Comissão interna irá estudar a distribuição de claros docentes na ECA

Nove claros estão com concurso em andamento na ECA; outros 18 claros foram antecipados pela Reitoria

Vida acadêmica

Foi divulgada no dia 21 de agosto portaria que cria uma comissão interna para tratar da distribuição de claros docentes entre os Departamentos da ECA. A comissão criada pela Diretoria irá se dedicar à distribuição de 18 claros antecipados pela Comissão de Claros Docentes (CCD), conforme comunicado oficial de 31 de agosto. Com a autorização da CCD e a distribuição das vagas, será possível realizar os concursos públicos para a contratação de novos professores.

Foto de um professor e estudantes durante aula. À direita, sentado em uma mesa, o professor, um homem branco de cabelos grisalhos, óculos, calça jeans e camisa cinza, fala e gesticula com um laptop à sua frente. Sentados em cadeiras a seu lado, um grupo de jovens o escuta e observa. Alguns sorriem. Ao fundo, diversos computadores e paredes com murais cobertos por cartazes coloridos, aparentemente produções gráficas estudantis.
Aula do professor Sérgio Bairon no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). Foto: Mariana Chama.

Conforme o Ofício GR/CIRC/109, de 27 de abril de 2022, foram destinados 27 claros à ECA, sendo 24 claros em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) e 3 claros em Regime de Turno Completo (RTC). Das 27 vagas, nove já haviam sido autorizadas pela Reitoria (8 em RDIDP e 1 em RTC) e estão com concurso em andamento na ECA. O andamento de cada concurso pode ser acompanhado diretamente na página da Seção de Concursos. Os 18 claros restantes serão alvo dos trabalhos da comissão interna.

A ECA possui oito departamentos: Artes Cênicas (CAC), Artes Plásticas (CAP), Comunicações e Artes (CCA), Cinema, Rádio e Televisão (CTR), Jornalismo e Editoração (CJE), Informação e Cultura (CBD), Música (CMU) e Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). Conforme a Portaria ECA nº 031/2023, integram a comissão as chefias de cada Departamento e três representantes discentes (na Congregação, no Conselho Técnico Administrativo e na Comissão de Graduação). A comissão é presidida pelo professor Claudemir Viana, presidente da CG, e tem 30 dias para apresentar uma proposta de distribuição dos claros docentes, a ser submetida aos colegiados da ECA (CTA e Congregação) para aprovação.

Uma vez aprovada a proposta, cabe aos Departamentos apresentarem um plano individualizado de ensino, pesquisa e extensão para cada vaga de docente. A abertura de concurso público é feita à medida que os planos de trabalho forem sendo aprovados pela CCD.

Atualizado em 31 de agosto de 2023

Imagem de capa: Mariana Chama