Institucional



Chapas candidatas à Reitoria da USP apresentam seus programas de gestão na ECA

As duas chapas que concorrem na eleição para a Reitoria e Vice-reitoria da USP apresentaram suas propostas em reunião da Congregação da ECA

Vida acadêmica

No dia 27 de outubro, as chapas candidatas à eleição para a Reitoria da USP puderam apresentar seus programas de gestão em reunião ordinária da Congregação da ECA. A apresentação também foi transmitida ao vivo pelo Canal da ECA no Youtube, pelo qual a comunidade ecana pode fazer suas perguntas às candidaturas.

Duas chapas concorrem à eleição para Reitoria da USP (listadas por ordem de inscrição):

  • Chapa USP Viva, formada por Carlos Gilberto Carlotti Junior (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), candidato a reitor, e Maria Arminda do Nascimento Arruda (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), candidata a vice-reitora;
  • Chapa Somos todos USP, formada por Antonio Carlos Hernandes (Instituto de Física de São Carlos), candidato a reitor e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (Faculdade de Odontologia de Bauru), candidata a vice-reitora.

 

Organização da apresentação

A apresentação das chapas foi organizada pela Assistência Acadêmica da ECA, responsável pelas reuniões da Congregação, e pela Assistência de Comunicação e Relações Institucionais. O formato escolhido foi baseado em consultas prévias a apresentações anteriores das chapas nesta eleição, ocorridas em outras unidades de ensino da USP, e em experiências anteriores na própria ECA:

  • Cada chapa teve 20 minutos para uma apresentação inicial ao colegiado, seguida de mais 25 minutos para respostas às perguntas da Congregação e da comunidade ecana; 
  • Já na expectativa de uma grande quantidade de questões, optou-se pelo encaminhamento das perguntas pelo chat. Desse modo, foi possível atender um número muito maior de perguntas, inclusive da comunidade ecana que assistia à transmissão no Youtube. Além disso, com o chat, todas as perguntas ficaram registradas e, a critério de cada chapa, poderão ser respondidas com maior detalhamento após a apresentação;
  • Para auxiliar com as perguntas às chapas, foi convidado o professor Wagner Souza e Silva, presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx). Além de membro nato da Congregação e docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), o professor Wagner já havia tido experiência semelhante na última eleição da Diretoria da ECA, quando fez a mediação da apresentação da chapa candidata.

As duas chapas e seus representantes foram avisados na segunda-feira, dia 25, por e-mail sobre o formato da apresentação.

 

Chapas apresentam suas propostas para a USP

As duas chapas falaram sobre as principais diretrizes de seus programas de gestão e responderam a perguntas sobre aspectos importantes para o futuro da Universidade: contratação de docentes, permanência estudantil e inclusão social, progressão e carreira de servidores, o retorno presencial após o contexto de pandemia e a relação da USP com a Assembleia Legislativa, além de temas de particular interesse da ECA, como as grades em torno do Prédio da Reitoria, reformas de infraestrutura e a participação da Escola para a valorização da cultura e extensão na USP. 

As apresentações podem ser assistidas pelo Canal da ECA no Youtube, que já conta com mais de 350 visualizações:

 

Próximas etapas da eleição

A apresentação das chapas nas unidades de ensino é somente uma das etapas do processo eleitoral. No dia 9 de novembro, acontece um debate virtual entre as chapas, organizado pela Comissão Eleitoral, para o qual há um formulário disponível para perguntas às candidaturas. No dia 18 de novembro, será promovida a consulta à comunidade da USP, de forma eletrônica, das 9h às 18h. 

A eleição será realizada em turno único, no dia 25 de novembro, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos. A nova gestão da Universidade terá início no dia 25 de janeiro de 2022, com mandato de quatro anos.