Institucional



Retrospectiva 2021: ECA se destaca em premiações nacionais e internacionais

Filmes, reportagens e soluções de cases estão entre os trabalhos de estudantes da ECA premiados no ano passado
 

Comunidade

Em meio à pandemia do novo coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, muitas atividades precisaram ser reavaliadas e adaptadas para o formato virtual. Não foi diferente com diversos concursos e premiações nacionais e internacionais. O ano de 2021 premiou muitos estudantes da ECA. Confira:

 

Domínio dos curtas-metragens

 

Uma mulher negra, usando camisa preta, deitada no colo de outra mulher, olhando para baixo.
Cena de Como Respirar Fora d'Água, curta vencedor do Prêmio Anima Latina de Melhor Direção. Foto: Divulgação

Como Respirar Fora d’Água, curta dirigido por Júlia Fávero e Victoria Negreiros, recebeu o Prêmio Cinema Anima Latina de Melhor Direção e o Prêmio da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) de Melhor Direção de Fotografia de Filme Estudantil, conferido à aluna Giuliana Lanzoni Tambellini. O filme conta a história de Janaína, jovem negra que após sofrer uma violenta abordagem policial passa a ver com outros olhos a relação com seu pai, também policial militar.

O curta-metragem Carne, dirigido por Camila Kater e produzido por Lívia Perez, estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), participou do Oscar 2021, na categoria de curta-metragem documental, e dos Prêmios Goya, na categoria de curta de animação. Uma coprodução entre Brasil e Espanha, Carne ressalta as diferenças corporais entre as mulheres levando em conta as experiências de vida e diferentes características de cinco personagens. O trabalho pode ser assistido na plataforma gratuita Op-Docs do New York Times. 

Em 2021 ocorreu também a primeira edição do Fade to Black Festival, evento do audiovisual com enfoque na divulgação e premiação de produções de pessoas negras. Yago Matheus, estudante do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), conquistou o terceiro lugar em Roteiro com o projeto Grama Alta. Já Arão da Silva, também do CTR, venceu na categoria Melhor Direção da Mostra de Curtas, com o filme Lua, Mar.

 

Solução de cases empresariais

 

Logo do ciclo22 é formada por aneis
Identidade visual vencedora do edital Ciclo 22 foi desenvolvida por estudantes de Publicidade e Propaganda. Imagem: Reprodução

Nas áreas de Relações Públicas e Publicidade, estudantes da ECA se destacaram ao propor soluções para cases (estudos de casos que demandam estratégias para a resolução do tópico proposto). 

É o caso de Felipe Soares Miranda, Carolina Filadelfo Teixeira Regis, Robson Lima dos Santos e Mayana Yumi Souza dos Reis, estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, que conquistaram o terceiro lugar na 14ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA). 

Ludmilla Silva de Souza, Júlia Resende Perillo e Raquel Lima Carvalho, estudantes de Relações Públicas, venceram o primeiro desafio da 15ª edição do PUA. No segundo desafio, o primeiro lugar foi para as estudantes Nathalia Bernardo Castanhola, Marina Morena Souza do Nascimento, Rafaela Alejandra Carrasco Aires e Vanessa João Lopes Telles, também do curso de RP. 

Um Hackathon proposto durante o XXXVI Congresso Interamericano de Relações Públicas, realizado em setembro, escolheu a equipe formada por Ana Luiza Rosa, Gabriel Toledo e Raquel Carvalho para o top 5 do evento.  

2021 também foi o ano da escolha da identidade visual do projeto Ciclo 22, que propõe atividades sobre a Independência do Brasil (1822), a Semana de Arte Moderna (1922) e o ano de 2022. A identidade vencedora foi produzida pelos estudantes Felipe Soares Miranda, Fernanda Bispo Luiz, Mariana Mente Marubayashi, Mayanna Yumi Souza dos Reis, Paulo Gabriel Leandro Belarmino Cristovão e Robson Lima dos Santos, de Publicidade e Propaganda. 

 

Pesquisa na graduação

 

Em 2021, o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) premiou dois trabalhos da ECA nas áreas de Linguísticas, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas: Mediação Teatral na escola: do espectador ao jogador, da estudante de Artes Cênicas Jady Salviano Bonifácio; e Comunicação integrada: estudo descritivo das suas aplicações na produção científica e nas agências e assessorias de comunicação no contexto brasileiro, da aluna de Relações Públicas Mariana Araújo Rodrigues Capouto Lopes. 

 

Música em Tóquio

 

Pessoas sentadas ao fundo aplaudindo. Dois homens no centro segurando um certificado de premiação. Todos vestem ternos pretos.
Maestro José Soares recebendo o prêmio do Concurso Internacional de Regência de Tóquio. Foto: Divulgação/19th Tokio International Music Competition for Conducting

Atual regente assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e estudante do Departamento de Música, José Soares foi selecionado entre 331 inscritos de 49 países para o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio.  Único brasileiro selecionado, o estudante de composição é o mais novo vencedor da competição, levando para casa os prêmios do júri e do público.

 “Durante o período na Universidade, buscava esse aprofundamento teórico e reflexivo do ensino acadêmico, e, fora dela, o aperfeiçoamento da prática na regência”

José Soares, vencedor do Tokyo International Music Competition for Conducting

 

Jornalismo na prática

 

Duas produções de estudantes de Jornalismo venceram as etapas regional e nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Premiado na categoria Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão na etapa nacional do evento, o documentário Sempre e Tarde Demais foi produzido, dirigido, roteirizado e editado pela aluna Claire Castelano.

Já a série Notícia Falsa, Dinheiro Real, produzida pelos estudantes Laura Molinari, Gabriel Araujo, Giovanna Stael, Isabella Velleda, Laura Scofield, Larissa Silva, Lígia Andrade, Marcelo Canquerino, Mariah Lollato e Thaislane Xavier, venceu a etapa Sudeste na categoria Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo

Crisley Santana e Ana Gabriela Zangari Dompieri venceram, em agosto, o 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. A pauta vencedora, Dever de Rua - a relação das crianças desabrigadas com a escola, foi desenvolvida em formato de podcast e já está disponível no Canal da ECA no YouTube. 


Programa Nascente USP 2021

 

Concurso artístico da USP, o Programa Nascente premiou 11 trabalhos da ECA em sua 28ª edição, entre vencedores e menções honrosas, em cinco das sete áreas artísticas. Confira a lista de premiados:

Artes Cênicas

Menção Honrosa - Arraigada - A Saga Popular de Uma Heroína
Giovani Bruno Magalhães Costa - EAD / Curso Técnico em Formação de Atores

Artes Visuais

Vencedor - Álbum da Contemplação à Prática - Gravura
Laila Terra - ECA / Mestrado em Poéticas Visuais

Vencedor - Ponta de Cobra Crosta de Carne; Fétida; Sórdida e Insossa; Pele; Manto de Passagem; Novo Mundo Tropical - Escultura, Pintura
Emerson Godoi Freire - ECA / Artes Visuais

Menção Honrosa - Gente que Luta - Série de Fotografias
Júlia Mendonça Nagle - ECA / Publicidade e Propaganda

Menção Honrosa - Três Amigos; Máscaras - Pintura
Gabriel Ussami Gomez - ECA / Artes Visuais

Audiovisual

Vencedor - O Levante do Ferro's Bar - Projeto (Documentário)
Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro (FFLCH) / Doutorado em Filosofia
Nayla Tavares Guerra - ECA / Audiovisual
Aline Amorim de Assis - ECA / Audiovisual

Vencedor - No Avesso do Espelho - Projeto (Ficção)
Inês Cruz De Alice, Gabriel Marques Miranda, Beatriz Sampaio de Oliveira & Murilo Jardim - ECA / Audiovisual

Música popular

Menção Honrosa - Cicatriz - Composição
Alexandre D’Elboux Filho & Guilherme Beraldo Guedes da Silva - ECA | Música

Menção Honrosa - Azedo Rosa - Composição
Bruno Avoglia - ECA | Doutorado em Música

Música erudita

Vencedor - Oscar Lorenzo Fernandez - Três Estudos em Forma de Sonatina (Op. 62) - Interpretação Instrumental
Lucas Santos Gonçalves - ECA | Mestrado em Música — Performance Musical

Menção Honrosa - Ponto Cruzado para Clarone e Eletrônica - Composição
Wellington Jose Gonçalves - ECA / Mestrado em Sonologia - Criação e Produção Sonora

Clique e conheça mais sobre os projetos finalistas do Programa Nascente.