Cultura e extensão: para além das salas de aula

Como forma de democratizar o acesso ao conhecimento, a ECA possui diversos projetos de extensão e cultura abertos à comunidade interna e externa

 


Cultura
extensão
cultura e extensão
eca
Semana de Cultura e Extensão

A extensão é um dos três pilares da universidade e anda lado a lado com as atividades de ensino e a pesquisa. É a partir da extensão que a sociedade pode usufruir dos resultados das pesquisas realizadas dentro da Universidade e democratizar o acesso ao conhecimento científico. 

A Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da ECA é responsável por propor políticas de cultura e extensão na Escola, lançando regularmente editais de apoio financeiro. Os projetos também podem ser de iniciativa de estudantes ou da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

Conheça algumas iniciativas extensionistas da ECA:

 

Exposições e atividades culturais

O Espaço das Artes (EdA)  é um dos locais de divulgação das produções artísticas de docentes, pesquisadores e estudantes da ECA. Nesse espaço ocorrem atividades de extensão como a Exposição Laboratório do Semestre, que divulga trabalhos realizados durante a graduação em Artes Visuais. O espaço também recebe Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Departamento de Artes Plásticas (CAP) e mostras realizadas por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV).

Na foto, um homem e uma mulher estão de costas, um ao lado do outro, e observam diversos quadros pendurados em uma parede branca. A mulher tem cabelos castanhos e usa um casaco roxo listrado e calças pretas. O homem usa um casaco marrom, calças e sapatos pretos.
Abertura exposição Laboratório do Semestre 2022. Foto: Amanda Ferreira/ LAC ECA USP.

 

No Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), ocorrem encontros sobre cinema como as Sessões CTR, com a exibição de produções recentes realizadas em diferentes etapas do curso de Audiovisual, e as sessões de cinema e debate, organizadas por grupos de pesquisa da ECA.

Espetáculos montados na Escola de Arte Dramática (EAD) são apresentados ao final de cada semestre no Teatro Laboratório. Cada nova turma da EAD possui suas redes sociais próprias e é possível acompanhar por lá as agendas de apresentação. As peças desenvolvidas como TCCs por estudantes de Artes Cênicas também são apresentadas no Teatro Laboratório. Algumas peças também são apresentadas no Teatro da USP (Tusp), que possui uma nova sede dentro do Campus Butantã da USP, além da sede na Rua Maria Antônia, no centro de São Paulo.  Os eventos são gratuitos e abertos ao público. 

No Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), os estudantes têm a possibilidade de tornar públicas suas produções fotográficas em exposições coletivas no Espaço D'Avila (Jornalismo) e no Espaço Milton Santos (Editoração).

Na área de Música, a ECA oferece atividades culturais diversificadas. Dentre elas, os corais do Comunicantus e recitais organizados por diversos grupos de estudantes e docentes do Departamento de Música (CMU). Entre eles, o Conjunto de Música Antiga, a Orquestra de Câmara da USP (Ocam) e o Percussivo USP. Os eventos acontecem no Auditório Olivier Toni, no CMU, e na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM).

O curso também tem projetos como o Sabiá Laranjeira, que apresenta o universo da música para estudantes de escolas públicas, e o Projeto em Preto e Branco, responsável por organizar recitais de estudantes de piano do CMU e promover debates sobre as apresentações, realizado pelo Laboratório de Piano USP.

 

Extensão e diversidade

Muitas atividades de cultura e extensão debatem questões de gênero, étnico-raciais e LGBTQIAPN+. Entre elas, o Diversidade na ECA cria ações e espaços de discussão sobre os temas, promovendo eventos como os encontros Fazendo e Desfazendo Gênero e a Semana da Consciência Negra. 

No âmbito dos departamentos, o CMU é sede da Sonora: músicas e feminismos, uma rede colaborativa que reúne artistas e pessoas interessadas em manifestações feministas nas artes para discutir a presença e produção das mulheres na área.

 

Sociedade, educação e acesso à Universidade

Existem projetos voltados para a educação que são coordenados por docentes e realizados por estudantes da ECA e também de outras unidades da USP. O Redigir oferece cursos gratuitos semestrais de comunicação, cidadania, gramática e redação para pessoas de baixa renda. Além disso, na ECA há uma variedade de cursinhos populares que buscam preparar os vestibulandos para a prova da Fuvest, para o Enem e também para as provas de habilidades específicas de cursos das artes.  O Cursinho Ruth de Souza é um exemplo dessas iniciativas e é voltado para preparar estudantes que desejam ingressar no curso de Artes Cênicas. Já o Cursinho Popular Allegro oferece aulas preparatórias a estudantes que buscam sua aprovação no vestibular para Música.

Existem também iniciativas voltadas para a área social, como  o Rosa dos Ventos, vinculado ao curso de Turismo e responsável por organizar passeios educativos e gratuitos para crianças; e a ECA Social, que promove campanhas de arrecadação solidária e consultorias de comunicação para ONGs.

 

Eventos e premiações

A Semana de Cultura e Extensão da ECA busca potencializar a interação da Escola com a comunidade interna e externa da USP. Durante a semana, são oferecidas oficinas, aulas, apresentações de projetos de cultura e extensão, conferências, mesas de debate, grupos de pesquisa, apresentações de produções discentes e apresentações de produções artísticas.  Todos os eventos da semana são de acesso livre e gratuitos. 

Além da Semana de Cultura e Extensão, dos espetáculos, exposições e apresentações musicais gratuitas, os departamentos de ensino da ECA também propõem atividades específicas em suas áreas na forma de eventos, oficinas abertas ao público e cursos de difusão ao longo de todo o ano. 

 

Na fotografia, duas mulheres brancas estão lado a lado. A mulher à esquerda tem cabelos castanhos avermelhados presos, usa avental laranja com respingos de tinta azul e uma blusa azul de mangas compridas. Ela segura um ferro de passar acima de uma mesa forrada com jornais. A mulher à direita tem cabelos lisos e castanhos presos em um rabo de cavalo. Ela usa um avental jeans, uma regata vermelha e colares. Ela segura um objeto pequeno e olha para a mesa. Em primeiro plano, em cada lateral da imagem há uma pessoa de costas.
Oficina Poéticas Visuais na Semana de Cultura e Extensão de 2023. Foto: Susana Narimatsu - LAC ECA USP.

 

O Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) organiza a Revirada Cultural, com 24 horas de programação cultural, e a Semana do Turismo. Já na área de Biblioteconomia, o Departamento de Informação e Cultura (CBD) promove projetos de ensino e comunicação desenvolvidos na Escola do Futuro. O Departamento possui também o projeto Estação Memória, que é voltado para pessoas com mais de 65 anos. O projeto realiza oficinas de memória com o objetivo de coletar os relatos de experiência de idosos, organizá-los e divulgá-los por meio da criação de produtos informacionais e de encontros com estudantes do ensino fundamental e médio.

No CTR, ocorrem encontros sobre cinema e outros eventos abertos ao público, como a Sessão Looking China, que exibe documentários realizados por estudantes do Audiovisual e estudantes chineses em diferentes províncias do país asiático. Além disso, o Departamento traz para dentro da USP, por meio de sessões no Cinusp Paulo Emílio, parte da programação de festivais importantes da área, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.

A USP conta também com o programa Nascente, que surgiu com a proposta de mapear e estimular a produção artística de estudantes da universidade. Contempla as áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. Anualmente, é realizado um concurso que premia as melhores produções e as divulga em exposições, saraus e outros eventos. Em 2023, cinco trabalhos da ECA foram premiados. 

 

a foto, duas mulheres sorriem e seguram placas de premiação.  A mulher à esquerda tem os cabelos crespos e castanhos presos. Ela veste um blazer preto com listras brancas e calças pretas. A mulher à direita tem cabelos castanhos com mechas loiras, acima dos ombros. Ela veste uma blusa social branca e calças pretas. Ambas estão em um palco. Ao fundo, há uma grande tela digital com  a foto de um homem branco e de uma mulher. E, acima, refletores.
Elisa Band e Ana Alencar, vencedoras da categoria Artes Cênicas no Nascente USP de 2023. Foto: reprodução/Nascente USP.

 

 

Bolsas PUB e Extensão 

É possível participar de projetos de extensão como bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB), que visa integrar o corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades da USP.

Os projetos são apresentados por docentes, que atuam como orientadores. As vertentes de estudo são: ensino de graduação, pesquisa, cultura e extensão. Para concorrer a uma bolsa os estudantes devem apresentar desempenho acadêmico e dedicação compatíveis com o plano de trabalho proposto pelo docente. O bolsista deve se dedicar ao projeto em ritmo adequado às atividades exigidas pelo seu curso de graduação durante o ano letivo e de forma intensificada durante as férias.

A bolsa tem duração de 12 meses, com 10 horas semanais de dedicação e um auxílio financeiro de 700 reais. Mais informações sobre o programa, como requisitos para inscrição, edital e cronograma de inscrições,  podem ser encontradas no site da Pró-Reitoria de Graduação. 

 

Mais Cultura e Extensão na ECA

Para conhecer todas as atividades de cultura e extensão da ECA basta acessar as páginas específicas de cada departamento e abrir a aba de extensão. Lá você pode conferir todos os eventos, oficinas e cursos oferecidos por cada departamento. Também é possível buscar atividades da ECA por meio do Sistema Apolo.

 

 

 


Foto de capa: Susana Narimatsu