CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Estudantes de Relações Públicas se destacam em Desafio Acadêmico

Desafio foi realizado no formato de hackathon e integrou o XXXVI Congresso Interamericano de Relações Públicas, que reuniu profissionais e estudantes do Brasil e do exterior

Vida acadêmica

"Como gerar engajamento com os estudantes e jovens profissionais para que atuem no mercado com registro?". Esse foi o problema apresentado no Hackathon/ Desafio Acadêmico do XXXVI Congresso Interamericano de Relações Públicas, realizado entre 27 e 29 de setembro, que contou com a participação de 14 equipes e mentoria de profissionais. A solução apresentada pela equipe da ECA, formada por estudantes do curso de Relações Públicas, ficou no top 5 do evento.

O desafio trouxe a demanda do Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp), que apontou a baixa adesão de recém-formados ao registro nos Conselhos Regionais de Relações Públicas. Os alunos Ana Luiza Rosa, Gabriel Toledo e Raquel Carvalho, sob orientação da professora Valéria Castro, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), propuseram soluções a fim de criar vínculos duradouros e transparentes com os futuros profissionais da área.

O projeto teve início com a análise e elaboração do diagnóstico a partir do cenário proposto e, com isso, foi possível discutir os fatores que estavam dificultando o estabelecimento de um vínculo forte e estável entre os conselhos e os recém-formados. “Começamos com um brainstorm das causas da situação problema proposta pelo Conferp. A partir disso, estruturamos um fio norteador do nosso trabalho: o profissional de Relações Públicas tem uma formação ampla que confere competências únicas para o exercício da profissão”, dizem os estudantes.

Imagem da videoconferência de apresentação dos 5 projetos melhor pontuados no hackathon. No lado esquerdo estão 6 janelas mostrando os participantes da reunião. O resto da tela traz arte com a apresentação da equipe da ECA, mostrando as fotografias e nomes de seus três membros e da professora orientadora.
Apresentação da equipe da ECA no Hackathon / Desafio Acadêmico do XXXVI Congresso Interamericano de Relações Públicas. Foto: canal da Conferp no Youtube.

Toda essa análise foi primordial para, então, dar formato às soluções do problema proposto. Com o estabelecimento dessas questões, Ana Luiza, Gabriel e Raquel recorreram à professora Valéria para o aprofundamento no tema e produção de propostas que estivessem alinhadas com os públicos-alvo do desafio e com o objetivo final do conselho. “A professora Valéria foi de extrema importância para o nosso grupo. Ela garantiu que nós aprofundássemos a visão do nosso planejamento, fazendo com que abordássemos pontos chaves da discussão”.

Em sua apresentação, o grupo abordou ações práticas para estreitar laços no ambiente universitário com o objetivo de familiarizar os alunos, desde o início da graduação, com o conselho, além de conscientizá-los sobre seu papel profissional. “Produzimos o planejamento de comunicação, elencando soluções que pudessem proporcionar uma maior institucionalização do órgão em meio ao imaginário dos estudantes e recém-formados de RP, bem como a aproximação desse público”.

Dentre as propostas da equipe, estão a realização de oficinas anuais e/ou semestrais; uso das redes sociais e de seus recursos para maior engajamento do público-alvo; criação de um mascote para representar o conselho - chamado Ferpa - a fim de humanizá-lo e gerar uma melhor conexão com o corpo discente; e, ainda, um aplicativo para abrir espaços permanentes de diálogo, proporcionando a divulgação de comunicados, eventos, cronogramas anuais e oferecimento de cursos.

A equipe destaca a importância de experiências como o hackathon e os diferenciais da formação na ECA. “É importante fazer a análise do ambiente e elaboração de um diagnóstico de qualidade para produção de planejamento de comunicação e essas habilidades, que são fortemente trabalhadas na ECA, nos ajudaram a ter a ideia do nosso trabalho”.

Confira na íntegra a apresentação da equipe da ECA no Hackathon/ Desafio Acadêmico do XXXVI Congresso Interamericano de Relações Públicas no Canal da Conferp no Youtube.