Comissões da ECA sob nova direção

Comissões de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão têm novas presidências para mandato de dois anos; conheça as chapas eleitas

Vida acadêmica

Quatro comissões da ECA – responsáveis pela gestão de assuntos acadêmicos ligados à graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão – estão sob nova presidência. A eleição aconteceu em reunião da Congregação da ECA realizada no dia 22 de março. No mesmo dia, o colegiado também votou pela permanência dos dois representantes da unidade no Conselho Universitário da USP: Eduardo Monteiro, professor do Departamento de Música (CMU) e vice-diretor da ECA, e Claudia Lago, docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e chefe do Departamento.

Conheça as chapas eleitas para exercer a presidência das comissões da ECA nos próximos dois anos:

Comissão de Graduação

A Comissão de Graduação (CG) é responsável por traçar diretrizes e coordenar a análise do funcionamento das 11 carreiras e 18 cursos de graduação da ECA, entre bacharelados, licenciaturas e habilitações. O professor Claudemir Viana, docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e coordenador da Licenciatura em Educomunicação, é o novo presidente da CG. A professora Valéria de Siqueira Castro Lopes, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e coordenadora do curso de Relações Públicas, será a vice-presidente.

Além do presidente e da vice, a comissão é formada por representantes das comissões coordenadoras de cursos e por representante do corpo estudantil.

Montagem de recortes de quatros fotos: no primeiro quadro, uma jovem está sentada em um auditório com outros estudantes, ela segura uma caneta e está com a cabeça baixa, observando um caderno; no quadro ao lado, um homem está de pé, à frente de uma estante de livros. Ele segura um lápis e um livro aberto; no outro quadro uma mulher observa a tela de um notebook, onde se vê desenhos técnicos. Por fim, no quadro à direita, uma jovem atriz está sentada em um chão de madeira. Ela é lê uma folha de papel.
Comissões de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão têm o desafio de lidar com as diversidades da ECA. Fotos: Mariana Chama

Comissão de Pós-graduação

A Comissão de Pós-graduação (CPG) é responsável pela gestão dos seis programas de pós-graduação da ECA, o que significa traçar diretrizes, zelar pela sua execução e coordenar suas atividades didático-científicas. O professor Mario Rodrigues Videira Junior, do Departamento de Música (CMU) e do Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS), que já era o presidente da comissão, foi eleito para mais um mandato. A vice-presidente será a professora Maria Clotilde Perez Rodrigues, docente do CRP e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM).

A CPG também é composta pelas demais coordenações dos Programas de Pós-graduação da ECA e pela representação discente.

Comissão de Pesquisa

Criada em 1989, a Comissão de Pesquisa (CPq) visa fomentar o desenvolvimento da pesquisa na ECA em suas diversas frentes: teórica, científica, artística, experimental e de linguagem. Orienta e auxilia os quase 60 grupos de pesquisa que existem hoje na Escola, além de fazer a gestão, na unidade, dos programas de iniciação científica, pós-doutoramento e pesquisador colaborador. O novo presidente da CPq é o professor Paulo Henrique Assis Feitosa, do CRP, e um dos líderes do grupo de pesquisa Gestão, Estratégia e Inovação em Atividades Criativas. O vice-presidente é Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles, docente do CMU e coordenador do grupo de pesquisa Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos (PAMVILLA).

A CPq também possui representantes de cada um dos oito Departamento de Ensino da ECA e representante do corpo discente.

Comissão de Cultura e Extensão

A Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) desenvolve políticas de fomento às atividades da ECA nesta área, que podem assumir formas bastante variadas: cursos, exposições, mostras, seminários, workshops, simpósios, palestras, masterclasses, oficinas, apresentações musicais, teatrais, exposições fotográficas e eventos culturais e artísticos são exemplos. Pelos próximos dois anos, a CCEx será presidida pela professora Mônica de Fátima Rodrigues Nunes Vieira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e terá a vice-presidência do professor Marciel Aparecido Consani, do CCA. A professora Mônica é coordenadora do projeto de extensão Foca nas Mídias, voltado para a alfabetização jornalística. Já o professor Marciel integra o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e coordena hoje o podcast Corredores do Fundão, projeto de extensão universitária desenvolvido junto com estudantes de graduação que aborda temas relacionados a diferentes modalidades de corrida.

A comissão é formada também por representantes de cada Departamento de Ensino da ECA, pela Escola de Arte Dramática (EAD), como convidada, e por representante discente.

Vem aí a Comissão de Inclusão e Pertencimento

Em 2023, também está prevista a instalação de uma nova comissão na ECA, a Comissão de Inclusão e Pertencimento. Seguindo as diretrizes da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP, a comissão deverá fomentar, apoiar iniciativas, bem como atender a comunidade acadêmica em assuntos relacionados à inclusão e pertencimento na ECA. A professora Daniela Osvald Ramos, do CCA, é a atual representante da ECA na PRIP.

Outras comissões da ECA são a Comissão de Relações Internacionais (CRInt), a Comissão de Biblioteca, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a Comissão do Programa Permanente de Qualidade e Produtividade (ProQual).

Imagem de capa: Montagem com fotos de Mariana Chama.