estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Profa. Dra. Cecília Antakly de Mello

Foto de perfil - Profa. Dra. Cecília Mello Cecília Mello

ícone lattes CV Lattes    Ícone Google Scholar. Google Scholar   ícone ORCID ID ORCID   Scopus Scopus

Ícone Web of Science. Web of Science

Teoria do cinema, Realismo, Montagem Audiovisual, Cinemas chineses,  Cinema asiático, Cinema britânico, Cinema e espaço urbano, Intermidialidade.

E-mail: cecilia.mello@usp.br

Cecília Mello é Professora Associada ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi Pesquisadora Visitante na Universidade de Leeds (2011), na Academia de Cinema de Pequim (2013), na Taipei National University of the Arts (2017), na Universidade de Nottingham em Ningbo - China (2021) e no King’s College London (2022). É autora de, entre outros, The Cinema of Jia Zhangke: Realism and Memory in Chinese Film (Londres: Bloomsbury 2019).

Disciplinas

Montagem I , Montagem II  e Montagem III.

Projetos de Pesquisa

Realismo Fantástico no Cinema do Leste Asiático e da América Latina: Uma Perspectiva Multi-polar

A pesquisa pretende investigar as tendências realistas nos cinemas do Leste / Sudeste Asiático e da América Latina contemporâneos. Nossa hipótese é que a virada realista no cinema mundial, perceptível a partir dos anos 1990 e coincidindo com a introdução da tecnologia digital, assume uma forma peculiar nesses cinemas por incorporar elementos do fantástico, do mágico e do fantasmático.

Filme "Que horas são aí?" (2001) -  Direção de Tsai Ming-Liang
                                   Filme Que horas são aí? (2001) -  Direção de Tsai Ming-Liang.

Os modos operísticos do cinema chinês: formas e funções da civilização imaginada

A pesquisa proposta é dedicada a uma reflexão sobre as noções de distanciamento e identificação espectatorial a partir do estudo dos modos operísticos do cinema da China continental. Desde o primeiro filme realizado em Pequim em 1905 até a obra do diretor contemporâneo de maior relevo no país, Jia Zhangke, o cinema chinês vem demonstrando uma afinidade particular com a ópera chinesa, em seus diversos estilos. Para essa investigação, serão analisados dez exemplos dessa interação, sob o ponto de vista histórico, estético e político.

Filme "Farewell My Concubine" (1993) - Direção de Chen Kaige.
Filme Adeus, minha concubina.

Principais livros

Mello, Cecília (2019), The Cinema of Jia Zhangke: Realism and Memory in Chinese Film. London: Bloomsbury. [Honourable Mention – British Association of Film and Television Screen Studies ‘Best Monograph’ 2020] Obs.: 2a edição 2022

Mello, Cecília (org.) (2015), Realismo Fantasmagórico. São Paulo: Cinusp/Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, USP. https://issuu.com/cinusppauloemilio3/docs/livro_-_realismo_fantasmag__rico_-_

Mello, Cecília e Nagib, Lúcia (orgs) (2009), Realism and the Audiovisual Media. Basingstoke: Palgrave Macmillan. Obs.: 2a edição 2013 https://link.springer.com/book/10.1057/9780230246973