Cinco docentes têm participação renovada no Programa Professor Sênior
Professores aposentados de três departamentos dão continuidade a suas atividades como seniores na ECA
A Congregação da ECA aprovou, no dia 20 de março, a renovação da participação no Programa Professor Sênior para cinco docentes. Os professores Edmir Perrotti, Nair Yumiko Kobashi, Luiz Augusto Milanesi, Celso Frederico e Mauro Wilton de Sousa darão continuidade às suas atividades de ensino, pesquisa e extensão por mais dois anos.
Saiba mais sobre o plano de atividades de cada docente para o biênio 2024-2026:
Edmir Perrotti

O docente do Departamento de Informação e Cultura (CBD) pretende permanecer na Coordenação Científica do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB) juntamente com a professora Ivete Pieruccini e, além disso, cooperar com outras instituições nacionais e internacionais, bem como continuar o trabalho de integração com a Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele também seguirá ministrando disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e no curso de graduação em Biblioteconomia. Com a participação renovada no programa, o professor segue com a possibilidade de orientar mestrados, doutorados e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Nair Yumiko Kobashi

Participante do Programa Professor Sênior desde 2017 e também ligada ao CBD, a docente é formada em Jornalismo e em Biblioteconomia pela ECA. Em seu plano de atividades, ela informa que pretende dar continuidade a atividades de formação. Dentre elas, a orientação de mestrados, doutorados, iniciações científicas, TCCs e supervisão de pós-doutorados. Além disso, a professora pretende ministrar aulas na pós-graduação. Nair seguirá suas atividades de estímulo à produção e publicação de artigos em periódicos e apresentação em eventos. Além disso, manterá a pesquisa Avaliação de atividades de ciência, tecnologia e inovação nas instituições de ensino superior: reflexões a partir da História e Sociologia das Ciências, que está em curso (2022-2025) com bolsa de produtividade em pesquisa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Luiz Augusto Milanesi

Luiz Augusto Milanesi. Foto: Reprodução/CRB
Outro docente vinculado ao CBD, Luiz atua principalmente no campo das bibliotecas públicas, leitura e centros de cultura. Para essa renovação de contrato, ele pretende unificar os planos de sua atividade sênior e os projetos com bolsas do Programa Unificado de Bolsas (PUB) que supervisiona. Dentre eles, dois são iniciativas do Laboratório de Cultura, Informação e Sociedade (Lacis): Produção cultural na USP - difusão e recepção nos municípios (encontros com autores) e Produção Cultural na USP - difusão e recepção nos municípios (performances artísticas) e um terceiro é intitulado A Biblioteca pós-Gutemberg (Biblionet): Um serviço à informação pública.
O primeiro projeto consiste em estratégias para levar a produção cultural concentrada na USP a municípios, buscando estreitar a relação entre os agentes culturais dos municípios e os responsáveis pelo produto cultural da universidade, de forma a fazer com que esse produto alcance um público maior. O segundo projeto visa criar um site para divulgar produtos culturais da USP bem como, em paralelo, oferecer produtos culturais elaborados na USP para circulação entre os municípios. Já o último projeto busca soluções para a permanência da biblioteca pública nos dias atuais.
Celso Frederico

Reprodução/ A Terra é Redonda
Atuante na área de Sociologia da Comunicação, o professor é vinculado ao Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Em seu plano de atividades ele se encontra disponível para ministrar disciplinas na pós-graduação, orientação de pesquisas, palestras, participação em bancas e congressos acadêmicos. O professor dará seguimento ao projeto de pesquisa aprovado pelo CNPQ, intitulado Cultura e Ideologia e participará do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT).
Mauro Wilton de Sousa

Vinculado ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), o docente pesquisa principalmente na área de Teorias Socioculturais Audiovisuais, com ênfase em Práticas Culturais Audiovisuais, Mídias Sociais e Política, Recepção Midiática e Espaço Público. Ele pretende dar continuidade à sua pesquisa temática atual, nomeada Mídias Sociais e o Espaço Público Tensionado, bem como compartilhar os resultados obtidos. O docente também deseja produzir o segundo volume da coletânea Sujeito, o lado oculto do receptor e finalizar outras produções em andamento. Além disso, se coloca disponível para contribuição na orientação de teses e dissertações, bem como para a participação em bancas acadêmicas.
Sobre o Programa Professor Sênior
O Programa de Professor Sênior da USP é destinado a docentes aposentados ou em vias de se aposentar que queiram continuar a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na Universidade. O ingresso no programa pode ocorrer por solicitação do docente ou a convite de um departamento. No caso da ECA, cabe à Congregação avaliar as solicitações de ingresso ou renovação no Programa de Professor Sênior.