ECA receberá 166 novos estudantes de pós-graduação em 2022

Nova turma marca a retomada das atividades presenciais e início das comemorações pelos 50 anos da pós-graduação na ECA

Vida acadêmica

Em 28 de março de 2022, quando retornarem as aulas de pós-graduação da USP, a ECA receberá 166 novos alunos e alunas de mestrado e doutorado em quatro dos seis programas de pós-graduação – Artes Cênicas, Artes Visuais, Ciências da Comunicação e Música, que concluíram em dezembro seus processos seletivos para mestrado e doutorado. Os programas de pós-graduação em Ciências da Informação e Meios e Processos Audiovisuais, que realizaram seus processos seletivos no primeiro semestre, farão nova seleção somente no próximo ano.

Os estudantes aprovados já foram contatados pelo Serviço de Pós-Graduação da ECA para cumprir a última etapa do processo, a comprovação documental. O atendimento será realizado de forma presencial, por agendamento prévio, nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. As aulas terão início no dia 28 de março de 2022, conforme calendário acadêmico divulgado pela Comissão de Pós-graduação.

No primeiro semestre, a pós-graduação da ECA funcionará em formato híbrido: das 48 disciplinas que serão ofertadas, 34 serão ministradas em formato presencial e 14 em formato on-line ou híbrido.

A nova turma ingressa na ECA em um ano especial: além do retorno às atividades presenciais, em 2022 a pós-graduação da ECA comemora 50 anos. O então Programa de Mestrado em Ciências da Comunicação – o primeiro da área de Comunicação do Brasil – foi criado dia 8 de janeiro de 1972. Pouco tempo depois, em 1974, seria criado o Programa de Pós-graduação em Artes. Para celebrar a marca histórica, a Comissão de Pós-graduação prepara uma programação especial que será divulgada no início do próximo semestre letivo.

Workshop realizado em outubro aos candidatos e candidatas a uma vaga no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação

Aluno especial

A ECA irá divulgar no dia 5 de janeiro o edital unificado para aluno especial do primeiro semestre de 2022. As inscrições para a seleção também já têm data marcada:  de 24 a 28 de janeiro de 2022. Alunos especiais são aqueles matriculados em disciplinas isoladas, sem vínculo com um programa de pós-graduação, desde que autorizado pelo docente responsável e pela Comissão Coordenadora de Programa. Para ter mais informações sobre a seleção de aluno especial na ECA, consulte a página do Serviço de Pós-graduação.