CCA | Departamento de Comunicações e Artes



Novo livro aborda relações entre Comunicação e Educação no ensino básico

Publicação, disponível para download gratuito, é resultado de pesquisa do Grupo Mediações Educomunicativas

Vida acadêmica

O grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (Mecom), liderado pelo professor Adilson Citelli, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), acaba de lançar o volume sete da série Comunicação e Educação. Organizada pelo docente, a publicação Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares apresenta os resultados do projeto de pesquisa Inter-relações Comunicação e Educação no contexto do ensino básico, que contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo desse projeto foi compreender "se e como os discursos escolares dialogam com os meios de comunicação e quais são as formas contemporâneas de organizar, produzir e distribuir o conhecimento e a informação", sobretudo nas escolas de nível fundamental e médio. Para isso, os pesquisadores analisaram como os professores e alunos se relacionam com as tecnologias de informação e comunicação (celulares, tablets, internet etc.), as semelhanças e diferenças nos discursos e práticas de docentes e discentes no que se refere a fenômenos, sistemas e processos comunicacionais e, por fim, o impacto que a aceleração social do tempo causada pelo intenso fluxo de informações tem sobre o cotidiano escolar. 

 

Cartaz de divulgação lançamento de livro do MECOM

 

A pesquisa foi realizada entre setembro e dezembro de 2018, com a aplicação de questionários presenciais. Foram entrevistados 509 docentes da educação básica e 3708 estudantes – dos quais 57% eram do ensino fundamental e 40% do médio (incluindo também um grupo de 47 alunos da Educação de Jovens e Adultos). A distribuição alcançou 23 das 26 unidades da federação e contou com mais representantes na região Sudeste (36%), seguida pelos participantes do Sul (33%), Nordeste (20%), Centro-Oeste (5%) e Norte (1%).

Uma das conclusões da pesquisa é que os estudantes demonstram interesse em aulas com “abordagens ativas ou educomunicativas” e que garantam protagonismo aos jovens nos processos de aprendizado. Segundo Adilson Citelli, os alunos “querem participação e mobilidade, querem uma comunicação mais estreita entre professores/as e alunos/as e gestores/as escolares, querem a liberdade para usar os celulares e meios para pesquisa e para estreitar a interação com o mundo lá fora.” Para o docente, a perspectiva de um ensino mais diálógico abre caminho para que a ideia de aprendizado supere a lógica da memorização.  

Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares está disponível para download gratuito na Plataforma Scielo.