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CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Prof. Dr. Mateus Araújo Silva

Mateus Araújo Silva

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Filosofia, História, Teoria e Crítica de Cinema.

E-mail: araujo.silva@wanadoo.fr

Professor Livre-Docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo. Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e Doutor em filosofia (em regime de co-tutela) pela UFMG e pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne), com tese sobre o problema da imaginação em Descartes, defendida em 2006. Desenvolveu, com bolsa da FAPESP e supervisão de Ismail Xavier, um pós-doutorado em cinema na ECA-USP com uma pesquisa sobre Glauber Rocha. Ao longo dos anos, tem articulado sua formação e seu exercício filosóficos com atividades e trabalhos nos campos da história, da teoria e da crítica de cinema. Organizou ou co-organizou os livros Glauber Rocha / Nelson Rodrigues (Magic Cinéma, 2005), Jean Rouch 2009: Retrospectivas e Colóquios no Brasil (Balafon, 2010), Straub-Huillet (CCBB, 2012), Charles Chaplin (Fundação Clóvis Salgado, 2012), Jacques Rivette: já não somos inocentes (CCBB, 2013), Godard inteiro ou o mundo em pedaços (CCBB / Heco produções, 2015), O cinema interior de Philippe Garrel (CCBB, 2018), Glauber Rocha: crítica esparsa (Fundação Clóvis Salgado, 2019) e Glauber Rocha: O Nascimento dos deuses (Fundação Clóvis Salgado, 2019). Tem artigos publicados em Film Quarterly, Cahiers du Cinéma, Novos Estudos Cebrap, Clássica, Kriterion, Devires, Eco-pós, Cinemais, La Fúria Umana, Aniki, Literatura e Sociedade, Doc On-line, Estudos Kantianos etc. Traduziu Glauber Rocha na França (Le Siècle du Cinéma, La Crisnée: Ed. Yellow Now / Magic Cinéma, 2006, 335p.) e uma série de autores franceses no Brasil. 

 

Disciplinas

Teoria do Audiovisual I e Teoria do Audiovisual II.

 

Projetos de Pesquisa

Glauber Rocha and Modern Cinema in Germany and Latin America: retracing forgotten dialogues

This short research stay project in Germany for DAAD is part of a broader work that I have been developing since my Postdoctoral Fellowship study at University of São Paulo in 2012-4 (with Prof. Ismail Xavier as advisor and a Fapesp Scholarship) on the varied transnational relationships that Glauber Rocha?s work establishes with that of filmmakers from different times and countries, which he admired or knew well. In published essays, I have already compared it closely with those of Jean Rouch, Danièlle Huillet & Jean-Marie Straub, Sergei Eisenstein, Rainer Werner Fassbinder and Alain Resnais. In recent years, I have given lectures and taught courses on this study (at the University and other sites), in which I have also compared Glauber?s work with that of other filmmakers who were decisive interlocutors for his cinema project (John Ford, Luis Buñuel, Pier Paolo Pasolini and Carmelo Bene). Once the research stages have been consolidated, it's time to complete the comparative effort, now collating Glauber with other filmmakers whose works allow parallelisms capable of illuminating aspects of his work by similarity or contrast. Such is the case with a group of German and Latin American filmmakers, including Hans-Jürgen Syberberg, Werner Schroeter, Alexander Kluge, Harun Farocki, Tomas Gutiérrez Alea, Hugo Santiago, Fernando Solanas, and Patricio Guzman.

Cinema Comparado

Este projeto mais geral de pesquisa compreende meu principal projeto individual ("Glauber Prismático", sobre o diálogo travado por Glauber Rocha com a obra de cineastas de países e épocas diversos) e outras pesquisas comparatistas particulares que também venho empreendendo, além de federar aquelas que venho orientando, nos âmbitos do doutorado, do mestrado e da graduação. Ele pretende explorar os diversos aspectos de uma abordagem comparatista do cinema, examinando por um lado seus fundamentos e implicações teóricas e metodológicas, e por outro um conjunto amplo de objetos particulares em suas múltiplas formas de relação e cotejo. Tais objetos serão investigados no interior do próprio campo do cinema (pela confrontação de filmes, cineastas, movimentos, períodos, cinematografias etc) ou na sua fronteira com outros campos (literatura, artes visuais, fotografia etc) e saberes (filosofia, ciências sociais, história, etc). Assim concebidas, as discussões compreendidas pelo projeto podem interceptar debates em curso sobre a história do cinema, suas relações com outras artes, a prática da programação ou da curadoria de filmes, e assim por diante. Nas pesquisas atuais (minhas e de meus orientandos) que ele começará por federar, já aparece um leque considerável de comparantes (internos e externos), mas prevalecem aquelas que tomam o cinema como ponto de ancoragem.

História da Experimentação no Cinema e na crítica

Iniciado em 2005 com seminários intermitentes de orientandos e pesquisadores visitantes, e propondo anualmente as "Jornada de História da Crítica" (desde 2010), o Grupo tem por objetivo compor um quadro historiográfico do cinema experimental -sobretudo no Brasil- relacionando-o à história da crítica. Para tanto se concentra na análise de diferentes variantes do cinema experimental, que se conceberá de modo abrangente, incluindo suas diferentes acepções, tantas quantas puderem ser assim interpretadas: cinema de invenção, de vanguarda, de poesia, de artista, marginal, militante, independente, amador, vídeo-arte, primitivo etc. Para conhecer tal história se encontra ainda hoje dificuldade de acesso a cópias, além de uma filmografia pouco mapeada em vários lugares, épocas, aspectos e vertentes. Encontram-se bibliografia e debates do maior interesse sobre certos momentos, autores e movimentos -"Limite" de Mário Peixoto, o Cinema Novo, o Marginal. Os anos 1970 configurariam certo apogeu dessa produção, ao menos quantitativamente. E não tem sido vista desde então, quando foi por seu turno muito pouco vista, foi só em sessões alternativas, alguns festivais de modo atomizado, e depois disso não mais. Nem público cinéfilo ou de especialistas, pesquisadores. Portanto, é difícil essa tarefa de falar sobre algo que ainda não está incorporado ao debate, não possui abordagens comparativas, algo sequer recenseado sistematicamente, quanto mais historiado e criticado, reverberado por alguma fortuna crítica. Também se considera o cotejamento desse corpus a filmografias internacionais, assim como o seu estudo interdisciplinar, fundado em análise imanente e estudo estético das obras. Segundo o caso procuram-se os vínculos com diferentes áreas de conhecimento: arte, ciências humanas, comunicação, urbanismo etc. Sobretudo os fundamentos e a história da crítica se fazem necessários nesta pesquisa, pois permitem verificar a cada passo os critérios de interpretação e legitimação dos filmes.

"Glauber Rocha prismático: ensaios de cinema comparado"

Re-exame da obra de Glauber Rocha (filmes e textos) à luz de seus diálogos com as de outros cineastas de épocas e países variados, que ele admirou ou conheceu bem: Serguei Eisenstein, John Ford, Luis Buñuel, Jean Rouch, Jean-Luc Godard, Pier Paolo Pasolini, Jean-Marie Straub & Danièle Huillet. Bastante diversos, tais diálogos exigiram abordagens lábeis: alguns convidaram a um exame de convergências entre aspectos mais gerais das obras comparadas, outros pediram análises mais detidas de filmes particulares, outras suscitaram comparações por contraste, outras enfim se prestaram a uma discussão mais tradicional sobre fenômenos de influência e intertextualidade.

"StoryCausos: histórias de um território ecossolidário"

O projeto de extensão visa produzir, de modo planejado e estratégico, conteúdos digitais e impressos voltados para o marketing de pequenos empreendedores (majoritariamente mulheres), agricultoras e agricultores familiares; e empreendimentos de pessoas com especial necessidade de atenção psicossocial, que já comercializam seus produtos em espaços localizados no Butantã, próximos à USP. Será adotada uma estratégia de marketing de engajamento, em que consumidores e produtores estabelecerão uma comunicação planejada de duas vias, tanto através dos meios digitais, quanto no encontro direto, visando solidificar relações de confiança e aprofundar conjuntamente os sentidos sociais dos atos de produção e consumo dessa relação. Essa estratégia também visa fidelizar um público consumidor, buscando abrir e aprofundar outros sentidos e percepções sobre critérios socioambientais de escolha do consumo. Nesse sentido, destacamos o empoderamento económico com olhar atento para questões de gênero e raça; de vulnerabilidade socioambiental (comunidades quilombolas e pequenos agricultores familiares); de inserção social de pessoas usuárias de CAPS; de meio ambiente (agroecologia e transição agroecológica); de acessibilidade dos produtos .com valor agregado, remuneração justa aos produtores, porém sem configurar bens/consumo de luxo). Uma das principais categorias dos conteúdos digitais voltados para criar esse engajamento seria a do "StoryCauso": uma síntese entre o jeito simples de narrar pequenas crônicas da vida cotidiana, chamadas de "causo" pelas populações de origem rural do país, e a linguagem digital das mídias sociais, muito rápida e dinâmica. O "StoryCauso't será uma pequena história contada em linguagem audiovisual, com depoimento falado ou não, visando aproximar consumidores e produtores de suas vidas cotidianas, de forma lúdica, direcionada à construção de vínculo afetivo e pertencimento a uma construção de empreendedorismo social com enfoque na região do Butantã.

Publicações e Produções Científicas

ARAÚJO, Mateus; KAUARK-LEITE, PATRÍCIA . Notas sobre a visão não tutelada em Brakhage e Kant. ESTUDOS KANTIANOS, v. 9, p. 59-76, 2021.
 


PUPPO, Eugenio (Org.) ; ARAÚJO, Mateus (Org.) . Godard inteiro ou o mundo em pedaços. 1. ed. São Paulo: Heco Produções, 2015. 304p .
 


ARAÚJO SILVA, Mateus. Jean Rouch 2009: Retrospectivas e Colóquios no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Balafon, 2010. v. 1. 171p .


 
BEGHIN, Cyril (Org.) ; ARAÚJO SILVA, Mateus (Org.) . Glauber Rocha, Le Siècle du Cinéma. 1a. ed. La Crisnée (Belgique): Yellow Now; Magic Cinéma; Cosac Naify, 2006. 335p .
 


ARAÚJO SILVA, Mateus. Glauber Rocha, Le Siècle du Cinéma. Edition française établie par Cyril Béghin et Mateus Araujo Silva.. Crisnée; Bobigny; S. Paulo: Yellow Now; Magic Cinéma; Cosac Naify, 2006. (Tradução/Livro).

Produções Artísticas ou Técnicas

'Conexão Glauber' 

LEAL, Claudio ; ARAÚJO, Mateus ; XAVIER, Ismail . 'Conexão Glauber' [artigo de Claudio Leal com longos trechos de entrevista de Mateus Araujo e Ismail Xavier].. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Entrevista sobre Nelson Pereira dos Santos ao programa radiofônico Via Usp

ARAÚJO, Mateus. Entrevista sobre Nelson Pereira dos Santos ao programa radiofônico Via Usp, 23-04-18. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

"Alain Resnais: a revolução discreta da memória" 

ARAÚJO SILVA, Mateus. Pré-Produção francesa da Retrospectiva cinematográfica "Alain Resnais: a revolução discreta da memória" (realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, no Rio e em Brasília). 2008.

Festival 'Théâtres au Cinéma'

ARAÚJO, Mateus. Festival 'Théâtres au Cinéma', 16ème éd., Bobigny, Magic Cinéma, 2005. 2005.

"E Viu Deus que era bom"

 ARAÚJO SILVA, Mateus; CASTELLO BRANCO, Lucia ; GRECO, Musso . "E Viu Deus que era bom" (sobre Arthur Bispo do Rosario). 1991. Vídeo.