Três docentes renovam participação no Programa de Professor Sênior

Dilma de Melo Silva, Norma Grinberg e Regina Machado seguem com suas atividades de ensino, pesquisa e extensão até 2025

Vida acadêmica

Na última reunião ordinária da Congregação da ECA, em 13 de dezembro, foi aprovada a participação, por mais dois anos, de três docentes no Programa de Professor Sênior da USP. Dilma de Melo Silva, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), Norma Grinberg e Regina Machado, ambas do Departamento de Artes Plásticas (CAP), darão continuidade a suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na Escola no biênio 2023-2025.

Saiba mais sobre as atividades que serão desenvolvidas por cada professora:

Dilma de Melo Silva

Fotografia de uma mulher parda de cabelos lisos e castanho-avermelhados na altura da nuca. Ela usa uma blusa bege clara, um colar de miçangas amarelas e um microfone de lapela na gola. Ela sorri olhando em direção a algo ou alguém fora da imagem. O fundo é preto.
Dilma de Melo Silva. Foto: reprodução/ Canal do Labidecom no Youtube.

A docente oferecerá disciplinas regulares no Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) e no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (Prolam), além de manter a orientação a estudantes de mestrado e doutorado. Ela também segue como integrante do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (Neinb), onde dará continuidade à pesquisa Racismo e Dinâmicas da Subalternização Étnica, coordenada pelo professor Dennis de Oliveira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)

Dilma de Melo Silva também atuará como parecerista junto à Pró-reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Na extensão, a docente continua a desenvolver atividades de formação pedagógica e artística com jovens em situação de vulnerabilidade na cidade de Joanópolis, interior de São Paulo.

Norma Grinberg

Fotografia de uma mulher branca de cabelos curtos, ondulados e brancos na altura das orelhas. Ela usa óculos de armação oval preta e branca, brincos de pingente vermelho, cachecol branco e blusa florida azul e branca. Ela sorri olhando para algo ou alguém fora da imagem. No fundo há folhas de papel pardo, prateleiras e objetos arredondados verdes.
Norma Grinberg. Foto: reprodução/ Arte Bunkyo.

Entre 2021 e 2023,  a professora orientou estudantes na graduação e na pós-graduação e desempenhou atividades educativas em museus e outras instituições culturais. Ela ainda integrou a comissão julgadora do Prêmio Arte e Literatura - Programa USP 60+.

Ao longo dos próximos dois anos, a professora segue orientando e co-orientando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), mestrado e doutorado, e participando de bancas de avaliação. Norma Grinberg supervisionará ex-alunos na oferta de curso complementar à disciplina de Cerâmica oferecida pelo CAP e manterá seu ateliê aberto para o desenvolvimento de estágios e estudos por discentes de graduação, além de desenvolver outras atividades relacionadas à pesquisa científica e artística.

Regina Machado

Fotografia de uma mulher branca de cabelos na altura do ombro, ondulados e castanhos.  Ela usa uma blusa dourada e está virada de perfil para o lado direito e sorri.
Regina Machado. Foto: reprodução/acervo pessoal

Para o próximo biênio, a docente oferecerá disciplinas no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) e dará continuidade a orientação de projetos de iniciação científica, TCCs, mestrado e doutorado, além da participação em bancas avaliativas na graduação e pós-graduação. Ela também atuará organizando e participando de eventos científicos, culturais e artísticos, incluindo o Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias, previsto para maio de 2024.

Como coordenadora do grupo de estudos de arte narrativa Cinco Pontas, Regina Machado continuará a desenvolver ações de pesquisa e extensão, que incluem concepção e apresentação de espetáculos, participação em festivais e consultoria para grupos de narradores e músicos que atuam com o público infantil e adulto. A professora também segue publicando artigos, livros e capítulos de livros, com destaque para uma coletânea de contos tradicionais brasileiros a ser lançada no próximo ano.

Sobre o Programa de Professor Sênior

O Programa de Professor Sênior da USP é destinado a docentes aposentados ou em vias de se aposentar que queiram continuar a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na Universidade. O ingresso no programa pode ocorrer por solicitação do docente ou a convite de um departamento. No caso da ECA, cabe à Congregação avaliar as solicitações de ingresso ou renovação de participantes no programa.

Imagem de capa: montagem com imagens de reprodução/ Canal do Labidecom no Youtube, Arte Bunkyo e acervo pessoal.