Programa de Professor Sênior: docentes ecanos têm participação renovada

Gilberto Prado e Ismail Xavier continuam suas atividades de pesquisa e ensino na pós-graduação e produção de publicações

Vida acadêmica

Foi aprovada pela Congregação da ECA a renovação de dois docentes no Programa de Professor Sênior da USP. O professor Gilberto dos Santos Prado, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), e o professor Ismail Norberto Xavier, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), apresentaram ao colegiado um relatório de atividades e um novo plano de trabalho para os próximos dois anos.

Gilberto dos Santos Prado, do Departamento de Artes Plásticas

O professor Gilberto dos Santos Prado cursou Engenharia e Artes Plásticas na Unicamp e realizou doutorado em Artes na Universidade Paris 1 - Panthéon Sorbonne em 1994. Participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior ao longo de toda sua carreira. Obteve diversas premiações e publicou o livro Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário.

Foto de um homem branco, cabelos lisos, curtos, grisalhos e olhos castanhos. Ele olha para a câmera e está de camiseta preta.
Professor Gilberto Prado. Foto: reprodução/ Wikidata

Em sua trajetória como docente, já deu aulas no Instituto de Artes da Unicamp e atuou como professor convidado da Universidade Paris 8. Como complemento a sua formação acadêmica, fez pós-doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha.

Na ECA atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e é coordenador do Grupo Poéticas Digitais. Desenvolve trabalhos com arte em rede e instalações interativas e leciona também no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Para o biênio de 2023-2025, o professor Gilberto pretende atuar na gestão de projetos de extensão, com organização de eventos artísticos, científicos e culturais, como exposições, congressos, seminários, simpósios, mesas-redondas, conferências, entre outros.

Ainda, para o novo biênio, o professor Sérgio pretende dar sequência à produção de publicações, trabalhando na realização de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, jornais e revistas nacionais e internacionais.

No PPGAV oferecerá disciplinas regulares, orientação de estudantes de mestrado e doutorado, supervisão de pós-doutorado e irá participar de comissões e bancas de caráter avaliativo.

Quanto à pesquisa, dará continuidade aos projetos e demais atividades  do Grupo de Pesquisa Poéticas Digitais. Além disso, tem a intenção de realizar trabalhos artísticos e participar em mostras com o grupo Poéticas Digitais no Brasil e no exterior.

Ismail Norberto Xavier, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

O docente Ismail Norberto Xavier é teórico do campo de estudos cinematográficos, formado em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela ECA. Tem mestrado e doutorado em Letras com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada, ambos na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.  Também fez doutorado em Cinema Studies na Universidade de Nova Iorque, desenvolvendo a tese Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal, depois publicada como livro.

Foto com zoom no rosto de um homem branco, idoso, barba branca, cabelos curtos e grisalhos, algumas pintas espalhadas no rosto, olhos castanhos, óculos arredondados com armação transparente na frente e hastes pretas. Ele fala ao microfone e está com uma camisa xadrez preta, cinza e branca.
Professor Ismail Xavier. Foto: reprodução/ Jornal da USP

Na ECA, dedica-se a atividades acadêmicas nos seguintes temas: cinema, cinema brasileiro, cinema moderno e contemporâneo, teoria e história do cinema, cinema e teatro, cinema e pintura, cinema e fotografia.

A produção acadêmica do professor Ismail é marcada pela análise fílmica, estabelecendo relações entre arte e política e permitindo compreender a sociedade e a história por meio da reflexão sobre manifestações artísticas e dinâmicas culturais .

Seguindo os passos do professor, historiador e crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes, o trabalho de Ismail evidencia a importância do conhecimento produzido a partir da análise de filmes e outras obras audiovisuais.

Para o biênio de 2023 a 2025, o professor irá realizar diversas atividades ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). que envolvem o oferecimento de disciplina, orientação de estudantes em níveis de mestrado e doutorado e participação em bancas de caráter avaliativo.

O professor ainda pretende ministrar um novo curso de pós-graduação no segundo semestre de 2024, que estará ligado aos resultados de pesquisa desenvolvida com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Na pesquisa, o professor Ismail segue  participando do grupo de pesquisa História e audiovisual: circularidades e formas de comunicação, credenciado no CNPq e coordenado pelos professores Eduardo Victorio Morettin (CTR) e Marcos Napolitano (FFLCH). Pretende ainda desenvolver pesquisa no campo das relações entre estética, história e meios audiovisuais, com ênfase em estudos comparados na análise fílmica.

Imagem de capa: composição de imagem dos Professores Gilberto Prado e Ismail Xavier, da esquerda para a direita. Reprodução/ Wikipédia e Folha de São Paulo