Festival É Tudo Verdade exibe curta de ex-aluna da ECA na mostra competitiva

As Placas São Invisíveis retrata a luta por cotas raciais na USP e foi Trabalho de Conclusão do Curso Superior do Audiovisual

Comunidade

Começou nessa quinta-feira, dia 04 de abril, com entrada franca, a 29ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que acontece simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Maior e mais importante evento do país dedicado ao cinema não ficcional, o Festival inclui este ano em sua mostra competitiva de curtas-metragens uma produção do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da ECA, fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso iniciado há dez anos.

Arte digital do filme. No canto superior direito, o selo de seleção do Festival é Tudo Verdade 2024. No canto inferior direito, o título do filme, As Placas São Invisíveis. O fundo é composto por uma fotografia em preto e branco de duas jovens negras próximas a uma câmera sobre um tripé em um gramado. A da esquerda está de costas, tem cabelos escuros e crespos no estilo black power e sua uma regata clara estampada e bermuda jeans. Ela manuseia a câmera. A da esquerda está de perfil e usa um fone de ouvido conectado à câmera. Ela tem cabelos crespos longos com alguns dreads, usa regata preta e calça comprida estampada. Atrás delas há árvores e uma escultura de concreto com a palavra cotas pichada na cor preta.
Imagem: divulgação/ CTR ECA USP.

As Placas São Invisíveis é um filme dirigido por Gabrielle Ferreira e produzido por André Cury, ambos ingressantes da turma de 2012 do Curso Superior do Audiovisual. Em janeiro desse ano, o curta também integrou a programação da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, outro tradicional evento do audiovisual brasileiro.

As Placas São Invisíveis - Ficha Técnica

Elenco: Alessandrá Seso Rõdrigues, Claudia da Silva Moreira, Débora dos Santos Carvalho, Mariane Nunes

Direção: Gabrielle Ferreira

Roteiro: André Cury e Gabrielle Ferreira

Produção: André Cury e Cícero Manaus

Direção de fotografia: Mariane Nunes

Assistência de foto e set: Giulia Martini, Isadora Maldonado e Paula Serra

Técnico de som direto: João Pedro Bim

Montagem: André Cury

Consultoria em montagem: Clara Lazarim

Motion Designer e Identidade visual: Ariedhine Carvalho

Color Grading: Gabrielle Ferreira

Edição de som: Rafael Rodrigues Leite

Mixagem: Daniel Turini

Coordenação de Estúdio de Mixagem: Marília Mencucini

Estúdio de Mixagem: Confraria de Sons & Charutos

Professor Orientador: Almir Almas

Uma produção CTR - Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP

Com 24 minutos de duração, o filme é um registro da USP a partir da vivência de quatro estudantes negras de cursos de graduação. A captação das imagens e depoimentos foi feita em 2015, ocasião em que menos de 15% dos estudantes da USP se autodeclaravam negros, anos antes de a instituição aderir às cotas raciais no vestibular 2018. “A USP,  historicamente elitista, foi a última universidade pública a aderir às cotas raciais. O filme acontece em um momento de ebulição na luta pelo acesso e democratização dos espaços de ensino dentro da universidade. Luta que segue pertinente e necessária hoje”, afirmam Gabrielle e André.

Na programação do É Tudo Verdade em São Paulo, As Placas São Invisíveis terá duas sessões presenciais como parte do Programa 2 da Competição Brasileira de Curtas-Metragens: dia 12, sexta-feira, às 16h, no Cine Itaú Augusta SP, e dia 14, domingo, às 19h30, no Instituto Moreira Salles. Ambas contarão com acessibilidade (audiodescrição e tradução em Libras) por meio do aplicativo MobiLoad. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão.

Além dessas duas sessões presenciais, o filme também poderá ser assistido gratuitamente, entre os dias 15 e 30 de abril, na plataforma de streaming Itaú Cultural Play, juntamente com os demais oito títulos selecionados para a Competição Brasileira de Curtas-Metragens.

Serviço

As Placas São Invisíveis no É Tudo Verdade 2024 - Festival Internacional de Documentários

Exibições presenciais - Rio de Janeiro
Data: 5 de abril de 2024
Horário: 18h
Local: Estação Net Botafogo. R. Voluntários da Pátria, 88 - Botafogo, Rio de Janeiro, RJ.

Data: 6 de abril de 2024
Horário: 15h
Local:  Estação Net Rio. R. Voluntários da Pátria, 35, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ.

Exibições presenciais - São Paulo
Data: 12 de abril de 2024
Horário: 16h
Local: Espaço Itaú de Cinema - Augusta. Rua Augusta, 1470/ 1475, Consolação, São Paulo, SP.

Data: 14 de abril de 2024
Horário: 19h30
Local: Instituto Moreira Salles - Paulista. Av. Paulista, 2424, Bela Vista, São Paulo, SP.

Exibições online
Itaú Cultural Play
De 15 a 30 de abril

Imagem de capa: detalhes do pôster de As Placas São Invisíveis. Divulgação/ CTR ECA USP.