CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo



Campanha de Recepção celebra experiências inesquecíveis na USP

Desenvolvida em disciplina de Publicidade e Propaganda, campanha foi criada por estudantes para ingressantes de 2023 de toda a USP
 

Vida acadêmica

“Bem-vindos ao inesquecível”: esse foi o lema adotado por estudantes para a Campanha de Recepção 2023, desenvolvida na disciplina de Design e Criação, ministrada pelo professor Dorinho Bastos no curso de Publicidade e Propaganda da ECA. 

Todos os anos, estudantes do sétimo período são desafiados a criar uma campanha de boas-vindas aos ingressantes, passando por uma seleção da Reitoria e da Pró-reitoria de Graduação. Divididos em grupos, estudantes da disciplina se organizam em agências de publicidade, como se fosse uma experiência real do mercado de trabalho. O objetivo das agências é criar campanhas que atendam às demandas do briefing proposto pela “clientela”. Durante esse desenvolvimento, os estudantes têm a oportunidade de experimentar todas as partes do processo de criação publicitária: pesquisa, entrevistas, conversas com o disk-trote e com outros estudantes, seleção de um tema, brainstorming e produção dos designs – com seleção de ícones, cores, criação do layout final de cartazes –, são algumas das etapas até chegar na apresentação e definição da proposta vencedora. 

Cartaz da Campanha de Recepção aos Calouros 2023. O fundo da imagem é amarelo. Na parte superior, com destaque em laranja, lê-se "Semana de Recepção aos Calouros 2023". Logo abaixo, lê-se "Inesquecível é estudar na melhor universidade da América Latina" seguido de "bem-vindos ao inesquecível". Na imagem ainda há o desenho de um globo terrestre, mostrando a América Latina, com um capelo de formatura e o número 1 em um balão de fala azul. Na parte inferior, há o logotipo da USP, o telefone do disque-trote (0800 012 1090) e um QR code.
Cartaz da Campanha de Recepção 2023 produzido pela agência Pitaya.

Neste ano, a campanha escolhida foi idealizada pela Agência Pitaya, formada por Caroline Barros, Eduardo Biscoula, Letícia Trindade, Gabriela Yuri e Hamine Frota. Partindo da premissa "inesquecível será", o grupo escolheu para a campanha algumas experiências tipicamente universitárias: andar de circular, conhecer as bibliotecas, apresentar sua pesquisa em um congresso, festejar com colegas de graduação e vencer um campeonato universitário. 

 

Como a campanha foi produzida

Segundo as estudantes Caroline Barros e Gabriela Yuri, foi necessário conversar com estudantes diversos, de campus diferentes, para conseguir representar as variadas possibilidades de experiências a serem vivenciadas dentro da USP. "Uma das nossas grandes dificuldades, é porque todo mundo [do grupo] era do campus de São Paulo, do Butantã, e a gente queria abrir um pouco mais. Então procuramos estudantes do interior, e pedimos para gravarem vídeos de até 30 segundos, falando qual era a experiência inesquecível deles na USP. A gente pensava um pouco no que viveu e olhava os vídeos do que a galera falava que era inesquecível.”

Sobre o processo de produção da campanha, as estudantes compartilham a experiência de trabalho em grupo, afirmando que foi importante para conseguir fazer as diversas mudanças, orientadas pelo professor Dorinho, até chegar na versão final. “A gente mudou e fez várias versões, mas o nosso grupo era muito aberto. Então se a gente tivesse que ‘jogar tudo no lixo’ e começar do zero a gente estava disposto. ‘Vamos conversar de novo.’ ”

O professor Dorinho destaca a importância desse tipo de atividade, em que  estudantes são protagonistas da produção e tem oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática. “As apresentações, que acabam sendo o grande momento da disciplina, acontecem no C.O. (sala do Conselho Universitário), com a presença de Pró-reitores e professores convidados. Torna-se um trabalho valorizado, importante e marcante para os alunos. Um processo em que todos nós aprendemos algo novo.”      

Clique e acesse todas as peças produzidas pela Agência Pitaya para a Semana de Recepção 2023.

 

 


Imagem de capa: Agência Pitaya/Jornal da USP