ECA se prepara para o retorno presencial com reformas de suas instalações

Salas de aulas, laboratórios e biblioteca passam por reforma e adequações para a retomada das aulas presenciais em 2022

Vida acadêmica

Nos últimos anos, a Diretoria da ECA tem conseguido colocar em prática um antigo desejo da sua comunidade acadêmica: a ampliação e requalificação dos espaços físicos da unidade. O plano de ações para reformas estruturais compreende projetos diversos como reformas estruturais, adequações, reparos e até a construção de novas edificações – esta última, sob a responsabilidade da Superintendência do Espaço Físico (SEF).

Durante o período de suspensão das atividades presenciais na USP, os projetos em andamento avançaram e algumas reformas estruturais já estão em fase final; outras deverão ser concluídas até o início do primeiro semestre de 2022.

Confira os principais projetos em andamento:

Reformas estruturais

Localizado no segundo andar do Prédio Central, o Departamento de Informação e Cultura (CBD) iniciou em agosto de 2021 uma grande renovação de todo o seu espaço. Estudantes de Biblioteconomia, docentes e servidores retornarão em 2022 a um Departamento totalmente renovado: nova secretaria e sala de estudos, salas de trabalho individuais para professores, sala para professores seniores, duas novas salas multiuso e um novo laboratório: o Information, Communication and Innovation LAB. As obras seguem até o final deste ano.

Reforma no CBD: novas salas de aula e laboratórios

Após a renovação de toda a rede elétrica do edifício no ano passado, o Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) passa agora por uma ampla reforma dos estúdios e salas do Laboratório de Rádio e do Laboratório de Televisão, onde são ministradas as disciplinas e projetos didáticos de radiojornalismo e telejornalismo. Os laboratórios passam por uma reforma completa, que inclui a troca da rede elétrica, novo isolamento acústico e novo mobiliário. O LABRI – laboratório onde é editado o Jornal do Campus – também ganhará novos móveis e um espaço anexo (o LABRI II), oferecendo uma melhor infraestrutura e maior capacidade de atendimento dos projetos editoriais do curso de Jornalismo.

As salas de Editoração também passarão por mudanças: a sala de aula do curso e a sala de trabalho da editora-laboratório Com-Arte ganharão novo mobiliário, que permitirão acomodar toda a turma do curso com muito mais conforto. A sala de aula ganhará bancadas, que irão facilitar o manuseio de livros de diferentes formatos. A Com-Arte terá mais estações de trabalho para o desenvolvimento dos projetos editoriais do curso.

Renovação completa dos laboratórios de rádio e TV
Adequações para o retorno presencial

Uma das principais preocupações da Diretoria da ECA para o retorno presencial de estudantes e docentes é a adequação de salas de aula. Para isso, duas salas de aula do EdA – Espaço das Artes foram reformadas e estão à disposição dos docentes da ECA. Já as salas de aula do segundo andar do Prédio Central – de uso compartilhado por Departamentos de Ensino e programas de pós-graduação – foram totalmente reformadas pela Diretoria da ECA, sendo que duas delas (Salas 204 e 206) passaram a ser administradas pelo Departamento de Comunicações e Artes (CCA). O Departamento é responsável pelo curso de Educomunicação, além de ministrar disciplinas para os cursos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Turismo, Biblioteconomia e Editoração

No caso da Biblioteca da ECA, foram muitas as mudanças para qualificação do espaço: troca da porta de entrada, novas salas de estudo, novos armários, novas cabines de estudo individuais. Mais recentemente, foi finalizada a reforma do piso de entrada. A equipe da Biblioteca da ECA se prepara agora para o retorno do atendimento presencial ao público, seguindo as normas e protocolos de segurança contra a Covid-19.

Já no Departamento de Música (CMU), uma antiga demanda será atendida: diminuir a propagação do som das salas de aulas e de estudos, propiciando melhores condições de trabalho a docentes, discentes e corpo técnico-administrativo. No ano passado, foi instalado novo piso, forro e luminárias. Já este ano, o Departamento segue em reforma, com a troca de portas e janelas das salas por modelos com melhor isolamento acústico. O projeto contou com e recursos do Departamento e da Diretoria da ECA, além de convênio com o Banco Santander.

Obras no Departamento de Música para melhor isolamento acústico.
Projetos junto à SEF

A Diretoria da ECA também possui projetos em andamento junto à Superintendência do Espaço Físico (SEF). São eles: a reforma do Teatro Laboratório (projeto executivo em andamento), o Projeto CriatECA (em fase final do projeto executivo), o projeto de acessibilidade dos prédios das Artes (em licitação do projeto executivo), Guesthouse e Sala da OCAM no EdA (em projeto) entre outros.

Departamentos de Artes mais conectados

Com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP, a Diretoria da ECA está finalizando a reforma da rede de telecomunicação dos Departamentos de Artes Plásticas (CAP), Música (CMU) e Artes Cênicas (CAP). Para melhorar a conexão de internet de docentes, estudantes e funcionários dos prédios das artes foi necessária a instalação de uma nova infraestrutura de passagem e redistribuição, troca de todo o cabeamento (das redes local e backbone); para este semestre, está prevista a configuração e instalação de novos equipamentos para ativação da nova rede.