Cursinho popular da ECA abre processo seletivo

As candidaturas para estudantes atingiram o limite no primeiro dia de inscrições; professores e plantonistas podem se inscrever até 7 de julho

Comunidade

De 1º a 7 de julho estarão abertas as inscrições para o ECursinho, o recém-criado cursinho pré-vestibular da ECA. São disponibilizadas 30 vagas para a primeira turma do curso, direcionadas a pessoas que sejam de baixa renda, pretas, pardas, indígenas ou transgêneras.

Além da turma de estudantes, o cursinho abriu processo seletivo para docentes e plantonistas. As inscrições acontecem exclusivamente através de um formulário online, disponível nas redes sociais do ECursinho.

Entre os pré-requisitos para se candidatar a uma vaga para lecionar ou dar plantões, é preciso ser maior de 18 anos, ter disponibilidade para se deslocar à ECA em caso de retorno das atividades presenciais na Universidade e ser estudante ou possuir título do Ensino Superior em nível de graduação (licenciatura ou bacharelado).

O trabalho desenvolvido no ECursinho é totalmente voluntário.

No primeiro dia de inscrições foram recebidas 100 candidaturas para a turma de estudantes, limite estabelecido pela organização do cursinho, e as inscrições para esse processo já foram encerradas. Os resultados serão divulgados no dia 30 de julho.

Imagem de divulgação do ECursinho. A ilustração é predominantemente roxa. Ao fundo, há um céu roxo e estrelado. Em primeiro plano, em um trapézio roxo de tom mais escuro, está escrito em letras brancas "Ecursinho" e "cursinho popular eca usp". Há também, como detalhe, apenas o contorno de outro trapézio, em branco.

As 30 vagas para estudantes serão distribuídas da seguinte maneira:

• 15 vagas serão destinadas a pessoas pretas, pardas ou indígenas que também sejam de baixa renda;
  • 10 vagas para pessoas exclusivamente de baixa renda;
  • 5 vagas apenas para pessoas pretas, pardas ou indígenas.

Pessoas trans possuem reserva garantida, mesmo que ultrapassem as 30 vagas.

As aulas online serão ministradas de segunda a sexta através do Google Meet, das 19h às 22h, e terão início no dia 9 de agosto. Já os plantões terão início em 11 de agosto e serão realizados de segunda a sexta-feira, das 18h00 às 18h50.

O ECursinho é uma iniciativa de estudantes de graduação da ECA, com foco no vestibular da Fuvest e no Enem. O objetivo é garantir às minorias o acesso à Universidade, “promovendo um diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa.”

Os editais para o processo seletivo e o formulário de inscrição estão disponíveis nas redes sociais do ECursinho. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para cursinhopopularecausp@gmail.com ou acesse as páginas do ECursinho no Facebook e Instagram.

Imagem de Capa: Divulgação/ECursinho