Programa de Professor Sênior: três docentes renovam participação

Ingrid Koudela, Mônica Tavares e Elizabeth Saad darão continuidade a atividades de ensino, pesquisa e extensão no biênio 2023-2025

Vida acadêmica

A Congregação da ECA aprovou a renovação do vínculo de três professoras seniores: Ingrid Koudela, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), Mônica Tavares, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), e Elizabeth Saad, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Cada uma delas apresentou ao colegiado um relatório das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos e um plano de trabalho para o biênio 2023-2025.

Ingrid Dormien Koudela, do Departamento de Artes Cênicas (CAC)

Foto de uma mulher branca, idosa, de olhos azuis e cabelos grisalhos e curtos. Ela olha para a câmera e usa batom rosa, conjunto de brinco e colar com pedras verdes, blusa marrom e casaco azul. O fundo é desfocado e predominantemente preto.
Ingrid Koudela, professora do Departamento de Artes Cênicas (CAC). Foto: reprodução/ blog do Arcanjo.

Graduada, mestre e doutora em Artes Cênicas pela ECA, Ingrid Dormien Koudela é pioneira na área de  Pedagogia do Teatro, tendo inaugurado os estudos sobre o tema na Escola.  Ao longo dos próximos dois anos, ela  dará continuidade às atividades de docência e pesquisa no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC), com o oferecimento de uma disciplina e orientação a estudantes de mestrado e doutorado

Neste período, a professora deve finalizar o projeto Alegoria com Miúdos, que será lançado como livro e  integra sua pesquisa Teatro como Alegoria, e se dedicar a atividades de extensão, promovendo oficinas de leituras encenadas para professores, arte-educadores e coordenadores de cultura. Ingrid também seguirá apresentando suas produções em congressos e outros eventos acadêmicos e artísticos.

Mônica Baptista Sampaio Tavares, do Departamento de Artes Plásticas (CAP)

Foto de uma mulher de perfil apontando para a tela de um computador. Ela é branca, tem cabelos escuros na altura da nuca e usa óculos de armação escura, brincos de argola, camiseta preta de mangas curtas, relógio de pulso e um anel azul. A tela do computador exibe ilustrações estilizadas de um animal de quatro patas. Ao fundo, a CPU de um computador e cabos.
Mônica Tavares, do Departamento de Artes Plásticas (CAP). Foto: Mariana Chama.

Mônica Tavares é livre-docente pela ECA e líder do Grupo de Pesquisa em Artes, Design e Mídias Digitais (GP_ADMD). Atua no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV), dedicando-se à pesquisa de temas como estética, semiótica e intertextualidade. Com a renovação no Programa de Professor Sênior, ela segue oferecendo disciplinas e orientação a estudantes no PPGAV, além de participar de bancas e comissões avaliadoras.

A docente dará continuidade à supervisão de pós-doutoramento e à publicação de resultados de pesquisa em periódicos e livros, assim como à exposição de seus trabalhos em eventos acadêmicos e artísticos. Mônica também segue à frente do GP_ADMD.

Elizabeth Nicolau Saad Corrêa, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)

Foto de uma mulher branca de cabelos escuros e curtos na altura do pescoço. Ela veste uma blusa branca de tecido transparente nas mangas, que vão até a altura dos cotovelos, colar e pulseiras prateadas. Ela olha para a câmera sorrindo levemente. Ao fundo, desfocado, um ambiente de escritório.
Elizabeth Saad, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Foto: reprodução/ Jornal da USP.

Professora Titular, Elizabeth Saad atua como docente e pesquisadora nas áreas de comunicação digital e jornalismo digital. Ao longo do próximo biênio,  continuará a ministrar disciplinas e orientar estudantes na graduação e na pós, mais especificamente no  Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM). Ela também abrirá vagas para supervisão de pós-doutorado.

As atividades no grupo de pesquisa Com+, do qual é coordenadora, também terão continuidade, incluindo o projeto Safety Matters, iniciativa que reúne Brasil, Noruega, Estados Unidos e África do Sul na pesquisa sobre segurança de jornalistas. Elizabeth segue participando de congressos, seminários e afins, e pretende, eventualmente, organizar eventos acadêmicos.

Imagem de capa: montagem com fotos de Ingrid Koudela, Mônica Tavares e Elizabeth Saad. Foto: reprodução/blog do Arcanjo, Mariana Chama e reprodução/ Jornal da USP.