ECA retoma concursos para contratação de novos docentes
Nove concursos públicos estavam suspensos devido à pandemia do novo coronavírus; duas candidatas aprovadas poderão ser contratadas já no primeiro semestre

Com publicação no Diário Oficial do Estado, a ECA retomou oficialmente no dia 5 de janeiro a realização de concursos públicos para contratação de novos docentes.
Os concursos públicos ficaram suspensos em toda a USP por um ano e sete meses – do dia 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021 – devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão seguiu as normativas do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Lei Complementar 173, de 2020), que proibiu o aumento de despesas com pessoal até o final de 2021, impedindo a realização de novos concursos públicos e a nomeação de candidatos aprovados.
Finalmente encerrada a suspensão de contratações, seis concursos da ECA para a contratação de professor doutor, com uma vaga cada um, estão sendo retomados e atenderão as seguintes áreas:
- Interpretação Teatral (CAC)
- Publicidade e Propaganda (CRP)
- Organização e Representação da Informação e do Conhecimento (CBD)
- Comunicação, Cultura Contemporânea e Sociedade (CCA)
- Jornalismo (CJE)
- Imagem para Mídias Audiovisuais (CTR)
Para estes concursos não haverá novo período de inscrições: os concursos serão retomados a partir da etapa em que foram interrompidos, não sendo possível aos candidatos já inscritos a atualização de documentos. Além disso, em dois concursos de professor doutor que haviam sido concluídos pouco antes da suspensão, será possível convocar as duas candidatas aprovadas: na Área de Educação Musical (CMU) e na Área de História, Teoria e Crítica de Arte (CAP).
Também serão retomados outros três concursos para o cargo de professor titular:
- uma na área de Fundamentos Teóricos e Éticos do Ecossistema Publicitário e da Propaganda (CRP), que já está com as inscrições encerradas;
- e outros dois nas áreas de Ciência da Informação (CBD) e Redes e Comunicações Digitais (CRP), que tem inscrições abertas desde o dia 6 de janeiro.
A previsão é que todos os concursos sejam concluídos até o final de junho para que os novos professores iniciem suas atividades no segundo semestre. "Da parte da ECA, não tenha dúvida de que todo o processo será conduzido com a maior celeridade possível, respeitadas as normas para a realização de concursos públicos", disse Brasilina Passarelli, diretora da ECA.
Para mais informações sobre os concursos em andamento, acesse a página de Concursos da Assistência Acadêmica.