Gaudêncio Torquato será o próximo professor emérito da ECA
Pioneiro no estudo da comunicação empresarial, Torquato teve concessão do título aprovada pela Congregação
Atendendo a um pedido do Conselho do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), a Congregação da ECA aprovou, em 27 de novembro, a concessão do título de Professor Emérito a Francisco Gaudêncio Torquato do Rego. A cerimônia oficial será realizada em 2025, com data a ser definida.
Nascido no Rio Grande do Norte, Gaudêncio Torquato formou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo com apenas 21 anos, sua carreira profissional é marcada por passagens em veículos importantes como Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Diário de Pernambuco e Folha de São Paulo.
"Torquato é uma figura proeminente no campo da comunicação no Brasil, com uma carreira que se entrelaça com a própria história moderna do jornalismo e da comunicação organizacional no país”.
Luciano Guimarães, chefe do CJE e presidente do Conselho Departamental, em carta à Congregação da ECA
Em 1969, Gaudêncio ingressou na ECA para lecionar no curso de Jornalismo e realizar seus estudos de doutorado em Ciências da Comunicação. "Foi um dos primeiros a defender a comunicação empresarial como área de estudo no Brasil, apresentando a primeira tese de doutorado sobre o tema em 1972, na ECA-USP”, afirma o professor Luciano Guimarães, chefe do CJE e presidente do Conselho Departamental, em carta à Congregação. Entre suas obras mais conhecidas estão Comunicação Empresarial, Marketing Político e Governamental e Tratado de Comunicação Organizacional e Política.
Na ECA, obteve o título de livre-docente e alcançou o cargo de professor titular, posição que ocupou até a sua aposentadoria, em 1998. A trajetória do docente na Escola é registrada nos memoriais escritos por ele próprio, disponíveis para leitura no site do projeto Memórias da ECA, lançado durante as comemorações do cinquentenário da Escola, em 2016.
A concessão do título de professor emérito da ECA é uma honra para mim. Agradeço profundamente a cada votante, colega, amiga, amigo, professora, professor e estudantes que estiveram presentes na reunião que aprovou este título.
Gaudêncio Torquato, professor titular aposentado do CJE
Atualmente, o professor Gaudêncio é palestrante, colunista de diversos jornais, entre eles, o Jornal da USP, e também consultor em comunicação organizacional e marketing político, sendo diretor-presidente da GT Marketing e Comunicação. Com o reconhecimento da Congregação, Torquato se torna o 22º docente da ECA a integrar o seleto grupo de professores eméritos, uma distinção concedida àqueles que marcaram de forma notável a história da Escola.