ECA divulga disciplinas optativas livres do 2º semestre

São 80 disciplinas de graduação – a grande maioria sem exigência de pré-requisitos – e 590 vagas para alunos de toda a USP; matrícula começa no dia 12

Vida acadêmica

No final de cada semestre, os alunos dos cursos de graduação da USP devem se matricular nas disciplinas que desejam cursar no semestre seguinte. No segundo semestre de 2021, a primeira interação de matrícula acontece entre os dias 12 e 19 de julho no Sistema JúpiterWeb – quando o aluno irá participar da seleção de disciplinas e turmas que deseja cursar – e a segunda interação será realizada no dia 26 de julho – quando a matrícula será efetivamente consolidada. É necessário inscrever-se em, ao menos, uma das interações de matrícula.

Para o segundo semestre, os Departamentos de Ensino da ECA irão oferecer 80 disciplinas optativas livres, abertas a todas as unidades de ensino da USP, num total de 590 vagas. Estudantes da Faculdade de Educação (FE), Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA), Instituto de Matemática e Estatística (IME), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) têm vagas exclusivas em algumas destas disciplinas. Já os alunos da ECA têm vagas exclusivas em 49 disciplinas livres, num total de 405 vagas somente para ecanos e ecanas.

As disciplinas livres da ECA abordam temas variados ligados às áreas de Comunicação, Cultura, Ciências da Informação e Mídia. São exemplos as disciplinas Aspectos da Música Popular Brasileira, Práticas performativas, Marketing (geral ou aplicada às áreas da Publicidade e do Turismo), Produção de Games, Mídia, Arte e Educação, Jornalismo Científico, Produção Audiovisual (com diferentes enfoques), Projetos em Fotografia Documental e muitas outras.

Confira a relação completa de disciplinas, turmas, horários e vagas em disciplinas optativas livres da ECA no segundo semestre de 2021. As aulas terão início no dia 9 de agosto em formato remoto.

página do sistema jupiter web
A matrícula em disciplinas livres da ECA é feita no Sistema JúpiterWeb.

Como fazer a sua matrícula

A matrícula nas disciplinas livres da ECA é interativa e deve ser efetuada pelo sistema Júpiter Web. É possível buscar as disciplinas oferecidas por Unidade, pela sigla ou parte do nome. Orientações sobre a matrícula estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Graduação.