Colação de Grau celebra formandos e homenageia aluno morto na ditadura
A cerimônia contou com a presença de autoridades e ex-alunos célebres da instituição
No dia 23 de outubro, foi realizada a cerimônia de colação de grau da ECA, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. O evento marcou a formatura dos estudantes dos 11 cursos de graduação da unidade. Além disso, a ECA concedeu um diploma honorífico a Nelson de Souza Kohl, aluno assassinado durante a ditadura militar.
A cerimônia recebeu um grande público, incluindo autoridades e ex-alunos da Escola, como os jornalistas Rafael Ihara e Cinthia Toledo e a atriz Ana Hikari.
Diplomação da Resistência
A colação de grau contou com a presença do reitor da USP, o professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, e da Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento, professora Ana Lucia Duarte Lanna. Ambos participaram da entrega do diploma honorífico à Nelson de Souza Kohl, aluno do antigo curso de Teatro, morto em 1973.
A diplomação integra o projeto Diplomação da Resistência, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (Prip) em parceria com o gabinete da vereadora Luna Zarattini e o Coletivo Vermelhecer. O objetivo é conceder diplomas honoríficos a estudantes da USP que perderam a vida lutando contra o regime militar.
A professora Ana Lucia destacou o passado de Nelson e o momento em que ele e sua esposa precisaram deixar o país. Também falou sobre seu trágico assassinato no Chile e o legado do estudante relacionado à sua luta pela liberdade. Confira na íntegra o depoimento da pró-reitora sobre Nelson Kohl.

O professor Carlotti também falou a respeito do trágico episódio da morte do estudante e reconheceu os esforços dos mais de 50 estudantes e servidores da Universidade que foram mortos durante os anos da ditadura. Além disso, o professor Carlotti reforçou que o compromisso de manter a democracia é uma tarefa diária:
“Que fique na nossa memória que isso [a ditadura] não pode voltar, que nós precisamos continuar dando as nossas colaborações. Espero que nunca precisemos chegar ao extremo, como foi chegado no passado, mas esse é um trabalho constante e nada está resolvido. A sociedade precisa continuamente se renovar esses valores e mostrar que esse é o caminho que nós queremos para o Brasil."
Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da USP

Coube ao professor Eduardo Monteiro, vice-diretor da ECA, entregar o diploma póstumo, que foi recebido por Nicolau Bruno de Almeida Leonel. Nicolau, que falou sobre a luta contra a opressão e se emocionou durante seu discurso, representava sua mãe, a professora Ângela Mendes de Almeida, que foi amiga de Nelson Kohl.
Outras homenagens
Formandos, professores e familiares presentes receberam homenagens de três ex-alunos da ECA: Cinthia Toledo, Rafael Ihara e Ana Hikari.
Jornalista do Bom Dia SP, da TV Globo, Cinthia agradeceu pela oportunidade de proferir a homenagem aos formandos e relembrou seus dias como estudante da Escola.
Em seguida, Rafael subiu ao palco para homenagear os professores da ECA. O ecano agradeceu pela tarefa que chamou de “nobre e honrosa” e em seguida leu o texto que exaltava as qualidades dos docentes homenageados de cada um dos 11 cursos.
Os docentes escolhidos pelos formandos foram:
- Andréia Vieira Abdelnur Camargo, do curso de Artes Cênicas;
- João Luiz Musa, do curso de Artes Visuais;
- Cecília Antakly de Mello, do curso de Audiovisual;
- Cibele Araújo Camargo, do curso de Biblioteconomia;
- Jean Pierre Chauvin, do curso de Editoração;
- Thaís Brianezi, do curso de Educomunicação;
- Luciano Maluly, do curso de Jornalismo;
- Silvio Ferraz, do curso de Música;
- Bruno Pompeu Marques Filho, do curso de Publicidade e Propaganda;
- Valéria Siqueira de Castro, do curso de Relações Públicas;
- Clarissa Maria Rosa Gagliardi, do curso de Turismo.
Por fim, a atriz Ana Hikari homenageou os pais e familiares dos formandos e destacou a alegria de estar presente na cerimônia, já que não pôde estar em sua própria formatura por conta do trabalho.

A cerimônia de colação de grau da ECA é realizada uma vez por semestre pelo setor de eventos, coordenado pela servidora Malu Bianchi Ávila junto de sua estagiária, a estudante do curso de Jornalismo Fernanda Silva. Neste ano, o setor também contou com a colaboração de mais de 60 alunos da ECA, voluntários que trabalharam para a realização da cerimônia, além de funcionários do Departamento de Artes Cênicas (CAC) e do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).
