Café com a Diretoria reúne novas presidências de comissões da ECA

Novas presidências de cinco comissões da ECA foram eleitas neste primeiro semestre para um mandato de dois anos

Vida acadêmica

A Direção da ECA esteve reunida no dia 3 de maio com as novas presidências de cinco comissões da ECA, eleitas neste primeiro semestre para um mandato de dois anos. São elas: a Comissão de Graduação (CG), a Comissão de Pós-graduação, a Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP), a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e a Comissão de Relações Internacionais (CRInt). A presidência da Comissão de Pesquisa (CPq) não pôde comparecer ao encontro. O objetivo era estreitar relações e proporcionar um momento de troca de ideias, planos e experiências.

Pessoas reunidas em um semi-circulo, parte delas sentada em um banco de madeira e encostados em um parede vermelha, outra parte em cadeiras de escritório. São três homens e quatro mulheres
Após café de boas-vindas, Direção da ECA realizou reunião com docentes das comissões de graduação, pós-graduação, relações internacionais, inclusão e pertencimento e cultura e extensão. Imagem: Susana Narimatsu Sato/LAC ECA

A importância de bons indicadores e relatórios para as avaliações institucionais e para apresentar demandas aos órgãos centrais, as convergências possíveis no trabalho das comissões e as rotinas de sala de aula foram alguns dos temas tratados na reunião. A curricularização da extensão, que tem se intensificado na USP desde que o Conselho Nacional de Educação determinou que as atividades de extensão sejam obrigatórias no currículo dos cursos de graduação, também foi outro tema em discussão.

Para a professora Brasilina Passarelli, a ECA tem grande destaque na cultura e extensão da USP, porém, “os dados hoje disponíveis não refletem tudo o que a gente faz no dia a dia”. A diretora da ECA avalia a curricularização da extensão como uma oportunidade para a Escola: “é algo que está sendo exigido pela Universidade. Podemos, sob essa nova demanda, trabalhar as nossas convergências e qualificar o registro das atividades que realizamos na ECA”.

Foto de perfil do rosto de uma mulher loira, de cabelos curtos, vestindo uma blusa branca. Ao fundo, outra mulher, de cabelos curtos, encaracolados e grisalhos
à esq. Brasilina Passarelli, diretora da ECA; à direita, Valéria Castro, vice-presidente da Comissão de Graduação. Imagem: Susana Narimatsu Sato/LAC ECA

Participaram do encontro: a diretora da ECA, Brasilina Passarelli, o vice-diretor, Eduardo Monteiro, os professores Claudemir Edson Viana e Valéria de Siqueira Castro Lopes, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão de Graduação, a professora Maria Clotilde Perez Rodrigues, vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação, os professores Mônica de Fátima Rodrigues Nunes Vieira e Marciel Aparecido Consani, que são, respectivamente, presidente e vice-presidente da CCEx, a professora Giovana Deliberali Maimone, vice-presidente da CRInt, e a professora Daniela Oswald Ramos, presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento.

Foto: Susana Narimatsu Sato/LAC ECA