Institucional



Gaudêncio Torquato será o próximo professor emérito da ECA

Pioneiro no estudo da comunicação empresarial, Torquato teve concessão do título aprovada pela Congregação

Vida acadêmica
Foto de um homem idoso, de cabelos lisos, curtos, pretos e ligeiramente calvo. Ele veste uma camisa rosa e tem o corpo encostado em uma prateleira de livros. Atrás dele, há uma parede branca, na qual está pendurado um quadro com um diploma.
Gaudêncio Torquato, professor titular aposentado do CJE. Foto: Reprodução/TV Cultura.

Atendendo a um pedido do Conselho do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), a Congregação da ECA aprovou, em 27 de novembro, a concessão do título de Professor Emérito a Francisco Gaudêncio Torquato do Rego. A cerimônia oficial será realizada em 2025, com data a ser definida.

Nascido no Rio Grande do Norte, Gaudêncio Torquato formou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo com apenas 21 anos, sua carreira profissional é marcada por passagens em veículos importantes como Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Diário de Pernambuco e Folha de São Paulo.

 

"Torquato é uma figura proeminente no campo da comunicação no Brasil, com uma carreira que se entrelaça com a própria história moderna do jornalismo e da comunicação organizacional no país”.


Luciano Guimarães, chefe do CJE e presidente do Conselho Departamental, em carta à Congregação da ECA

 

Em 1969, Gaudêncio ingressou na ECA para lecionar no curso de Jornalismo e realizar seus estudos de doutorado em Ciências da Comunicação. "Foi um dos primeiros a defender a comunicação empresarial como área de estudo no Brasil, apresentando a primeira tese de doutorado sobre o tema em 1972, na ECA-USP”, afirma o professor Luciano Guimarães, chefe do CJE e presidente do Conselho Departamental, em carta à Congregação. Entre suas obras mais conhecidas estão Comunicação Empresarial, Marketing Político e Governamental e Tratado de Comunicação Organizacional e Política.

Na ECA, obteve o título de livre-docente e alcançou o cargo de professor titular, posição que ocupou até a sua aposentadoria, em 1998.  A trajetória do docente na Escola é registrada nos memoriais escritos por ele próprio, disponíveis para leitura no site do projeto Memórias da ECA, lançado durante as comemorações do cinquentenário da Escola, em 2016.

 

A concessão do título de professor emérito da ECA é uma honra para mim. Agradeço profundamente a cada votante, colega, amiga, amigo, professora, professor e estudantes que estiveram presentes na reunião que aprovou este título.


Gaudêncio Torquato, professor titular aposentado do CJE


Atualmente, o professor Gaudêncio é palestrante, colunista de diversos jornais, entre eles, o Jornal da USP, e também consultor em comunicação organizacional e marketing político, sendo diretor-presidente da GT Marketing e Comunicação. Com o reconhecimento da Congregação, Torquato se torna o 22º docente da ECA a integrar o seleto grupo de professores eméritos, uma distinção concedida àqueles que marcaram de forma notável a história da Escola.

 

 


Foto de capa: reprodução/ mspontocom.