Docentes têm participação renovada no Programa de Professor Sênior da USP

Elza Ajzenberg e Waldenyr Caldas irão continuar a desenvolver atividades de difusão artística, científica e cultural na Escola

Vida acadêmica

A Congregação da ECA aprovou, em reunião realizada no dia 7 de novembro, a renovação da participação de dois docentes no Programa de Professor Sênior da USP. Elza Maria Ajzenberg e Waldenyr Caldas, ambos do Departamento de Comunicações e Artes (CCA),  apresentaram ao colegiado relatório de atividades desenvolvidas nos últimos dois anos e plano de trabalho para o biênio 2022-2024.

Elza Maria Ajzenberg, do Departamento de Comunicações e Artes

Foto do rosto de uma mulher de pele clara, cabelos castanhos longos abaixo do pescoço  e  idosa.  Ela olha para a câmera, sorri levemente e usa uma blusa branca.
Professora Elza Ajzenberg. Foto: reprodução \ Jornal da USP

A professora Elza Maria Ajzenberg é Titular da ECA, docente de Estética e História da Arte e formada em Filosofia e Belas-Artes Pintura. Foi, também, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte de 2000 a 2009, diretora do MAC USP de 2002 a 2006 e coordenadora do curso Arte e Sociedade na América Latina da Cátedra da UNESCO do Memorial da América Latina de 2008 a 2014. Atualmente, Elza integra o Conselho do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e coordena o Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da ECA-USP desde 1990.

O plano de atividades da professora Elza Ajzenberg  para o período de 2022 a 2024 abrange atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao CCA, em que ela irá desenvolver funções relacionadas a projetos de pesquisa, difusão científica, artística e cultural, como organização de projetos para entidades  de fomento à pesquisa, realização  de eventos científicos, artísticos e culturais, publicação  de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e participação em jornais e revistas nacionais e internacionais.

Quanto às atividades de ensino, a professora irá participar do  oferecimento de disciplinas regulares no Programa de Pós-Graduação em Artes-Visuais (PPGAV) e no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA), além de orientação de estudantes nos níveis de mestrado e doutorado.

Waldenyr Caldas, do Departamento de Comunicações e Artes

Foto de um homem de pele levemente bronzeada  e idoso, sorrindo, com cabelos curtos ondulados e grisalhos. Ele usa  uma camisa rosa.
Professor Waldenyr Caldas. Foto: reprodução \ Jornal da USP

O professor Waldenyr tem ampla formação em Sociologia, com  graduação, mestrado e doutorado nessa área pela USP, onde é professor livre docente desde 1988. Entre os destaques da sua carreira internacional está a realização de seu pós-doutorado na Universidade La Sapienza di Roma e participação como professor convidado e conferencista na Universidade Joseph Fourier na França, além de integrar o conselho editorial da Revista Art Style Magazine, com sede em São Paulo e Nova York. Na USP, é professor titular desde 1996 e foi vice-diretor e diretor da ECA. Atua como representante da USP junto ao Comitê Franco-Brasileiro do Convênio Cátedras Lévi-Strauss e também é membro da Comissão de Relações Internacionais da USP.

Dentro de sua produção científica estão registrados 15 livros editados e ensaios publicados em revistas e coletâneas nacionais e internacionais.

O plano de atividades do professor  para o período de 2022 a 2024 inclui projetos de pesquisa e difusão científica, cultural e artística, que envolve a organização e participação em projetos de pesquisa, realização  e participação em eventos científicos, artísticos e culturais, publicação de livro, participação em capítulos de livros e coautorias, além de publicação de artigos  em periódicos, jornais e revistas nacionais e internacionais.

No ano de 2023, o professor pretende apresentar e ministrar a nova disciplina Comunicação e Democracia Social para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM). Entre os objetivos da disciplina está a análise de discurso sobre políticas públicas do Estado e sobre a realidade socioeconômica  que vive grande parte da população à margem do processo produtivo.
Na graduação, o professor deve  ministrar as disciplinas Filosofia da Comunicação e Realidade Sociopolítica e Econômica do Brasil.

O professor participará ainda  de orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), bancas de mestrado, doutorado e concurso público.

Imagem de capa: Mariana Chama