estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Prof. Dr. Almir Antonio Rosa

 ​ Foto de perfil - Prof. Dr.  Almir Antônio Rosa

Almir Almas

 ícone lattes CV Lattes     ícone ORCID ID ORCID

 

 Cinema, audiovisual, televisão, vídeo, TV digital, ambientes imersivos e realidades  virtuais, mista e aumentada.

E-mail: alalmas@usp.br     

 

Possui Título de Professor Livre-Docente, pela Universidade de São Paulo (2017); Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988); Graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Atualmente é professor universitário da Universidade de São Paulo (Professor Associado). É Chefe de Departamento, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão. É Coordenador Geral do LabArteMídia - Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, e Co-Coordenador do Obted - Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica, da Universidade de São Paulo. É cineasta/videoartista e VJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, audiovisual, televisão, vídeo, TV digital, ambientes imersivos e realidades virtuais, mista e aumentada. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) e membro do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).

 

Disciplinas

Interfaces Audiovisuais e Direção IV.

 

Projetos de Pesquisa

Testes e Avaliação de Tecnologias para a TV 3.0

Pesquisa em andamento sobre o desenvolvimento da tecnologia da TV 3.0, patamar de evolução da televisão brasileira e mundial. Projeto agraciado com a bolsa Desenvolvimento Tecnológico Industrial - DTI, com duração de 05 meses, com vigência de 02/08/2021 a 01/12/2021. A pesquisa é uma ação de fomento as testes de tecnologias para a TV 3.0, com o título Testes e Avaliação de Tecnologias para a TV 3.0. A instituição executora é a Universidade Federal de Juiz de Fora, numa parceria com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), congregando a liderança de 05 universidades brasileiras, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade de Brasília (UNB) e Universidade Mackenzie, em 06 Laboratórios de Testes. A Universidade de São Paulo é a responsável por um dos laboratórios de testes, o Laboratório de Teste de Áudio. Este laboratório é uma parceira dos seguintes laboratórios: Laboratório de Áudio e Tecnologias Musicais (LATM), vinculado à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), e do Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMídia), vinculado ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP); e também do Núcleo de Engenharia de Áudio e Codificação Sonora (NEAC) vinculado ao Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) na Escola Politécnica da USP. O LabArteMidia é liderado por mim e os laboratórios LATM e NEAC são liderados pelo Prof. Dr. Regis Rossi Alves Faria, da EACH.

Carnaval 4.0

O LabArteMídia - Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, liderado pelo professor Almir Antônio Rosa (Almir Almas), integra o projeto Carnaval 4.0, criado e realizado por uma rede de Universidades e a Sociedade Rosas de Ouro, em uma parceria em projetos de Arte e Tecnologia para o Carnaval 2020. Com o enredo Tempos Modernos, que trata da Revolução 4.0. O projeto conta com três universidades parceiras: Universidade de São Paulo (USP), Centro Universitário FEI, Instituto Mauá de Tecnologia e Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). E contou também com a participação da UFABC. O LabArteMídia tem a sua participação com soluções de Arte e Tecnologia para realidade aumentada, vídeo 360 e VR, tendo os apoios tecnológicos do Projeto Jandig Arte e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), da Universidade de São Paulo. Alunos envolvidos: Graduação (7); Mestrado (7); Doutorado (4); Pós-Doutorado (2); Artistas convidados (Financiador(es): Pro-Reitoria de Pesquisa da USP; Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP; Escola de Comunicações e Artes, Bolsas PUB - Pró-Reitoria de Graduação da USP; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão; Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia-FDTE.

HUMAN CONNECTION PROJECT 2018 - TERCEIRA EDIÇÃO

O Human Connection Project 2018, Terceira Edição, é um projeto interdisciplinar, parte da pesquisa de Pesquisadora Colaboradora de Cecília Noriko Ito Saito no CTR/ECA/USP, desenvolvida no LabArteMídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais), sob orientação do Prof. Dr.Almir Almas, e que reúne pesquisadores de várias universidades brasileiras em parceria com o PhD. SHIGEHISA KURIYAMA da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Do Brasil, junto com a Universidade de São Paulo (São Paulo), participam do projeto as seguintes universidades brasileiras: 1. UFAM (Amazonas), 2. UFBA (Bahia), 3. UFG (Goiás), 4. UFU (Minas Gerais), 5. UFSC (Santa Catarina), 6. UCS (Rio Grande do Sul), 7. UNESP (Rio Claro), 8. UFSCAR (Sorocaba), 9. PUC-SP (São Paulo), 10. UNISO (Sorocaba), 11. UNIFSP (Itapetininga). Com início previsto para agosto de 2018, o projeto se encerra em Dezembro de 2019. As discussões ocorrerão por correio eletrônico e meios eletrônicos de comunicações, com a previsão de dois encontros presenciais: 1º.) Preparação (Preview), que acontece no meio do projeto, e 2º.) é o encontro final (Live Presentation), quando os grupos apresentarão o vídeo, resultado de suas pesquisas. O Tema desta Terceira Edição é: Multitelas e Multiplataformas.

REALIDADE VIRTUAL (Virtual Reality - VR), REALIDADE AUMENTADA (Augmented Reality - AR) E REALIDADE MISTA (Mixed Reality - MR). X-REALITY (VR/AR/MR) - RAINDANCE VR 2019 BRASIL EDITION

Atualmente, o mundo audiovisual vive momento de grande transformação, proporcionado, em especial, pela cultural digital, que possibilitou convergências, tanto de tecnologia, quanto de conteúdo. Nesse contexto, termos que antes eram tidos como inovadores, como Multimídia e Novas Mídias, cedem lugar a termos como Crossmídia e Transmídia, que, também, por sua vez, se veem forçados a ceder lugar a outros termos com propostas mais inovadoras, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e realidade Mista. Nessa expansão da semiosfera audiovisual, técnicas como as chamadas X-REALITY, de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista, tomam cada vez espaço e apontam para a busca do entendimento de linguagem poética, técnica e estética que deem conta desse processo em transformação. Isto é, a mudança verificada nos paradigmas técnicos, proporcionam mudanças nos paradigmas das linguagens audiovisuais, que, por sua vez, mudam em duas esferas: na esfera da linguagem de produção, para a realização de conteúdo; e na esfera da linguagem de uso, na ponta da recepção desse conteúdo por parte do público. Conceitos como os de Realidade Virtual (Virtual Reality - VR), Realidade Aumentada (Augmented Reality - AR) e Realidade Mista (Mixed Reality - MR), que podem ser classificados como X-Reality, passam à ordem do dia e trazem mudanças para a linguagem audiovisual, sobretudo, na criação, desenvolvimento e realização de conteúdo visando à distribuição em plataformas de convergência tecnológica, interativas e imersivas. Diante desse cenário mundial, o LabArteMídia se junta a um dos maiores festivais internacionais de filmes independentes e de baixo orçamento, o Raindance Film Festival, que acontece há 26 anos na Europa, para trazer ao Brasil o seu braço, criado em 2016, chamado Raindance VR Arcade, que apresenta experiências em realidade virtual e filmes em 360°, muitas dos quais tiveram suas estreias mundiais, europeias ou no Reino Unido durante o festival.

Criação de Conteúdos Audiovisuais Digitais Interativos em Multitelas, Multiplataformas e Ambientes Imersivos

Projeto de pesquisa que dá continuidade aos três projetos de pesquisa anteriores (Conteúdos interativos para multiplataformas digitais; Criação artística de design para interface da IPTV USP e produção de conteúdo para streming em IPTV; Namahaiku: cinema expandido e live-image); sendo, portanto, um projeto integrador. Este projeto pesquisa a exploração dos recursos de sistemas computacionais na criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, na busca de linguagem de uso e de produção e de elaboração de estética e poética técnico-narrativas. Pesquisa-se a criação e desenvolvimento de conteúdos audiovisuais digitais com o uso de sistemas computacionais que permitem a convergência de plataformas e de telas e suporte à interatividade para a sua produção, transmissão e exibição via a) aplicativos (APIs) desenvolvidos para o middleware GINGA, do Sistema Brasileiro de TV Digital (ISDB-Tb); b) interatividade em objetos, espaços e ambientes imersivos e experiências físicas via softwares open-sources baseados em linguagem computacional de código criativo para cross e multiplataforma; c) aplicações em multitelas e multiplaformas, na convergência de plataformas, mídias e conteúdo, tendo como base a interação do espectador (interator) e o intercâmbio entre os subsistemas das telas e plataformas que compõem a pesquisa. Pesquisa-se, assim, as linguagens poéticas, estéticas e técnicas de criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade em locais específicos e em mídias móveis e locativas e a sinergia entre o humano e os aparatos tecnológicos das artes. A pesquisa busca criar uma dimensão de fruição dos conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos, nas seguintes proposições:

a) A proposta visa desenvolver e implementar um sistema de produção, transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais para plataformas digitais em telas grandes e pequenas.

b) Desenvolvimento de Interfaces para transmissão, interatividade e exibição dos conteúdos produzidos em ambientes de convergência de telas grandes e pequenas e de múltiplas plataformas.

c) Integração de tecnologias que atendam aos requisitos de utilização de sistemas computacionais e ambientes convergentes, multiplataformas e imersivos multidisciplinares.

d) Desenvolvimento de interfaces interativas (com uso de sensores e disparadores), pra transmissão e exibição de conteúdos audiovisuais digitais. e) Pesquisar as linguagens técnicas e estéticas e os fluxos na produção de conteúdos audiovisuais digitais para telas múltiplas e múltiplas plataformas e com processos interativos.

f) Pesquisar o fluxo de produção de conteúdos audiovisuais em ambientes de convergências de plataformas.

g) Estudo de linguagem de uso e linguagem de produção e fluxo de produção para conteúdos audiovisuais digitais com processos interativos.

Publicações e Produções Científicas

ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir. POSSIBILIDADES DA TV DIGITAL NO JAPÃO - 'INQUIETUDE TV' - A TÉCNICA QUE ME INQUIETA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA, 2003, ASSIS - SP. ANAIS DO XIV ENPULLCJ - ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA. ASSIS - SP: UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, 2003. p. 61-75.

 
ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir. TV DIGITAL ? ENTRANDO NO AR! AGORA NO BRASIL.. In: XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (INTERCOM), 2003, BELO HORIZONTE. ANAIS INTERCOM 2003 - XXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. SÃO PAULO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO, 2003.

 
ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir. UM PROGRAMA DE TV EM HI-VISION JAPONESA. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2002, SALVADOR - BA. ANAIS INTERCOM - XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. SÃO PAULO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO, 2002.

 
ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir. ESTAR PRESENTE - HI-VISON: MUDANÇA DE PARADIGMA TÉCNICO OU ESTÉTICO. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA E II ENCONTRO DE ESTUDOS JAPONESES, 2001, PORTO ALEGRE. XII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA E II ENCONTRO DE ESTUDOS JAPONESES. RIO GRANDE DO SUL: GRÁFICA UFRGS, 2001. v. 1. p. 141-157.
 
ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir. A HI-VISION DO JAPÃO: MUDANÇA DE PARADIGMA TÉCNICO OU ESTÉTICO?. Galáxia (PUCSP), SÃO PAULO, n.3, p. 129-149, 2002.

Produções Artísticas ou Técnicas

PALAVRAS CRUZADAS LUGARES DE FALA CONTEMPOR NEOS

LIMA, Daniel ; LIMA, E. ; TEIXEIRA, F. ; ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir . PALAVRAS CRUZADAS LUGARES DE FALA CONTEMPOR NEOS. 2018.

Social Awareness as a support tool for analog Tv Switch off and humanization process

ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir; FEITOSA, DEISY FERNANDA . Social Awareness as a support tool for analog Tv Switch off and humanization process:Seja Digital´s experience in Rio Verde and Brasília(Brasil). 2017.

Carnaval 4.0

ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir. PASSISTA 4.0 - Carnaval 2020. 2020. Vídeo.

12°FESTIVAL DA EXPERIÊNCIA AUDIOVISUAL - CINEME-SE 2020 - Cinema, Seus Outros e o Tempo Que Nos Atravessa

ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir; SILVEIRA, L. B. ; PORTUGAL, Demétrio ; Vj Pixel . 12°FESTIVAL DA EXPERIÊNCIA AUDIOVISUAL - CINEME-SE 2020 -?Cinema, Seus Outros e o Tempo Que Nos Atravessa'. 2020. Vídeo.

Cinema e Narrativas Imersivas

ALMAS, Almir Antonio Rosa - Almir; PORTUGAL, Demétrio . Cinema e Narrativas Imersivas. 2020. Vídeo.