Tese da ECA sobre sambas-enredo vai virar livro
A obra, que investiga técnicas composicionais da música de escolas de samba, será publicada pela editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Os sambas-enredo, composições criadas especificamente para desfiles de escola de samba, são as canções que puxam a festa nos carnavais, exaltam culturas, enaltecem nomes e momentos importantes da história do Brasil, fazem críticas sociais e políticas, entre outras coisas. Foi a partir desse universo que Yuri Prado desenvolveu no Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) a tese de doutorado Estruturas Musicais do Samba-Enredo, uma das vencedoras da chamada para publicação pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Eduerj).
Um trabalho inovador desde seus primeiros passos
O estudo da música de escolas de samba tem sido o foco da carreira acadêmica de Yuri, que logo na sua graduação em Música, também realizada na ECA, desenvolveu uma iniciação científica em que apresentou uma análise estritamente musical do samba-enredo, em que apontou alguns de seus traços estruturais mais relevantes. A pesquisa obteve a premiação máxima no XVII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), além de ser escolhida para representar a Universidade na terceira edição do evento Investigação Jovem da Universidade do Porto (IJUP), em Portugal, realizado em 2010.

Yuri percebeu durante seus primeiros passos na pesquisa acadêmica que, mesmo com a grande importância das escolas de samba no panorama cultural brasileiro, “havia uma carência de trabalhos que analisassem a sua música, o samba-enredo, sob uma perspectiva musicológica”. Além disso, ele notou que “o samba-enredo possui certas técnicas composicionais específicas, que mereciam ser descritas e analisadas”.
Foi a partir do estudo dessas estruturas tão particulares que Yuri desenvolveu, sob orientação do professor Marcos Branda Lacerda, a tese que irá se tornar livro. O projeto teve início como uma dissertação de mestrado, mas foi convertido em doutorado direto, o que pode acontecer quando reconhecido o mérito acadêmico e a qualidade da investigação e das reflexões empreendidas pelo pesquisador.
A tese analisa e discute as principais transformações melódicas, harmônicas e formais ocorridas na música das escolas de samba do Rio de Janeiro, desde o início do século XX até os dias atuais. O trabalho também apresenta a constituição do samba-enredo como gênero musical, a influência das escolas de samba na formação do samba moderno e a entrada do samba-enredo numa lógica de consumo massificado.
A música das escolas de samba: “tema tão apaixonante quanto inesgotável”
Durante a elaboração da pesquisa foram ouvidas mais de seiscentas obras, que incluem todos os sambas-enredo das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro lançados entre 1968 (ano de lançamento do primeiro disco oficial de sambas-enredo) e 2015. As músicas ouvidas não se restringem a esse período, já que parte importante do trabalho é dedicada aos sambas das primeiras décadas de desfile, recuperados através de gravações de intérpretes vocais ou das próprias escolas. Além da audição das obras, a pesquisa também contou com a coleta de depoimentos de dezenas de sambistas.

No desenvolvimento de sua pesquisa, Yuri percebeu que uma análise estritamente musical não daria conta de toda a complexidade do universo das escolas de samba e de sua influência na composição dos sambas-enredo. A partir daí, ele passou a reflexões mais amplas, amparado por trabalhos de diversos campos de estudo, como Antropologia, Semiótica, Linguística, entre outros. Sendo assim, ao se debruçar sobre esses temas, o pesquisador se deu conta que
"a música de escola de samba se revelou um terreno fértil para a discussão de temas como padronização, criatividade, memória oral, processos de aprendizado, indústria cultural, entre outros."
Yuri Prado, doutor em Musicologia pela ECA e pesquisador
Sobre a importância da premiação, Yuri afirma que “um dos maiores desafios para quem acaba de escrever uma tese é fazer com que o seu trabalho se torne conhecido por um público amplo”. Agora que a tese vai virar livro, um público maior poderá ter acesso às contribuições deixadas pelo trabalho que, entre outras coisas, estabeleceu “terminologias para os fenômenos musicais ocorridos no samba-enredo”, evidenciou que alguns elementos musicais são mobilizados “de forma inconsciente” por um grande número de compositores e mostrou que “o trabalho analítico musical pode servir de base para a discussão de questões mais amplas”, fala o autor.
Imagem de capa: desfile da escola de samba Mangueira. Foto: Júlio César Guimarães