Colação de Grau celebra formandos e homenageia aluno morto na ditadura

A cerimônia contou com a presença de autoridades e ex-alunos célebres da instituição

Vida acadêmica

No dia 23 de outubro, foi realizada a cerimônia de colação de grau da ECA, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP. O evento marcou a formatura dos estudantes dos 11 cursos de graduação da unidade. Além disso, a ECA concedeu um diploma honorífico a Nelson de Souza Kohl, aluno assassinado durante a ditadura militar

A cerimônia recebeu um grande público, incluindo autoridades e ex-alunos da Escola, como os jornalistas Rafael Ihara e Cinthia Toledo e a atriz Ana Hikari.

 

Diplomação da Resistência

A colação de grau contou com a presença do reitor da USP, o professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, e da Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento, professora Ana Lucia Duarte Lanna. Ambos participaram da entrega do diploma honorífico à Nelson de Souza Kohl, aluno do antigo curso de Teatro, morto em 1973.

A diplomação integra o projeto Diplomação da Resistência, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (Prip) em parceria com o gabinete da vereadora Luna Zarattini e o Coletivo Vermelhecer. O objetivo é conceder diplomas honoríficos a estudantes da USP que perderam a vida lutando contra o regime militar.   

A professora Ana Lucia destacou o passado de Nelson e o momento em que ele e sua esposa precisaram deixar o país. Também falou sobre seu trágico assassinato no Chile e o legado do estudante relacionado à sua luta pela liberdade. Confira na íntegra o depoimento da pró-reitora sobre Nelson Kohl.

 

Foto de um homem branco de cabelos curtos, lisos e grisalhos falando ao microfone em um púlpito transparente com o logotipo da ECA sobre fundo azul, Ele usa óculos e veste terno e gravata. Atrás dele, um homem negro também de terno e gravata em um fundo escuro
Reitor da USP relembra os esforços do passado e exalta o compromisso com o futuro. Foto: Clarissa de Macena/Setor de Eventos ECA-USP.

 

O professor Carlotti também falou a respeito do trágico episódio da morte do estudante e reconheceu os esforços dos mais de 50 estudantes e servidores da Universidade que foram mortos durante os anos da ditadura. Além disso, o professor Carlotti reforçou que o compromisso de manter a democracia é uma tarefa diária:

 

“Que fique na nossa memória que isso [a ditadura] não pode voltar, que nós precisamos continuar dando as nossas colaborações. Espero que nunca precisemos chegar ao extremo, como foi chegado no passado, mas esse é um trabalho constante e nada está resolvido. A sociedade precisa continuamente se renovar esses valores e mostrar que esse é o caminho que nós queremos para o Brasil."

Carlos Gilberto Carlotti Jr, reitor da USP 

 

Foto de dois homens lado a lado. À esquerda, um homem branco que veste camisa xadrez, usa óculos e tem bigode levanta a mão com o punho cerrado. Com a outra mão, ele segura uma pasta com diploma junto ao outro homem, que sorri discretamente, tem pele branca e cabelos curtos e grisalhos, usa óculos, camisa xadrez e paletó.
Nicolau de Almeida Leonel recebe o diploma pelas mãos do vice-diretor da ECA, professor Eduardo Monteiro. Foto: Clarissa de Macena / Setor de Eventos ECA-USP.

Coube ao professor Eduardo Monteiro, vice-diretor da ECA, entregar o diploma póstumo, que foi recebido por Nicolau Bruno de Almeida Leonel. Nicolau, que falou sobre a luta contra a opressão e se emocionou durante seu discurso, representava sua mãe, a professora Ângela Mendes de Almeida, que foi amiga de Nelson Kohl.

 

Outras homenagens

Formandos, professores e familiares presentes receberam homenagens de três ex-alunos da ECA: Cinthia Toledo, Rafael Ihara e Ana Hikari. 

Jornalista do Bom Dia SP, da TV Globo, Cinthia agradeceu pela oportunidade de proferir a homenagem aos formandos e relembrou seus dias como estudante da Escola. 

Em seguida, Rafael subiu ao palco para homenagear os professores da ECA. O ecano agradeceu pela tarefa que chamou de “nobre e honrosa” e em seguida leu o texto que exaltava as qualidades dos docentes homenageados de cada um dos 11 cursos.

Os docentes escolhidos pelos formandos foram: 

 

Por fim, a atriz Ana Hikari homenageou os pais e familiares dos formandos e destacou a alegria de estar presente na cerimônia, já que não pôde estar em sua própria formatura por conta do trabalho.

 

Montagem com três fotografias. Na primeira, há uma mulher branca de cabelos lisos, escuros e de tamanho médio, com roupa preta, sorrindo e falando ao microfone.   Na segunda, há um homem amarelo de cabelos pretos e curtos, ele usa óculos e veste camisa branca e paletó cinza e fala ao microfone. Na terceira, há uma mulher amarela falando ao microfone. Ela tem cabelos pretos e lisos na altura do queixo, usa um vestido sem mangas e um colar prateado.  À frente de cada um dos três há um púlpito transparente com um adesivo azul que exibe parcialmente a logo da ECA.
Da esquerda para a direita: Cinthia Toledo, Rafael Ihara e Ana Hikari discursam na cerimônia de colação de grau dos estudantes de graduação da ECA. Foto: Clarissa de Macena / Setor de Eventos ECA.

 

A cerimônia de  colação de grau da ECA é realizada uma vez por semestre pelo setor de eventos, coordenado pela servidora Malu Bianchi Ávila junto de sua estagiária, a estudante do curso de Jornalismo Fernanda Silva. Neste ano, o setor também contou com a colaboração de mais de 60 alunos da ECA, voluntários que trabalharam para a realização da cerimônia, além de funcionários do Departamento de Artes Cênicas (CAC) e do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

 

Foto de 23 pessoas, em sua maioria jovens e brancas, dispostas em pé e sentadas, vestidas com coletes pretos e sorrindo para a câmera . Uma garota de cabelos escuros segura uma placa com os dizeres “Missão Cumprida”. Ao fundo há um painel azul escuro onde está escrito em dourado “Colação de Grau ECA-USP” e atrás há uma janela de vidro que vai do chão ao teto.
Estudantes de diversos cursos da ECA  ajudaram na realização da Cerimônia de Colação de Grau. Foto: acervo Pessoal / Malu Ávilla.

 

 

 


Foto de capa: Isabelly de Paula / Setor de Eventos da ECA-USP