Retrospectiva 2021: ECA se destaca em premiações nacionais e internacionais
Filmes, reportagens e soluções de cases estão entre os trabalhos de estudantes da ECA premiados no ano passado
Em meio à pandemia do novo coronavírus e a suspensão das aulas presenciais, muitas atividades precisaram ser reavaliadas e adaptadas para o formato virtual. Não foi diferente com diversos concursos e premiações nacionais e internacionais. O ano de 2021 premiou muitos estudantes da ECA. Confira:

Como Respirar Fora d’Água, curta dirigido por Júlia Fávero e Victoria Negreiros, recebeu o Prêmio Cinema Anima Latina de Melhor Direção e o Prêmio da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) de Melhor Direção de Fotografia de Filme Estudantil, conferido à aluna Giuliana Lanzoni Tambellini. O filme conta a história de Janaína, jovem negra que após sofrer uma violenta abordagem policial passa a ver com outros olhos a relação com seu pai, também policial militar.
O curta-metragem Carne, dirigido por Camila Kater e produzido por Lívia Perez, estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), participou do Oscar 2021, na categoria de curta-metragem documental, e dos Prêmios Goya, na categoria de curta de animação. Uma coprodução entre Brasil e Espanha, Carne ressalta as diferenças corporais entre as mulheres levando em conta as experiências de vida e diferentes características de cinco personagens. O trabalho pode ser assistido na plataforma gratuita Op-Docs do New York Times.
Em 2021 ocorreu também a primeira edição do Fade to Black Festival, evento do audiovisual com enfoque na divulgação e premiação de produções de pessoas negras. Yago Matheus, estudante do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), conquistou o terceiro lugar em Roteiro com o projeto Grama Alta. Já Arão da Silva, também do CTR, venceu na categoria Melhor Direção da Mostra de Curtas, com o filme Lua, Mar.

Nas áreas de Relações Públicas e Publicidade, estudantes da ECA se destacaram ao propor soluções para cases (estudos de casos que demandam estratégias para a resolução do tópico proposto).
É o caso de Felipe Soares Miranda, Carolina Filadelfo Teixeira Regis, Robson Lima dos Santos e Mayana Yumi Souza dos Reis, estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, que conquistaram o terceiro lugar na 14ª edição do Prêmio Universitário Aberje (PUA).
Ludmilla Silva de Souza, Júlia Resende Perillo e Raquel Lima Carvalho, estudantes de Relações Públicas, venceram o primeiro desafio da 15ª edição do PUA. No segundo desafio, o primeiro lugar foi para as estudantes Nathalia Bernardo Castanhola, Marina Morena Souza do Nascimento, Rafaela Alejandra Carrasco Aires e Vanessa João Lopes Telles, também do curso de RP.
Um Hackathon proposto durante o XXXVI Congresso Interamericano de Relações Públicas, realizado em setembro, escolheu a equipe formada por Ana Luiza Rosa, Gabriel Toledo e Raquel Carvalho para o top 5 do evento.
2021 também foi o ano da escolha da identidade visual do projeto Ciclo 22, que propõe atividades sobre a Independência do Brasil (1822), a Semana de Arte Moderna (1922) e o ano de 2022. A identidade vencedora foi produzida pelos estudantes Felipe Soares Miranda, Fernanda Bispo Luiz, Mariana Mente Marubayashi, Mayanna Yumi Souza dos Reis, Paulo Gabriel Leandro Belarmino Cristovão e Robson Lima dos Santos, de Publicidade e Propaganda.
Em 2021, o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) premiou dois trabalhos da ECA nas áreas de Linguísticas, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas: Mediação Teatral na escola: do espectador ao jogador, da estudante de Artes Cênicas Jady Salviano Bonifácio; e Comunicação integrada: estudo descritivo das suas aplicações na produção científica e nas agências e assessorias de comunicação no contexto brasileiro, da aluna de Relações Públicas Mariana Araújo Rodrigues Capouto Lopes.

Atual regente assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e estudante do Departamento de Música, José Soares foi selecionado entre 331 inscritos de 49 países para o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio. Único brasileiro selecionado, o estudante de composição é o mais novo vencedor da competição, levando para casa os prêmios do júri e do público.
“Durante o período na Universidade, buscava esse aprofundamento teórico e reflexivo do ensino acadêmico, e, fora dela, o aperfeiçoamento da prática na regência”
José Soares, vencedor do Tokyo International Music Competition for Conducting
Duas produções de estudantes de Jornalismo venceram as etapas regional e nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Premiado na categoria Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão na etapa nacional do evento, o documentário Sempre e Tarde Demais foi produzido, dirigido, roteirizado e editado pela aluna Claire Castelano.
Já a série Notícia Falsa, Dinheiro Real, produzida pelos estudantes Laura Molinari, Gabriel Araujo, Giovanna Stael, Isabella Velleda, Laura Scofield, Larissa Silva, Lígia Andrade, Marcelo Canquerino, Mariah Lollato e Thaislane Xavier, venceu a etapa Sudeste na categoria Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo
Crisley Santana e Ana Gabriela Zangari Dompieri venceram, em agosto, o 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog. A pauta vencedora, Dever de Rua - a relação das crianças desabrigadas com a escola, foi desenvolvida em formato de podcast e já está disponível no Canal da ECA no YouTube.
Programa Nascente USP 2021
Concurso artístico da USP, o Programa Nascente premiou 11 trabalhos da ECA em sua 28ª edição, entre vencedores e menções honrosas, em cinco das sete áreas artísticas. Confira a lista de premiados:
- Artes Cênicas
-
Menção Honrosa - Arraigada - A Saga Popular de Uma Heroína
Giovani Bruno Magalhães Costa - EAD / Curso Técnico em Formação de Atores - Artes Visuais
-
Vencedor - Álbum da Contemplação à Prática - Gravura
Laila Terra - ECA / Mestrado em Poéticas VisuaisVencedor - Ponta de Cobra Crosta de Carne; Fétida; Sórdida e Insossa; Pele; Manto de Passagem; Novo Mundo Tropical - Escultura, Pintura
Emerson Godoi Freire - ECA / Artes VisuaisMenção Honrosa - Gente que Luta - Série de Fotografias
Júlia Mendonça Nagle - ECA / Publicidade e PropagandaMenção Honrosa - Três Amigos; Máscaras - Pintura
Gabriel Ussami Gomez - ECA / Artes Visuais - Audiovisual
-
Vencedor - O Levante do Ferro's Bar - Projeto (Documentário)
Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro (FFLCH) / Doutorado em Filosofia
Nayla Tavares Guerra - ECA / Audiovisual
Aline Amorim de Assis - ECA / AudiovisualVencedor - No Avesso do Espelho - Projeto (Ficção)
Inês Cruz De Alice, Gabriel Marques Miranda, Beatriz Sampaio de Oliveira & Murilo Jardim - ECA / Audiovisual - Música popular
-
Menção Honrosa - Cicatriz - Composição
Alexandre D’Elboux Filho & Guilherme Beraldo Guedes da Silva - ECA | MúsicaMenção Honrosa - Azedo Rosa - Composição
Bruno Avoglia - ECA | Doutorado em Música - Música erudita
-
Vencedor - Oscar Lorenzo Fernandez - Três Estudos em Forma de Sonatina (Op. 62) - Interpretação Instrumental
Lucas Santos Gonçalves - ECA | Mestrado em Música — Performance MusicalMenção Honrosa - Ponto Cruzado para Clarone e Eletrônica - Composição
Wellington Jose Gonçalves - ECA / Mestrado em Sonologia - Criação e Produção Sonora
Clique e conheça mais sobre os projetos finalistas do Programa Nascente.