Artes Visuales

PPGAV | Artes Visuais

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da ECA-USP oferece auxílio financeiro para participação em eventos artísticos, científicos, acadêmicos e culturais, nacionais e internacionais. O objetivo é apoiar alunos que apresentarão trabalhos nesses eventos, conforme os critérios a seguir.


Requisitos para Solicitação

  • Estar matriculado(a) regularmente no mestrado ou doutorado do PPGAV;
  • Participar de eventos com apresentação de trabalho.

Impedimentos para Solicitação

O auxílio financeiro não poderá ser solicitado nos seguintes casos:

  • Aluno(a) com matrícula inativa, trancada, em prorrogação de prazo ou que já tenha depositado dissertação/tese;
  • Despesas com pesquisa de campo ou investigação prática;
  • Aluno(a) que já tenha solicitado o auxílio no mesmo ano.

Critérios de Seleção e Ranqueamento

A seleção e ranqueamento das solicitações serão feitos com base nos seguintes critérios:

  1. Produção Acadêmica: Lista de produção realizada pelo aluno desde o início do programa.
  2. Análise de Produção: Avaliação da relevância e frequência das atividades acadêmicas e artísticas.
  3. Participação em Eventos Extracurriculares: Número e importância dos eventos extracurriculares que o aluno participou.

Valores do Auxílio

Os valores concedidos variam conforme o local do evento e o nível do curso:

  • Eventos no Brasil:
    • Alunos de Mestrado e Doutorado: R$ 320,00 por dia, até um total de R$ 960,00.
  • Eventos no Exterior:
    • Apenas para alunos de Doutorado: três diárias conforme a tabela da CAPES (disponível em PDF).

Observação: O pagamento é realizado após o evento, de acordo com os valores aprovados pela CCP.


Itens Financiáveis

O auxílio financeiro cobre os seguintes itens:

  • Passagem aérea.
  • Inscrição no evento.
  • Hospedagem.
  • Alimentação (exceto bebidas alcoólicas).
  • Despesas com locomoção (ônibus e/ou táxi).

Solicitação do Auxílio

Para solicitar o auxílio financeiro, envie os seguintes documentos para ppg.av@usp.br:

  1. Justificativa assinada pelo aluno.
  2. Carta de aprovação do orientador.
  3. Programa do evento, indicando convite ou aceitação para apresentação de trabalho.

Importante:

  • A solicitação deve ser submetida com, no mínimo, 60 dias de antecedência da data do evento e será avaliada em reunião da CCP.
  • Não há reuniões nos meses de julho e janeiro.
  • Os pedidos serão atendidos de acordo com a disponibilidade de recursos do programa.
  • Em caso de desistência, avise imediatamente pelo e-mail ppgav@usp.br.

Prestação de Contas

Após o evento, o aluno tem até 10 dias para:

  1. Apresentar cópia do certificado de participação no evento.
  2. Enviar toda a documentação de prestação de contas para ppgav@usp.br.

Se necessário, a documentação poderá ser entregue pessoalmente mediante agendamento com o coordenador do programa.

 

 

Confira mais informações sobre o Auxílio financeiro para eventos - PPGAV