CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Originais Reprovados apresenta produção literária da comunidade USP

Revista produzida por estudantes de Editoração chega à 18ª edição com projeto gráfico que homenageia à Tropicália

Comunidade

A Com-Arte Jr., empresa júnior do curso de Editoração da ECA, acaba de lançar a 18ª edição da Originais Reprovados, revista literária que traz textos produzidos por estudantes, docentes e funcionários de todos os campi da USP. Além de divulgar novos autores, a publicação contribui para a formação dos graduandos de Edit, que têm a oportunidade de vivenciar todas as etapas do processo editorial, da seleção de originais à distribuição da obra finalizada. 

Originais Reprovados 18 - Ficha Técnica

 

Coordenação geral
Fernanda Benachio
Maria Paula Lucena

Seleção de originais
Maria Paula Lucena (coordenação)
Gabriella Oliveira
Gianna Emanuela
Graciele Carnevale
Rhany Siqueira
Sofia Rego

Preparação e revisão de texto
Maria Paula Lucena (coordenação)
Ana Luiza Ramos de Luna
Gianna Emanuela
Giovana Vinha
Graciele Carnevale
Julia Akemi Sato
Luana Esaisquelhes S. Carvalo
Maria Clara Moreira
Maria Eduarda
Raquel Miranda

Diagramação
Fernanda Benachio (coordenação)
Ana Beatriz Lima Lisboa
Ana Luiza Ramos de Luna
Giovana Vinha
Graciele Carnevale
Isabelly de Paula
Maria Clara Moreira
Milena López
Raquel Miranda
Sofia Rego
Thiago Cordeiro

Projeto gráfico
Fernanda Benachio

Capa
Noah Ruiz

A revista apresenta contos, crônicas  e poesias escolhidos de forma anônima entre 200 originais enviados em 2023. São 25 textos com temas e estilos variados, reunidos em um trabalho “que tem como fundamento o respeito à liberdade criativa de seus autores”, destaca a equipe de cerca de 20 estudantes por trás da publicação, que teve coordenação geral de Fernanda Benachio e Maria Paula Lucena. 

 

Minha sina é a angústia, 
a ânsia de bêbado ciente, 
que anda por beco sem saída
e tem o andar coxo e circense
de quem não sabe de que carece.

Sina, de Beatriz Cherubelli Demarchi

 

Projeto gráfico se inspirou na Tropicália

O projeto gráfico dessa edição da Originais Reprovados teve como tema a Tropicália, movimento “responsável por destacar tanto as manifestações tradicionais da cultura popular brasileira quanto as inovações estéticas radicais”, explicam os estudantes, que completam: “em especial, esta edição presta homenagem à vida de Rita Lee e Gal Costa, cujos legados artístico e crítico permanecem como uma bússola para tantos criadores e editores”.  

Capa da revista. Em primeiro plano, na parte inferior da imagem, a ilustração, em tons de vinho, amarelo e verde,  de um arranjo com flores e folhas tropicais com estrelas de cinco pontas ao redor. O fundo é composto por listras em tons de vinho, amarelo e verde que partem da ilustração. No topo, em letras brancas, o texto “Originais Reprovados 18”.
Imagem: reprodução/ Originais Reprovados.

Fernanda Benachio também  assina o projeto gráfico, que conta com capa criada por Noah Ruiz, estudante do 4º. ano de Artes Visuais. A paleta de cores em tons de bordô, dourado e verde faz  referência  aos estofados da época, aos figurinos de shows e às paisagens do Brasil tropical. Já nas páginas internas, as artes conversam de diferentes maneiras com os textos e seus temas.

A Originais Reprovados pode ser lida em formato impresso, distribuído gratuitamente nos departamentos da ECA, e em formato digital. Para saber mais sobre o projeto e conferir as edições anteriores, acesse o site da revista.

 

 


Imagem de capa: detalhe da capa da revista Originais Reprovados 18. Reprodução/revista Originais Reprovados.