Pesquisadora de arte e mídias, Monica Tavares é a nova professora sênior da ECA
Elisabeth Lopes e Adilson Citelli também renovam participação no programa e seguem seus estudos sobre pesquisa teatral e educomunicação, respectivamente
A ECA tem uma nova professora sênior, a pesquisadora Monica Baptista Sampaio Tavares. A participação da docente no Programa de Professor Sênior da USP foi aprovada pela Congregação da ECA no dia 29 de setembro. Dois docentes tiveram a sua participação no programa renovada: Elisabeth Silva Lopes, do Departamento de Artes Cênicas (CAC) e Adilson Citelli, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Todos apresentaram plano de trabalho para o biênio 2021-2023.
Monica Baptista Sampaio Tavares é livre-docente pela ECA, na área Fotografia, Multimidia e Intermidia, e pós-doutora pela Pennsylvania State University (2009) e pela Cornell University (2014). É líder do grupo de pesquisa Arte, Design e Mídias digitais (GP_ADMD), que procura entender como os meios podem influenciar os modos de criação e recepção de mensagens nos contextos da arte e do design.
Nos próximos dois anos, a docente conduzirá estudo sobre as interrelações entre criação e recepção em artefatos computacionais generativos, representados por impressão 3D. Estudos mais recentes da pesquisadora pode ser lidos no artigo A representação tridimensional de objectiles enquanto “próteses transformacionais", publicado este ano na revista DATJournal, da Universidade Anhembi Morumbi.
Monica Tavares também segue docente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, pelo qual orienta estudos de mestrado e doutorado.


Desde o seu ingresso no Programa de Professor Sênior, Elisabeth Silva Lopes desenvolve dois projetos de pesquisa simultaneamente: Escrituras performativas investiga diferentes modelos de pesquisa em artes na busca por uma abordagem interdisciplinar, conduzida pela prática artística; e Jayme Compri e as entropias dos anos 80-90, em que propõe a pesquisa e a publicação da biografia do ator, diretor e dramaturgo Jayme Compri, com o propósito de “dar a dimensão merecida a esse artista de carreira curta, meteórica, mas marcante para o Teatro Brasileiro, e em especial para o Teatro Paulista”. Ambos os projetos seguem no próximo biênio. Elisabeth Lopes também irá ministrar dois cursos no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: Performance e Identidade, em 2022, e Práticas relacionais: poéticas e políticas de criação, em 2023.
