TUSP Butantã recebe a peça Figura Humana em duas temporadas

AGENDA

Espetáculo convida o público a enxergar o teatro como se fosse um laboratório, a partir da construção dos elementos da peça

Estreia no dia 25 de maio, no Teatro da USP (TUSP) Butantã, a peça Figura Humana, novo trabalho do Programa Tercer Abstracto, coletivo que une artistas do Chile e Brasil e já está em atuação há mais de dez anos. O espetáculo que agora entra em cartaz tem como ponto de partida o manifesto Homem e Figura Artística (1925), do pintor alemão Oskar Schlemmer. A peça trata da feitura do teatro. a partir de um passo a passo da construção da cena, com uma proposta que transita entre a linguagem do teatro, da dança e da matemática, colocando o corpo humano como mobilizador da arquitetura cênica.

Foto de três pessoas em um palco. Ao centro há um homem que estica os braços e as pernas em uma pose que faz um ângulo reto com uma perna e estica a outra em uma inclinação acentuada. O centro do corpo do homem coincide com o ponto de cruzamento de três linhas retas desenhadas no palco. Um homem e uma mulher estão de pé nas extremidades da imagem. Cada um deles segura a ponta de um cordão que passa por cima da cabeça do homem ao centro. O fundo do palco é preto e a luz vem de cima e marca apenas a silhueta dos artistas.
Cena de Figura Humana. Foto: Brendo Trolesi

O projeto tem à frente o encenador, pesquisador e diretor chileno David Atencio e o ator e dramaturgista brasileiro Mateus Fávero. A peça é parte da pesquisa de doutorado de David no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da ECA, com orientação do professor Luiz Fernando Ramos, diretor do TUSP.

“Lidando com a gramática e com a composição do próprio teatro, o espetáculo apresenta a figura humana como mobilizadora não só do espaço cênico, mas também da arquitetura social”, diz Atencio.

A primeira temporada acontece entre os dias 25 e 28 de maio e a segunda entre os dias 8 e 18 de junho, quinta a sábado, às 20h e domingo, às 19h, com apresentações gratuitas.

Figura Humana

Data: 25 a 28 de maio e 8 a 18 de maio

Horário: quinta a sábado às 20h, e domingo às 19h

Local: TUSP Butantã