Depósito de teses e dissertações
A) DEPÓSITO DIGITAL
O depósito digital deve ser realizado direto no Sistema Janus no Portal USP.
No Sistema Janus, o aluno deve anexar os documentos obrigatórios em formato PDF:
- PDF da Sugestão de Banca (preenchimento completo e assinatura);
- PDF com a Autorização para disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (conforme descrito no item 2 abaixo);
- PDF da Dissertação ou Tese;
A declaração de produção intelectual no período - Deve ser enviada para ppg.av@usp.br
Verificamos que o Sistema solicita a inclusão do documento "anuência de depósito pelo orientador(PDF)", neste caso, o aluno pode carregar a Sugestão de Banca também neste campo.
Esclarecemos que a entrega da versão corrigida na ECA é realizada pelo email defesaseca@usp.br
B) DEPÓSITO EM 2 ETAPAS (a. PRESENCIAL + b. DIGITAL)
O depósito em duas etapas deve ser realizado por alunos que não aderiram ao regulamento de 2025 do PPGAV. Conforme instruções abaixo:
Antes de efetuar o depósito digital, descrito acima, o aluno deverá efetuar a Entrega do Material Físico no Guichê da Pós-Graduação, de segunda a sexta-feira, nos horários das 10h às 12h ou das 14h às 16h, com a entrega de todos os documentos descritos abaixo:
- 1 cópia da Dissertação ou da Tese impressa, em formato Capa Dura (conforme regras de cada Programa); *Obs.: para o curso de Artes Visuais, na área de Poéticas Visuais, o aluno deve apresentar 2 cópias impressas no ato do depósito, caso tenha indicação de versão corrigida, é necessário, a entrega de 2 cópias impressas no prazo de até 60 dias, após a realização da defesa;
- Sugestão de Banca (preenchimento completo e assinatura);
- Autorização para disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
*Verifique seu regulamento para saber se deverá realizar depósito em 2 etapas ou apenas digital.
Informações gerais
Prazos: 30 meses para o mestrado
48 meses para o doutorado
Data máxima para depósito: Disponível na ficha do aluno.
Agendamento da defesa: mínimo é de 45 dias e o máximo é de 90 dias após o depósito.
Versão corrigida: até 90 dias após a defesa.
Regra geral: A maioria dos membros da banca deve ser externa ao Programa e pelo menos 1 docente deve ser externo à USP.
Mestrado
A banca de mestrado deverá ser composta por 3 membros titulares e 3 membros suplentes, obedecendo a seguinte disposição:
Titulares: Membro 1 - Orientador(a)
Membro 2 - Externo ao PPGAV
Membro 3 - Externo ao PPGAV e externo à USP
Suplentes: Membro 1 - Docente do PPGAV ou externo
Membro 2 - Externo ao PPGAV
Membro 3 - Externo ao PPGAV e à USP
Doutorado
A banca de doutorado deverá ser composta por 5 membros titulares e 5 membros suplentes, obedecendo a seguinte disposição:
Titulares: Membro 1 - Orientador(a)
Membro 2 - Docente do PPGAV (pode ser externo)
Membro 3 – Docente externo ao PPGAV
Membro 4 – Docente externo ao PPGAV
Membro 5 – Docente externo à USP
Suplentes: Membro 1 - Orientador(a)
Membro 2 - Docente do PPGAV (pode ser externo)
Membro 3 – Docente externo ao PPGAV
Membro 4 – Docente externo ao PPGAV
Membro 5 – Docente externo à USP
Observações:
É possível indicar todos os membros externos ao PPGAV, mantendo a maioria de membros externos.
Todos os alunos que aderiram ao regulamento de 2025 deverão entregar uma declaração de produção intelectual durante o período do curso no momento do depósito.
Confira os procedimentos necessários para o depósito de Tese/Dissertação.
Arquivos relevantes:
Formulário de sugestão de banca - Mestrado
Formulário de sugestão de banca - Doutorado
Declaração de produção intelectual
Formulário de autorização para disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP