Convênio entre ECA e Unam enriquece formação de docentes e artistas

Programa de Mestrado Interinstitucional Internacional em Artes Cênicas foi formalizado em 2017 e já conta com seis pesquisas concluídas    

Vida acadêmica

O convênio com instituições estrangeiras de ensino superior amplia o horizonte de docentes e pesquisadores, permitindo troca de experiências e conhecimento. Um dos impactos mais importantes da internacionalização é o incremento no currículo das universidades e seus professores, como mostra a experiência do Programa de Mestrado Interinstitucional Internacional (Minter) entre a ECA e a Universidade Autônoma do México (Unam). 

Docente do Centro Universitário de Teatro (CUT) da Unam, Miguel Angel Barrera foi um dos selecionados para o programa, voltado para a formação de mestres. Sob orientação da professora Maria Helena Bastos, do Departamento de Artes Cênicas (CAC) da ECA, Miguel desenvolveu a dissertação De la espada a la palabra y de la palabra a la espada. El Combate Escénico como estrategia para la actuación, defendida em junho de 2021. No trabalho, o pesquisador investiga como o processo criativo de artistas da cena pode ser beneficiado com a adoção do combate cênico, um conjunto de técnicas que criam a ilusão do combate físico sem causar danos aos atores e atrizes. 

"Não é uma matéria que se utiliza somente na montagem de uma luta corporal ou com espadas. Ela vai além, até as razões que um ser humano tem para ser violento e que se refletem na cena", explica Miguel, responsável pela disciplina de Combate Cênico no CUT-Unam. Trata-se, portanto, de uma ferramenta adicional não apenas para o trabalho físico de atores e atrizes, mas também para o desenvolvimento de aspectos psicológicos de cenas e personagens. 

Miguel Angel Barrera, jovem moreno, calvo e de barba rala, sorri em um palco de teatro. Ao fundo, homens e mulheres usam diferentes figurinos e empunham espadas e instrumentos musicais.
Miguel Angel Barrera e alunos da Escola Mexicana de Combate Cênico. Foto: acervo pessoal. 

As disciplinas oferecidas por professores do CAC no México tiveram papel importante para a pesquisa. "O panorama se tornou muito mais amplo pra mim a partir do contato com os docentes que vieram ministrar as matérias. Minha investigação tomou um rumo mais claro e ficou muito mais rica com as conexões que consegui fazer com colegas do Brasi", afirma Miguel. 

Segundo ele, as contribuições do convênio  entre ECA e Unam devem trazer resultados positivos em mais de uma área, abrindo possibilidades para uma maior compreensão do trabalho do ator e para encontrar um ponto comum entre as diferentes visões sobre a Pedagogia do Teatro, área de concentração  na qual sua pesquisa foi desenvolvida. "[Este] foi o aspecto onde se apresentaram mais desafios e onde a experiência se tornou mais rica." Miguel destaca também a importância de mais trocas com o sul do continente americano, já que o México está, "para o bem e para o mal'’, perto demais do norte. "Que venha mais gente, que vão mais alunos e mestres. Que seja uma prática interminável e rica em experiências artísticas."

 

Sobre o Minter em Artes Cênicas

O Minter é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) cujo objetivo é viabilizar a colaboração entre instituições de ensino para a  "formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento socioeconômico-cultural, científico-tecnológico e de inovação". Uma de suas principais metas é formar docentes e mestres para a criação de programas de pós-graduação fora dos centros de ensino e pesquisa consolidados. Seu programa irmão, o Dinter, visa a formação de doutores. Os dois programas têm abrangência nacional e internacional.

O convênio entre ECA e Unam foi formalizado em 2017, mas sua história começa em 2013, quando a então chefe do Departamento de Artes Cênicas (CAC), professora Maria Helena Bastos, esteve na Cidade do México. Ao participar de encontros com diretores de escolas teatrais do México, Cuba e países da América do Sul, a docente aproximou-se de Mario Espinoza, na época diretor do Centro Universitário de Teatro (CUT) da Unam. 

Ao longo dos quatro anos seguintes, enquanto o projeto era elaborado e os trâmites institucionais avançavam, Maria Helena e a professora Elizabeth Silva Lopes - coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) de 2015 a 2017 -  visitaram o México para realizar entrevistas com possíveis candidatos e mapear o perfil dos interessados no programa. O edital do Mestrado Interinstitucional Internacional em Artes Cênicas é publicado no final de 2017 e no início de 2018 ocorre o processo seletivo, com prova escrita e entrevista aplicadas presencialmente com a participação das docentes Maria Helena, vice-coordenadora do Minter, Cibele Forjaz e Felisberto Sabino, do PPGAC. 

Com duas áreas de concentração, o programa teve nove aprovados:  Teoria e Prática do Teatro, na linha de pesquisa Texto e Cena (três alunos), e Pedagogia do Teatro, na linha de pesquisa Formação do Artista Teatral (seis alunos). Destes, seis já concluíram o programa, obtendo o título de Mestre. Além da orientação aos estudantes, o programa contempla uma série de outras iniciativas, como explica Maria Helena: "o Convênio de Cooperação Acadêmica visa promover a colaboração entre as partes para a realização conjunta de atividades acadêmicas, científicas e culturais em áreas de interesse comum." Estas atividades incluem as disciplinas ministradas por docentes do PPGAC no CUT-Unam, além de participações em congressos e encontros universitários.

A pandemia representou um desafio inesperado para a realização do programa, somando-se a outros obstáculos já conhecidos. "Um entrave é a extrema burocracia sempre exigida, necessária, mas creio que precisamos criar caminhos mais facilitadores para que estratégias como esta  sejam mais disseminadas entre universidades que têm interesses em promover diálogos de intercâmbio interinstitucionais", comenta Maria Helena. As dificuldades, contudo, não impedem que os docentes do PPGAC avaliem a experiência como relevante e bem-sucedida. "A colaboração impulsiona atividades entre ambas as instituições, cumprindo o papel substantivo da Unam e da USP de estender os benefícios de pesquisa e difusão, da arte e cultura", finaliza a professora. 
 

 

Foto de capa: Registro da 10ª Noite de Combate Cênico, realizada em 2018 pelo CUT-Unam e pela Escola Mexicana de Combate Cênico. Foto: Divulgação/ Governo da Cidade do México.