Institucional

Intercâmbio: entenda como fazer parte de sua graduação em universidades no exterior

Conheça as oportunidades oferecidas e como conseguir uma bolsa para facilitar seus estudos internacionais

Vida acadêmica

Um dos grandes diferenciais da  USP é a quantidade de oportunidades de vivência acadêmica que a universidade proporciona, mas quais são elas de fato e como aproveitá-las? Uma dessas possibilidades é fazer um intercâmbio e cumprir parte do currículo no exterior. São disponibilizadas diversas vagas a cada semestre e você pode passar de seis meses a um ano em outro país, muitas vezes com o auxílio de uma bolsa. Como fazer isso?

A Comissão de Relações Internacionais da ECA (CRInt-ECA) oferece orientação e suporte para estudantes da ECA que desejam fazer o intercâmbio, que pode ser feito tanto com bolsa de estudos quanto sem. A seleção de intercambistas é feita por meio de editais, que podem ser realizados pela própria ECA ou pela AUCANI, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional.

Apesar de calouros não poderem se candidatar em seu primeiro ano de graduação, o intercâmbio exige pesquisa e preparação no período que antecede a inscrição nos processos seletivos. Por exemplo, uma condição dos editais é a necessidade de uma média ponderada superior a 7. Outro ponto importante é  o planejamento financeiro. Embora existam programas de bolsa para a realização do intercâmbio, a quantia é apenas uma assistência para o estudante e não corresponde à totalidade dos gastos durante a estadia no exterior.

O aluno de Publicidade e Propaganda Eduardo Uemura Bicuola, que fez intercâmbio na Université Lumière Lyon 2, na  França, destaca ainda a importância do aprendizado da língua nativa do país-sede da universidade a ser frequentada: “Aproveita esse primeiro ano [...] para estudar outras línguas, então já se preparar, e depois fica muito mais fácil para seguir qualquer tipo de intercâmbio”. Vale ressaltar que, para a inscrição nos editais, é necessário ter certificado de proficiência na língua exigida em nível intermediário.

Foto da gravação da apresentação do evento "Abertura do 3º dia da Semana de Recepção 2022 ECA-USP", na qual há um aluno homem caucasiano sorrindo, na identificação no canto inferior esquerdo está o nome "Eduardo Uemura Biscuola". No canto inferior direito, há o logo da ECA - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Eduardo Uemura Bicuola, aluno de Publicidade e Propaganda, fala sobre sua experiência de intercâmbio durante a Semana de Recepção 2022. Foto: Reprodução/ Canal da ECA no Youtube.

Uma das dicas de Thaise Desirree da Silva, responsável pela  CRInt, é:  “envolva-se. Tente se envolver com a universidade, porque isso só vai contar pontos para você, seja para conseguir bolsas, seja para você conhecer melhor a universidade e explorar as possibilidades que ela oferece”. Um dos modos de fazer isso e de quebra ter uma experiência internacional  é através do Programa USP iFriends, cujo intuito é conectar estudantes brasileiros a intercambistas que vêm para a USP.

Ana Carolina Cipriano, estudante de Jornalismo que realizou intercâmbio na Università degli Studi di Roma La Sapienza, na Itália, comenta que se equivocou quanto à ideia de que a oportunidade seria difícil de conquistar ou que os editais eram complicados.  “Eu me arrependi um pouco de não ter feito [o intercâmbio] antes. [...] Demanda tempo, demanda atenção e dedicação, mas vale muito a pena”.

Foto da gravação da apresentação do evento "Abertura do 3º dia da Semana de Recepção 2022 ECA-USP", na qual há uma aluna caucasiana sorrindo, na identificação no canto inferior esquerdo está o nome "Ana Carolina Pinheiro de Souza Cipriano". No canto inferior direito, há o logo da ECA - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Ana Carolina Cipriano, aluna de Jornalismo fala sobre sua experiência de intercâmbio durante a Semana de Recepção 2022. Foto: Reprodução/ Canal da ECA no Youtube.

Para conferir todas as informações, os critérios e as dicas do processo de intercâmbio, dê uma olhada na seção “Como se candidatar” no site da ECA e acesse os materiais de apoio disponibilizados pela CRInt, como a planilha de gastos e os relatórios de estudantes que já realizaram intercâmbio

Não deixe de conferir também a playlist oficial da CRInt no Youtube. Nela você encontrará mais detalhes a respeito da preparação para o intercâmbio, os pré-requisitos e o processo seletivo.