Institucional



ECA recebe membros da Câmara de Avaliação Institucional da USP

Em reunião com a diretoria da ECA, chefias de departamento e presidências de comissões, avaliadores fizeram um balanço do quinto ciclo de avaliação na Escola

Vida acadêmica

Nas duas últimas décadas, a USP tem procurado aprimorar a avaliação de suas atividades como um todo: tanto aquelas ligadas ao ensino, pesquisa, cultura e extensão, como também a sua gestão administrativa e financeira, o que inclui a definição de parâmetros de sustentabilidade, políticas de internacionalização, ações de permanência e outras. 

Homem branco, de cabelos castanhos e curtos, vestindo uma camisa branca e uma jaqueta amarela, está sentado e falando ao microfone. Ao fundo, a projeção de slide com letras na cor preta sob um fundo branco.
Ricardo Ricci Uvinha, diretor da EACH, que emitiu o parecer sobre o relatório da ECA. Foto: Verônica Cristo/ LAC

Com este propósito, a Universidade criou os ciclos de avaliação institucional: períodos determinados nos quais a USP, as unidades de ensino (caso da ECA) e seus departamentos definem planos, metas e indicadores para, ao final, avaliar os resultados alcançados. O início de um ciclo é marcado pela elaboração do Projeto Acadêmico, documento que traça as diretrizes, metas e indicadores para aquele período, e o término do ciclo se dá com o relatório de avaliação. 

Na tarde do dia 5 de julho, a ECA encerrou seu quinto ciclo de avaliação institucional, que compreendeu o período de 2018 a 2022, com um encontro que reuniu membros da Câmara de Avaliação Institucional (CAI) da USP, a direção da ECA, chefias de departamento e presidências de comissões da Escola. 

 

Ações da ECA na pandemia são exemplo para a Universidade

Ricardo Ricci Uvinha, diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Rogério de Almeida, docente da Faculdade de Educação (FE) e Cícero Romão Resende de Araújo, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) falaram sobre o relatório de avaliação da ECA para o quinto ciclo avaliativo e apresentaram o cronograma de trabalho para o próximo ciclo. 

“Tem sido um enorme aprendizado, como membro da CAI, entender o processo de elaboração dos Projetos Acadêmicos e dos relatórios de avaliação, ou seja, entender a Universidade de São Paulo e a complexidade da Universidade nas unidades, nos institutos especializados e nos museus”, contou o diretor da EACH aos docentes da ECA.

Foto de um homem e uma mulher, sentados lado a lado. à esquerda, um homem branco, com cabelos castanhos, usando oculos, uma paleto preto e uma camisa vermelha. À direita, uma mulher branca de cabelos curtos e avermelhados, vestindo uma blusa preta e um casaco na cor cinza. Ela gesticula enquanto fala. Ao fundo, uma persiana branca.
À esquerda, o presidente da Comissão de Graduação, Claudemir Viana, e à direita, a diretora da ECA, professora Brasilina Passarelli. Foto: Verônica Cristo/ LAC

Para a avaliação do quinto ciclo, a Câmara levou em consideração dois fatores externos de grande impacto sobre a Universidade: a crise financeira e a pandemia de covid-19. Sobre a atuação da ECA na pandemia, o saldo é positivo, acreditam os avaliadores. “O que foi adotado aqui nesta unidade para superação da pandemia é um belíssimo exemplo para a nossa Universidade, no sentido de como a pandemia trouxe muitas intempéries, mas também trouxe, ainda que forçosamente, inúmeros avanços”, disse Ricardo Uvinha, que emitiu o parecer do relatório da ECA. 

Entre as medidas tomadas pela ECA durante a pandemia estão a compra de kits de internet, a locação de equipamentos para discentes, a adaptação de grande parte das aulas para o formato remoto e a realização de projetos de pesquisa e cultura e extensão que tinham a pandemia como principal objeto. Para saber mais sobre a produção científica e artística durante a pandemia, acesse a página do projeto #ECAemCasa, desenvolvido pelo LAC – Laboratório Agência de Comunicação.

Por outro lado, a necessidade de expansão do espaço físico e de modernização de laboratórios didáticos, bem como a falta de professores e servidores técnicos e administrativos constaram do relatório final da ECA como os principais desafios do ciclo. Segundo o diretor da EACH, as mesmas dificuldades foram relatadas por outras unidades da USP. “Do início ao final do ciclo, houve uma perda considerável de professores e servidores que comprometeram a execução dos Projetos Acadêmicos”. 

Durante a pandemia, os concursos públicos foram suspensos por lei federal. Por isso, somente no ano passado pôde ser concluída a contratação de oito novo professores para a ECA. Em 2023, a expectativa é pela contratação de mais nove professores: há cinco concursos com inscrições abertas e outros três deverão ser realizados no segundo semestre. A ECA também recebeu da Reitoria seis vagas para a contratação de servidores técnicos e administrativos, para as quais aguarda a realização de concurso público.

Para saber mais sobre o quinto ciclo avaliativo na ECA, clique e acesse o Projeto Acadêmico da ECA (2018-2022) e o Resumo Executivo do Relatório de Avaliação Institucional (2018-2022).

 

Novo ciclo avaliativo

“Quando a gente fala de um sexto ciclo de avaliação, não significa começar do zero”, acredita Ricardo Uvinha. Para o diretor da EACH, o primeiro passo é fazer o exercício de analisar os desafios de gestão apontados no relatório do quinto ciclo para a elaboração do projeto acadêmico do novo ciclo. “É importante revistar o projeto e entender o que foi atingido e o que não foi atingido”.

Foto de dois homens sentados em uma mesa. à esquerda, um homem de cabelos levemente grisalhos, usando oculos com haste escura, um terno preto e uma camisa branca, está com o queixo apoiado em uma das mãos. à Direita, um homem calvo, de barba rala, usando oculos, um paleto preto e uma camisa escura fala ao microfone e gesticula com as mãos. Ao fundo, uma parede branca e as bandeiras do estado de são paulo, do brasil e da USP.
Ciclo avaliativo é "oportunidade de criar uma cultura de avaliação” na Universidade, disse Rogério de Almeida (à dir.), da FE. À esquerda, o professor Cícero Romão, da FFLCH. Foto: Verônica Cristo/ LAC

Os membros da CAI frisaram que o ciclo avaliativo deve ser encarado como um processo formativo, visando qualificar as ações das unidades e departamentos, e também processual. “A ideia é que o planejamento das Unidades seja continuado. Quando termina um ciclo, outro já começa”, explicou o professor Cícero Romão.

O sexto ciclo avaliativo da USP se iniciará no segundo semestre, com a definição de diretrizes gerais pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade e a elaboração de um novo projeto acadêmico pelas unidades e departamentos. 

 

 


Imagem de capa: Verônica Cristo/ LAC