Concurso celebra os 100 anos de Ulysses, de James Joyce

Voltada para estudantes da USP, competição para criação de mural sobre o livro encerra suas inscrições no dia 30 de abril

Vida acadêmica

Cartaz de divulgação do concurso "Ulysses100 Pelos Olhos Brasileiros", no qual, sobre um fundo turquesa, são listadas informações da competição em um texto branco. Os dados colocados estão contidos na matéria. Ao lado do texto do cartaz, há três pequenas ilustrações: a primeira, um retrato ilustrado de James Joyce; a segunda, o logo do concurso em texto estilizado contendo os caracteres de "Ulysses 100"; por fim, a ilustração de rajadas de vento, em referência ao capítulo escolhido, "Éolo" (deus dos ventos na mitologia grega).

Para comemorar o centenário de um dos maiores clássicos da literatura do século XX, a ECA, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH),  a Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats e a Embaixada da Irlanda no Brasil, com o apoio da Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional (AUCANI), promovem um concurso artístico para estudantes da USP. A competição consiste na criação de um mural que represente a obra Ulysses, de James Joyce. As inscrições ocorrem até o dia 30 de abril e podem ser feitas por estudantes de graduação e pós-graduação.

A ideia da Embaixada é explorar como a juventude brasileira interpreta a obra. Assim, foram escolhidas 18 universidades para a produção de 18 murais, cada um a respeito de um dos capítulos do livro. Para a USP, o capítulo designado foi o sétimo, “Éolo”. E é possível realizar a inscrição em dois editais distintos: um para o desenvolvimento de um mural físico e outro para a composição de um mural digital. Ambos terão a produção custeada pelos organizadores do projeto, além de um prêmio em dinheiro.

Nesta quarta, 20 de abril, a partir das 17h30,  o professor Almir Almas, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), realizará uma palestra on-line sobre o processo de criação do mural digital. A transmissão será feita ao vivo pelo canal do Youtube da Cátedra e quem desejar entrar na sala do Zoom para conversar diretamente com o professor deve se inscrever pelo e-mail catedrawbyeats@gmail.com. Não deixe de conferir também a palestra sobre o mural físico, realizada pelo professor Luiz Claudio Mubarac, do Departamento de Artes Plásticas (CAP) no dia 13 de abril.

Banner de divulgação da palestra do professor Almir Almas, informando o horário e a data do evento. Além dessas informações, destaca-se o nome da cátedra e da palestra ("Ulysses@100: o mural eletrônico"). O texto é em letras brancas sobre um fundo preto. Ao lado do texto, na porção esquerda da imagem, há uma ilustração de James Joyce em tons vermelhos e pretos sobre um fundo bege claro.

As regras do concurso podem ser consultadas no site da Cátedra, que também apresenta recursos adicionais sobre o livro, incluindo palestras. Você ainda pode conferir a matéria do Jornal da USP sobre o concurso.

Caso precise de mais informações, é possível entrar em contato com o professor Almir (alalmas@usp.br). As inscrições devem ser feitas por e-mail (catedrawbyeats@gmail.com).

Imagem de chamada: capa da primeira edição de "Ulysses". Fonte: Canal Peter Harrington Books no Youtube.