CCA | Departamento de Comunicações e Artes

Educomunicação para diversidade e inclusão

Integrante da equipe do programa de diversidade e inclusão da Hyundai, ex-aluna da ECA compartilha experiências e trajetória de carreira

Vida acadêmica

Raíra Santos Torrico, ex-aluna da Licenciatura em Educomunicação, participou, em novembro, do talk show A Diversidade aprendida na USP: relatos de uma profissional. O evento foi promovido pelo ECar - Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da Pró-reitoria de Graduação da USP e teve a mediação da professora Tania Casado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA).

Formada em 2018, Raíra Torrico é licenciada em Educomunicação pela ECA e hoje integra a equipe que está implementando o programa de diversidade e inclusão da Hyundai. Não é tarefa fácil: ela explica que ainda é preciso quebrar muitos preconceitos e fazer um trabalho no sentido de “sensibilizar para o outro”. “É uma questão de reciprocidade: a gente muda o outro e o outro muda a gente. É isso o que eu busco”, ressaltando a importância de ter uma rede de apoiadores, dentro e fora da empresa, para tratar de diversidade e inclusão.

Raíra contou que um dos projetos que ela desenvolve na empresa atualmente é dedicado a criar narrativas e dar protagonismo às pessoas e suas histórias, semelhante ao projeto Memórias Ecanas, desenvolvido há mais de dez anos pelo professor Paulo Nassar, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). “A gente trouxe isso também para a Hyundai”, explica a ex-aluna.

Não é preciso ter uma formação específica para trabalhar com diversidade e inclusão, conta Raíra. “Quando eu estava fazendo a Licenciatura em Educomunicação, eu não podia imaginar que eu ia estar hoje no RH de um setor automotivo. Não foi um caminho natural, mas foi um pouco pelo desenrolar dos acontecimentos, pelas redes, pelos contatos, pelas vivências”. Se não é preciso uma formação específica, a identificação com o tema, essa sim, é fundamental. Além de ficar atento a cursos, iniciativas e acompanhar profissionais que já atuam nessa área, explicou a ex-aluna da ECA.

Raíra começou a ter contato com este tema já na graduação, como bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB), em projetos ligados à acessibilidade. Também foi idealizadora e facilitadora da oficina Conhecendo as ferramentas do Google, voltada para os professores da rede pública e servidores da USP, e da oficina de criatividade ministrada no InovaBra Habitat, com metodologia da CUOA Business School, aprendida durante intercâmbio realizado na Itália. “Eu tive uma vivência muito rica na Universidade e que me ajudou muito em todas as conquistas que eu tive até hoje”.