Seminário Permanente de Pesquisa em Informação, Comunicação e Artes

Tema do I Encontro:
Avaliação, Financiamento e Inserção da Pesquisa em Comunicação, Informação e Artes no contexto atual do Ecossistema da Pesquisa Acadêmica

Vida acadêmica

17 de março de 2020 - das 14h às 18h - Auditório Lupe Cotrim 
Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP 

 
Objetivos: Estratégias e ações conjuntas das áreas de Informação, Comunicação e Artes para encaminhamento de propostas referentes à: 
(1) Apresentação e problematização dos critérios de prioridades no âmbito das agências de fomento/investimentos. 
(2) Apresentação e problematização dos critérios de avaliação da pesquisa pósgraduada pelo Sistema Nacional de Pós-graduação (CAPES). 
(3) Levantamento dos tipos de demandas de pesquisa das diferentes áreas; 
(4) Organização dos pesquisadores em informação, comunicações e artes na Escola para discussão e encaminhamentos das demandas ante o quadro desenhado. 
(5) Levantamento das modalidades de investimentos e financiamentos possíveis. 
 
Justificativa: O Seminário Permanente de Pesquisa em Informação, Comunicação e Artes foi criado pela gestão da Comissão de Pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da USP em 2019 para ser um espaço de debate sobre a interação teórico-prática das investigações nas áreas de competência da ECA, mediante os desígnios de sua vocação para a pesquisa interdisciplinar e o compromisso para com a formação qualificada de caráter artístico, acadêmico e profissional. Em seu primeiro encontro a ser realizado em 17 de março de 2020, propõe reunir pesquisadores (docentes, discentes, pós-doutorandos e colaboradores) para discutir temas urgentes da pesquisa na ECA-USP a saber centralizados no tema da Avaliação, Financiamento e Inserção da Pesquisa em Comunicação, Informação e Artes no contexto atual do Ecossistema da Pesquisa Acadêmica. A Comissão de Pesquisa da ECA-USP entende que refletir sobre as reais bases de desenvolvimento da pesquisa implica adquirir instrumentos a respeito do funcionamento do sistema institucional ao qual as pesquisas acadêmicas se inserem. De certo modo, o nível de conhecimentos epistemológicos que temos desenvolvido não acompanham em condições de igualdade os processos institucionais pelos quais pesquisas de Informação, Comunicação e Artes – parte da grande área de Humanidades – tem sido considerada cuja prioridade é suscetível de oscilação em termos de financiamento. Nesse sentido, o evento proposto foi concebido como uma iniciativa para promover discussões sobre a inserção de pesquisas em Informação, Comunicação e Artes no lugar que lhe compete no contexto histórico deste século 21. Informação, Comunicação e Artes sustentam parcela considerável das atividades tecnológicas da atualidade, o que implica, por si, uma presença marcante em diferentes esferas de práticas culturais de nosso tempo. Com tal horizonte epistemológico em mente e com a consciência do papel do exercício acadêmico de competências da ECA-USP, a Comissão de Pesquisa propõe, para este evento, posicionar atividades de tal importância no contexto das ações institucionais de avaliação de nossas pesquisas – tanto em termos da proposição de projetos quanto no que se refere à avaliação de resultados. Para isso, a Comissão de Pesquisa espera conferir visibilidade ao lugar da pesquisa de Informação, Comunicação e Artes no Ecossitema da Pesquisa no âmbito de seu complexo funcionamento institucional envolvendo diferentes instâncias institucionais bem como as políticas públicas que rege cada uma delas. 
 
Resultados: Espera-se que o debate possa gerar encaminhamentos estratégicos de realização das pesquisas no âmbito de prerrogativas institucionais tais como: 
(a) Preservação do espaço pesquisa voltado para formação acadêmica, produção de conhecimentos em meio a diretrizes quantitativas do sistema de avaliação e autoavaliação em implantação. 
(b) Continuidade das pesquisas ante as restrições de financiamento e a priorização de algumas áreas de conhecimento em detrimento das Artes e Humanidades. 
(c) Busca de respostas à controvertida relação da produção sem investimento; manutenção de índices regulares de produtividade em pesquisa sem financiamento; exigência de publicação de resultados de pesquisa sob forma de artigos – com participação discente – em periódicos qualificados sem programa de suporte às revistas dos Programas de Pós-graduação.