os novos estudantes sem a presença física nos espaços da ECA. Durante uma semana, todas as atividades que costumavam ser realizadas presencialmente foram transformadas para o ambiente digital. Foi a primeira vez que o evento foi realizado de forma virtual.

As lives podem ser acessadas em uma playlist no Canal da ECA no Youtube.

Pela primeira vez, a Semana de Recepção aos Calouros ocorreu totalmente on-line. Imagem: Reprodução/Youtube.

Encontros Imaginatur

A série de encontros organizada pelo grupo de pesquisa Imaginatur: Imagens da Natureza ocorreu ao longo de sete meses reunindo artistas, docentes e pesquisadores de todo o Brasil em lives sobre as pesquisas realizadas no grupo. Foram diversos os temas discutidos nos encontros – as relações entre sociedade, arte e natureza, a espiritualidade, o corpo e a poesia – que estão todos disponíveis no Canal do Grupo Imaginatur no Youtube.

Comunicação para a sustentabilidade em debate

Nos meses de abril, maio e junho, o Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM), coordenado pela professora Margarida Maria Krohling Kunsch, realizou uma série de webinars com convidados para discutir temas da comunicação relacionados aos impactos ambientais, à sustentabilidade e à questão dos oceanos

25 anos de pesquisa em Educomunicação
Em comemoração aos 25 anos do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), o I Seminário de Pesquisa em Educomunicação abordou as pesquisas de educomunicação em todas as suas interfaces. O evento reuniu pesquisadores e estudantes de dentro e de fora da ECA, e pode ser assistido na íntegra no Canal do Labidecom ECA USP no Youtube.

​Um doce de abóbora para cada um! Muita emoção e muito agradecimento a cada um dos criam e vivificam a educomunicação no Brasil: cada um de vocês!

Ismar de Oliveira Soares, professor sênior da ECA, durante seminário que celebrou os 25 anos do NCE.

ECA no simpósio internacional de iniciação científica
Pelo segundo ano consecutivo o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) foi realizado de forma online. Este ano, dois discentes da ECA receberam menções honrosas e oito trabalhos ecanos se destacaram na fase internacional. A live do evento pode ser acessada no Canal da ECA no Youtube.

Oficina de capacitação em Jornalismo
Em 12 encontros gratuitos, o Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) ofereceu uma oficina com o objetivo de capacitar estudantes e profissionais da área na cobertura jornalística no interior paulista. A iniciativa faz parte do projeto Registro Digital da Memória e do Turismo na Estância Turística de Piraju e os vídeos da oficina podem ser assistidos no Canal do CJE no Youtube.

​Participei de todos encontros e o projeto superou as expectativas, pois as histórias foram ricas em detalhes, conhecemos e aprendemos coisas que nós que moramos aqui não conhecíamos

Rosana Margareth Prestia de Oliveira, participante de uma das oficinas

Luiz Gama: Doutor Honoris Causa da USP
No final de novembro, após grande repercussão e apoio da comunidade USP a campanha da ECA pela concessão do título ao abolicionista, advogado, poeta e jornalista negro, Luiz Gama recebeu o título de Doutor Honoris Causa em um evento transmitido ao vivo no Canal da Sala do Conselho Universitário da USP. Ainda sobre Luiz Gama, vale a pena conferir um encontro online organizado pela ECA em junho que debateu a trajetória do abolicionista e pode ser assistido no Canal da ECA no Youtube. O evento sinalizou a importância de comprometimento com as questões éticas, republicanas e da defesa da diversidade.

Retorno da OCAM aos palcos
A OCAM – Orquestra de Câmara da ECA-USP retornou com suas apresentações presenciais em novembro após mais de um ano fora dos palcos devido à pandemia. Além de uma apresentação gratuita na Sala São Paulo, a orquestra realizou mais três apresentações presenciais e lançou dois novos trabalhos ainda no ambiente virtual: A produção audiovisual SEMENTES e o espetáculo lítero-musical Qui-xote: A História Interrompida de Dulcineia e Senhor Miller, ambos disponíveis no Canal da OCAM no Youtube.
OCAM em apresentação na Casa de Oração do Povo da Rua

Mais Retrospectiva 2021:

Imagem de capa: Semana de Recepção dos Calouros online. Foto: Reprodução/YouTube