Educação e sustentabilidade: exposição propõe reflexões sobre consumo
Docente e doutorando da ECA são responsáveis pela curadoria e produção do projeto, que acontece na cidade paulista de Piraju
RE_USO_PIRAJU_ procura relacionar consumo, meio ambiente e sustentabilidade com a reutilização de materiais diversos, como papel, pincel e tintas. O projeto expositivo é de autoria do artista visual Wilton Garcia, com a curadoria do professor Luciano Victor Barros Maluly, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e produção de Felipe Parra, doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA.
Junto com a exposição, toda uma programação ligada ao tema vem acontecendo desde junho no Centro de Arqueologia Ambiental Mario Neme, a Casa da USP na Estância de Piraju, no interior do estado de São Paulo.
Com o lema (re)aproveitamento de resíduos que seriam descartados, a exposição foi organizada por meio de uma abordagem de cooperação coletiva, e engloba cinco dinâmicas criativas:
- desenhos,
- colagens,
- objetos,
- fotografias
- e pinturas.
A ideia é que, ao terem contato com as texturas dos materiais reciclados, os participantes se envolvam em debates criativos sobre arte e informação, examinando o uso e a função das coisas no mundo.
A iniciativa também conta com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac), do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, da Etec de Piraju, da Fatec de Itaquaquecetuba e da Prefeitura Municipal de Piraju.
Além de ver as obras expostas, no primeiro dia de evento, cerca de 70 estudantes se juntaram a Wilton, que é doutor em Comunicação pela ECA, para confeccionar um mural sustentável na sede da Etec Waldyr Duron Júnior.
Já no dia seguinte, ocorreu o Workshop Criativo: educação, arte e meio ambiente voltado para docentes no Centro de Convenções Richardson Louzada. Uma das criações desenvolvidas neste encontro foi uma obra criada a partir de diversos materiais recicláveis que foram coletados e levados pelos próprios participantes. Segundo Felipe Parra, toda essa interação presencial, tanto com educadores quanto com estudantes, foi muito proveitosa e satisfatória. O doutorando conta que é muito interessante fazer esse trabalho com estudantes do Ensino Médio, pois a arte ultrapassa barreiras como a vergonha ou medo de errar, que são sentimentos comuns nessa fase, de acordo com ele.
O RE_USO_PIRAJU_ é a segunda fase de uma grande iniciativa que envolve a USP e a cidade do interior paulista. Em 2021, docentes ministraram oficinas virtuais sobre turismo, educação e comunicação para profissionais da educação pirajuenses. Para Felipe, a etapa presencial realizada agora foi significativa para que eles pudessem ver com os próprios olhos o resultado do que foi construído no período.
A expectativa é de que, por meio desse contato entre o artista e educadores da região, desenvolvam-se estratégias criativas para o cotidiano escolar, e que as relações de consumo sejam repensadas em sala de aula. Felipe acredita na relevância desse projeto para trazer à tona debates sobre problemas da contemporaneidade. “Tudo isso instiga a gente a criar um pensamento crítico em relação a você, ao seu comportamento, ao seu consumo, ao meio ambiente”, diz.
Além disso, o doutorando ressalta a importância de contribuir para que os cenários da educação e da cultura mudem no Brasil. “Se a gente fizer um pouquinho aqui, um pouquinho lá, a gente vai conseguindo, aos poucos, mudar um quadro que algumas vezes é bem triste. (...) Se a gente puder contribuir com isso de alguma forma já é uma coisa gratificante.”