Margarida Kunsch será próxima professora emérita da ECA

Congregação aprovou homenagem para a docente por sua ampla contribuição ao campo das Ciências da Comunicação

Vida acadêmica
Foto em preto e branco de uma mulher idosa sentada atrás de uma mesa de vidro. Ela usa óculos, tem cabelos curtos e escuros, é branca, usa uma blusa florida. Na parede ao fundo estão penduradas algumas plantas.
Margarida Kunsch. Foto: Reprodução/ Portal Intercom

Professora Sênior do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Margarida Kunsch vai receber o título de professora emérita da ECA. A concessão foi decidida pela Congregação da Escola em reunião do dia 30 de março.

Diretora da ECA entre 2013 e 2017, Margarida possui uma longa trajetória acadêmica. É mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Política e Processos. Também é pesquisadora vinculada ao CNPq e líder do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp). Entre 2018 e 2021 foi Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da USP.

Foi uma das pioneiras nos estudos de comunicação organizacional no Brasil e publicou os livros Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada; Universidade e Comunicação na Edificação da Sociedade; e Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional. Organizou 35 coletâneas em Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Publicou ainda 82 capítulos de livros e 30 artigos em periódicos científicos.

A docente também integra o conselho editorial de revistas científicas nacionais e internacionais. Criou e é diretora da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación e da Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

Em 2021, Margarida recebeu a Insígnia de Ouro da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha, por suas contribuições no campo das Ciências da Comunicação.

A data da cerimônia de concessão do título de professora emérita ainda será definida.