Institucional



ECA em Números traz panorama das atividades desenvolvidas em 2020

Dados consolidados mostram a continuidade e a ampliação das atividades da ECA em diversos campos mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia

 

Vida acadêmica

Assim como em toda a USP, as atividades da ECA durante o ano de 2020 foram impactadas pela pandemia de covid-19, que acarretou mudanças no cotidiano acadêmico, sendo a necessidade de ensino remoto a principal delas. Até agora, julho de 2021, as aulas, atividades de pesquisa e extensão e atividades administrativas continuam sendo desenvolvidas à distância. 

Mesmo nesse contexto adverso, a Escola conseguiu manter e, em alguns casos, ampliar suas atividades e sua produção intelectual e artística, como mostram os dados consolidados do ECA em Números 2020.

Um exemplo é o aumento de 22% no número de e-books lançados em relação a 2019. Foram 150 e-books lançados, além de 38 periódicos impressos, 93 periódicos impressos e online e 583 produções intelectuais cadastradas no Dedalus.  

Na pesquisa, um dos destaques do ano passado foi a realização da etapa na ECA do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). No evento foram apresentados 37 trabalhos em 12 sessões on-line, transmitidas pelo Canal da ECA no Youtube. Além disso, 47 pós-doutorados encontram-se em desenvolvimento. 

No âmbito da Cultura e Extensão a produção artística foi expressiva, com diversas apresentações musicais, exposições, performances cênicas e produções audiovisuais realizadas de forma remota por docentes e discentes da ECA.

 

Print mostra mosaico de estudantes em vídeo sobre as atividades do Departamento de Música
Estudantes aparecem em vídeo sobre as atividades desenvolvidas no Departamento de Música (CMU) no primeiro semestre de 2020. Imagem: Canal da ECA no Youtube. 

Números da Permanência Estudantil

Outro ponto que merece destaque são as diferentes medidas tomadas pela ECA para dar assistência aos seus estudantes, reforçando a divulgação de bolsas oferecidas pela Universidade e por agências de fomento na forma de palestras, manuais e conversas com funcionários, professores e estudantes. As Comissões Coordenadoras de Curso (CoCs) também responderam às demandas de discentes com a compra suplementar de kits de internet e a aquisição de licenças do pacote Adobe e do programa Zoom. Na Graduação, 209 estudantes foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica, Intercâmbio ou dos Programas de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) ou Unificado de Bolsas (PUB). Já na Pós-graduação, foram 168 bolsas concedidas. 

Avanços na comunicação digital 

Com o projeto #ECAemCasa, a produção da Escola durante a pandemia foi identificada, mapeada e divulgada à comunidade por meio de diversas reportagens especiais e publicações. 

Outro reforço na divulgação das atividades da ECA em 2020 foi a criação do canal da Escola no Youtube, que viabilizou a transmissão ao vivo de eventos e defesas de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso. Só no ano passado, a ECA organizou 96 eventos. 

Confira todos os dados completos na página do ECA em Números 2020