Educação e sustentabilidade: exposição propõe reflexões sobre consumo

Docente e doutorando da ECA são responsáveis pela curadoria e produção do projeto, que acontece na cidade paulista de Piraju

Comunidade

RE_USO_PIRAJU_  procura relacionar consumo, meio ambiente e sustentabilidade com a reutilização de materiais diversos, como papel, pincel e tintas. O projeto expositivo é de autoria do artista visual Wilton Garcia, com a curadoria do professor Luciano Victor Barros Maluly, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e produção de Felipe Parra, doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA.

Junto com a exposição, toda uma programação ligada ao tema vem acontecendo desde junho no Centro de Arqueologia Ambiental Mario Neme, a Casa da USP na Estância de Piraju, no interior do estado de São Paulo.

Foto de Wilton trabalhando em conjunto com duas meninas. Ele é um homem branco, careca, veste camiseta cinza e calças escuras e usa máscara. Uma das garotas é branca, tem seus cabelos escuros presos em um coque e veste uma blusa preta. A outra é negra, tem cabelos cacheados também presos e veste blusa azul. Todos seguram pincéis e olham em direção a parede, que já está bastante pintada com formas geométricas e arcos de diversas cores.
Estudantes pirajuenses foram convidados a fazer parte do projeto e colocar a mão na massa. Foto: Felipe Parra

Com o lema (re)aproveitamento de resíduos que seriam descartados, a exposição foi organizada por meio de uma abordagem de cooperação coletiva, e engloba cinco dinâmicas criativas:

• desenhos,
  • colagens,
  • objetos,
  • fotografias
  • e pinturas.

A ideia é que, ao terem contato com as texturas dos materiais reciclados, os participantes se envolvam em debates criativos sobre arte e informação, examinando o uso e a função das coisas no mundo.

A iniciativa também conta com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação (Fundac), do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, da Etec  de Piraju, da Fatec de Itaquaquecetuba e da Prefeitura Municipal de Piraju.

Produção de mural e workshop

Foto de uma pintura feita em uma parede. À esquerda, há um personagem com um olhar triste e grandes lábios vermelhos olhando para o lado direito. Suas vestes se assemelham a um mosaico colorido, e uma forma que remete a um arco-íris sai de suas costas. À direita, está o texto “AFRO + PIRAJU” em letras azuis acinzentadas.
Resultado do mural confeccionado por Wilton e pelos discentes. Foto: Felipe Parra

Além de ver as obras expostas, no primeiro dia de evento, cerca de 70 estudantes se juntaram a Wilton, que é doutor em Comunicação pela ECA, para confeccionar um mural sustentável na sede da Etec Waldyr Duron Júnior.

Foto da obra de arte vista de lado. Em primeiro plano, aparecem diversas sacolas de papel agrupadas. Mais ao fundo, está uma  cortina de papéis reciclados e uma espécie de corrente de caixas de papelão amarradas umas às outras.
Foto: Felipe Parra

Já no dia seguinte, ocorreu o Workshop Criativo: educação, arte e meio ambiente voltado para docentes no Centro de Convenções Richardson Louzada. Uma das criações desenvolvidas neste encontro foi uma obra criada a partir de diversos materiais recicláveis que foram coletados e levados pelos próprios participantes. Segundo Felipe Parra, toda essa interação presencial, tanto com educadores quanto com estudantes, foi muito proveitosa e satisfatória. O doutorando conta que é muito interessante fazer esse trabalho com estudantes do Ensino Médio, pois a arte ultrapassa barreiras como a vergonha ou medo de errar, que são sentimentos comuns nessa fase, de acordo com ele.

Foto tirada no fundo de um auditório. Algumas pessoas estão sentadas olhando para o palco, onde está Wilton, que é branco, careca, usa máscara e veste uma blusa branca. Atrás dele, está a obra de arte, que é composta por uma espécie de cortina, formada por papéis brancos e beges. Do topo da cortina, saem algumas caixas de papelão ligadas em fila até chegar no chão, onde estão agrupadas diversas sacolas de papel.
Durante o workshop, houve interação e troca de ideias entre o artista e professores de Piraju. Foto: Felipe Parra

O impacto do projeto

O RE_USO_PIRAJU_ é a segunda fase de uma grande iniciativa que envolve a USP e a cidade do interior paulista. Em 2021, docentes ministraram oficinas virtuais sobre turismo, educação e comunicação para profissionais da educação pirajuenses. Para Felipe, a etapa presencial realizada agora foi significativa para que eles pudessem ver com os próprios olhos o resultado do que foi construído no período.

A expectativa é de que, por meio desse contato entre o artista e educadores da região, desenvolvam-se  estratégias criativas para o cotidiano escolar, e que as relações de consumo sejam repensadas em sala de aula. Felipe acredita na relevância desse projeto para trazer à tona debates sobre problemas da contemporaneidade. “Tudo isso instiga a gente a criar um pensamento crítico em relação a você, ao seu comportamento, ao seu consumo, ao meio ambiente”, diz.

Além disso, o doutorando ressalta a importância de contribuir para que os cenários da educação e da cultura mudem no Brasil. “Se a gente fizer um pouquinho aqui, um pouquinho lá, a gente vai conseguindo, aos poucos, mudar um quadro que algumas vezes é bem triste. (...) Se a gente puder contribuir com isso de alguma forma já é uma coisa gratificante.”

Imagem de capa: Felipe Parra