CCA | Departamento de Comunicações e Artes



Revista Comunicação e Educação recebe trabalhos em fluxo contínuo

Periódico sobre relações entre Comunicação, Cultura e Educação tem classificação Qualis A4 e é um dos principais no campo da Educomunicação

Vida acadêmica

A Revista Comunicação e Educação está com chamada aberta para o envio de artigos, ensaios, experiências e resenhas para seus próximos números. Editada pelo Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA, é uma publicação semestral voltada para as inter-relações Comunicação/Cultura/Educação. Além disso, é um dos principais veículos de estudo e pesquisa no campo da Educomunicação. Com classificação A4 no Qualis, o sistema de avaliação de revistas científicas da Capes, é um dos periódicos de impacto em sua área de concentração.  

capa da última edição. Sobre um fundo marrom, destacam-se, na parte superior, os dizeres Comunicação & Educação, seguidos por textos descritivos sobre a revista, o nome do dossiê e títulos de alguns dos artigos que compõem o número. No rodapé, os logotipos da USP, da ECA, do CCA e da ABCD, além de um código de barras e a identificação do ano e do número da publicação.
Imagem: reprodução/ Revista Comunicação e Educação 

São aceitos, em fluxo contínuo,  artigos originais e inéditos de doutores, além de artigos de doutorandos, mestrandos e mestres, desde que em coautoria com um doutor. Os textos apresentados em congressos, simpósios e seminários  também são aceitos, com a condição de estarem estruturados em forma de artigos, serem inéditos e estarem de acordo com as normas de publicação.

Consulte as diretrizes para submissão e saiba mais na página da Revista Comunicação e Educação no Portal de Revistas da USP.
 

Publicação em fluxo contínuo

A publicação de artigos em revistas científicas é uma das principais formas que pesquisadores têm para divulgar os resultados de suas investigações, seja para a comunidade acadêmica ou para a sociedade como um todo, por meio do trabalho dos divulgadores científicos. E para garantir que o artigo é fruto de uma pesquisa que obedeceu a critérios mínimos de rigor científico, o caminho até a publicação passa por uma série de etapas — como revisão por outros pesquisadores, diagramação e edição — e pode ser demorado.  

Para agilizar esse processo, a Scientific Electronic Library Online (SciELO), também conhecida como Biblioteca Eletrônica Científica Online — uma plataforma de publicação científica de acesso aberto criada no Brasil e que reúne 16 países —, tem incentivado desde 2015 a publicação em fluxo contínuo. Neste modelo, os artigos são publicados tão logo tenham sido avaliados e aprovados pelos pareceristas, sem a necessidade de aguardar o fechamento da edição da revista. 

Dessa forma, um trabalho aprovado em fevereiro para publicação em uma revista de periodicidade semestral que lançará sua próxima edição em julho, por exemplo, não terá que esperar quatro meses para ser publicado. Assim que for aprovado, o artigo será disponibilizado no site da revista. Este sistema  de publicação imprime rapidez à divulgação de pesquisas, favorecendo a visibilidade e o acesso ao conhecimento científico.

 

 

 

Imagem de capa: Andrew Ebrahim/ Unsplash