Inscrições para editais de iniciação científica vão até sexta, dia 20

Orientadores devem cadastrar projetos até as 12h pelo sistema Atena; há reserva de bolsas para projetos de docentes que atendam requisitos específicos

Vida acadêmica

O período de inscrições para os programas de iniciação científica será encerrado na próxima sexta-feira, dia 20 de maio. Para o corpo discente, essa é uma oportunidade de entender melhor a prática da pesquisa acadêmica e de se aprofundar em conteúdos que lhes despertem interesse. As bolsas atualmente oferecidas têm duração de 12 meses.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é o responsável por financiar os três programas com inscrições abertas:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), voltada a estudantes de graduação;

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), voltada a estudantes de graduação;

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio (PIBIC-EM),  voltada a estudantes do ensino médio.

Na USP, os programas são administrados pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), com apoio das Comissões de Pesquisa (CPqs) de cada unidade. São as CPqs que fazem a seleção dos projetos inscritos.

Confira abaixo o cronograma divulgado nos editais.

Tabela com as previsões de prazos dos programas, que são: Divulgação do edital (Abril/2022); Inscrições (02/05/2022 às 8h30 até 20/05/2022 às 12h); Avaliação dos projetos (23/05/2022 até 15/06/2022 às 12h), Classificação do projetos pela CPq (20/06/2022 até 01/07/2022 às 12h); Distribuição das bolsas (Julho/2022); Divulgação dos resultados (Agosto/2022) e Implementação das Bolsas PIBITI CNPq (Setembro/2022).
Este cronograma está sujeito a alterações. Imagem: PRP/USP.

Inscrições para o PIBIC

As bolsas PIBIC são voltadas para instituições públicas, comunitárias ou privadas que desenvolvam pesquisas. Sua principal finalidade é desenvolver o pensamento científico dos graduandos do Ensino Superior.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

Acesse o Edital PIBIC 2022/2023

Para participar do programa, os interessados precisam ser selecionados e indicados por um docente orientador. Por meio do Sistema Atena, o professor ou professora deve fazer a inscrição do projeto, constituída pelos seguintes documentos:

• Histórico escolar completo e currículo Lattes do estudante;
  • Projeto resumido de pesquisa, com até 10 páginas e três palavras-chave;
  • Aprovação ou submissão do projeto ao Comitê de Ética, quando aplicável ;
  • Cópia do termo de outorga de projeto de pesquisa do orientador, financiado por agência de fomento, ou de bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq;
  • Demais especificidades podem ser contempladas em editais próprios da Unidade.

Nesta edição, até 20% das bolsas estarão reservadas para atender às solicitações de docentes contratados nos últimos dois anos, para pós-doutorandos, pesquisadores colaboradores, bolsistas Jovem Pesquisador – FAPESP e docentes que tenham retornado de licença maternidade ou licença adotante entre 2019 e 2022.

Para mais informações, acesse o Edital PIBIC 2022/2023.

Inscrições para o PIBITI

A bolsa PIBITI tem enfoque voltado à tecnologia e ao incentivo à inovação. A intenção é que a aprendizagem técnica seja desenvolvida juntamente com a criatividade para resolver problemas de pesquisa.

Acesse o Edital PIBITI 2022/2023

As inscrições podem ser feitas de duas formas:

1. Inscrições por docentes USP, pós-doutorandos e pesquisadores colaboradores, que deverão indicar um estudante de graduação, da USP ou de outras instituições, por meio do sistema Atena.
  2. Inscrições de equipes compostas por até 5 alunos de graduação da USP, que deverão indicar um orientador (docente USP, pesquisador colaborador ou pós-doutorando). Neste caso, o processo é físico, e precisa ser encaminhado pela CPq, que deverá selecionar apenas uma proposta para envio à PRP.

Para ambas as formas, as aplicações devem conter, essencialmente, os mesmos itens exigidos para a inscrição para a bolsa PIBIC. Confira todos os detalhes no Edital PIBITI 2022/2023.

Inscrições para o PIBIC-Ensino Médio

O programa tem por objetivo, segundo o próprio Edital PIBIC-EM 2022/2023, “despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Médio”. A estratégia para isso é envolver os bolsistas em atividades de pesquisa científica e tecnológica, com acompanhamento de orientadores qualificados da USP, de maneira a funcionar como uma Pré-Iniciação Científica.

Acesse o Edital PIBIC-EM 2022/2023

Um professor da escola em que o projeto será realizado deve indicar os estudantes para um docente da USP que, por sua vez, fará a inscrição no sistema Atena. As principais informações exigidas são:

• Campus, Área, Unidade, Departamento e Laboratório;
  • Nomes dos colaboradores;
  • Títulos do projeto de pesquisa do docente e do projeto de Pré-Iniciação Científica;
  • Descrição do projeto de pesquisa, destacando as atividades a serem cumpridas pelo(s) bolsista(s).

É importante destacar que, para poder ser contemplado, o bolsista deve estar matriculado regularmente na escola; possuir frequência igual ou superior a 80%; não possuir vínculo empregatício; executar atividades por, no mínimo, 8 horas semanais e apresentar um relatório com parecer do orientador a cada 6 meses.

Para muitos estudantes, esses projetos podem ser o primeiro passo rumo ao ensino superior. Arthur Augusto, atual aluno da USP, conta em matéria do Jornal da USP que a Pré-Iniciação Científica desenvolvida no Ensino Médio o estimulou a manter-se motivado e acreditar que era possível entrar em uma universidade pública.

Imagem de capa: Mariana Chama