TUSP Butantã recebe a peça Figura Humana em duas temporadas
Espetáculo convida o público a enxergar o teatro como se fosse um laboratório, a partir da construção dos elementos da peça
Estreia no dia 25 de maio, no Teatro da USP (TUSP) Butantã, a peça Figura Humana, novo trabalho do Programa Tercer Abstracto, coletivo que une artistas do Chile e Brasil e já está em atuação há mais de dez anos. O espetáculo que agora entra em cartaz tem como ponto de partida o manifesto Homem e Figura Artística (1925), do pintor alemão Oskar Schlemmer. A peça trata da feitura do teatro. a partir de um passo a passo da construção da cena, com uma proposta que transita entre a linguagem do teatro, da dança e da matemática, colocando o corpo humano como mobilizador da arquitetura cênica.

O projeto tem à frente o encenador, pesquisador e diretor chileno David Atencio e o ator e dramaturgista brasileiro Mateus Fávero. A peça é parte da pesquisa de doutorado de David no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da ECA, com orientação do professor Luiz Fernando Ramos, diretor do TUSP.
“Lidando com a gramática e com a composição do próprio teatro, o espetáculo apresenta a figura humana como mobilizadora não só do espaço cênico, mas também da arquitetura social”, diz Atencio.
A primeira temporada acontece entre os dias 25 e 28 de maio e a segunda entre os dias 8 e 18 de junho, quinta a sábado, às 20h e domingo, às 19h, com apresentações gratuitas.
Serviço
Figura Humana
Data: 25 a 28 de maio e 8 a 18 de maio
Horário: quinta a sábado às 20h, e domingo às 19h
Local: TUSP Butantã
Endereço: Rua do Anfiteatro, 109 acesso pela lateral direita do prédio, ao lado do bloco C, Cidade Universitária, São Paulo, SP