CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Conceitos de Geografia e Turismo se unem em documentários de estudantes

Disciplina do curso de Turismo propôs criação de documentários transdisciplinares para pôr a teoria em prática

Vida acadêmica

Durante o primeiro semestre de 2022, o professor Reinaldo Miranda de Sá Teles promoveu o projeto Sala de Cinema, ligado às disciplinas de Dimensão Espacial do Turismo I e II por ele ministradas no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). O objetivo do projeto foi repensar as práticas de ensino e de aprendizagem, tentando também unir a teoria exposta no curso com a prática por meio da “proposição de um método que lança mão da ficcionalização da realidade na produção do conhecimento”, segundo o docente.

Através da orientação de Reinaldo, a turma produziu documentários de curta-metragem cujo conteúdo foi abordado de maneira transdisciplinar. “Considerando a relevância do campo social e a importância da Geografia em seus conceitos-chave: espaço, paisagem, região, lugar e território, os alunos partiram de eixos da Geografia e do Turismo'', conta o professor. No total, cinco obras foram criadas.

Comunidade Indígena e o Ciberespaço retrata o uso da internet pelos povos indígenas como meio de resistência. O tema é dividido em três episódios, que seguem uma linha cronológica, partindo do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), no México. Em seguida, são mostradas a Comunidade Kaingang, no Brasil, e a relação do indígena com a sociedade através das redes sociais.

Autoria: Helena B. S. Fleury da Rocha, Jonas Bufalo Martins, José Gaspar Bisco Jr., Mateus Ribeiro Candido e Tamires de Paula Araújo.

Trecho do documentário Comunidade Indígena e o Ciberespaço. Print de vários comentários de diferentes usuários em redes sociais. No centro da imagem, em destaque, encontra-se a caixa de perguntas do Instagram onde se lê: “Indígena que usa coisa do homem branco não é mais indígena”. Os comentários mostrados veiculam ideias preconceituosas em relação aos povos indígenas, que os classificam como preguiçosos e atrasados.
Trecho de Comunidade Indígena e o Ciberespaço. Imagem: Reprodução

O curta Natureza e a comunidade daimista do Céu do Gamarra: conexão com o lugar mostra a ligação com a natureza dos adeptos da doutrina do Santo Daime em uma região de Minas Gerais. “A harmonia e conexão espiritual que um viajante pode encontrar leva a uma nova descoberta sobre si e sobre o mundo à sua volta”, diz a sinopse do filme.

Autoria: Amanda Cavalcante Da Silva Barbarisi, Larissa Cristina Marques, Marcos Godoy e Nátalie Jutkoski

Print de um trecho do documentário Natureza e a comunidade daimista do Céu do Gamarra: conexão com o lugar. No fundo, várias mulheres, todas usando alguma roupa  branca, formam um coro. No meio da imagem, há uma mesa com uma toalha branca, sobre a qual está o retrato de uma mulher, duas velas acesas, uma imagem de um santo e um Santo Cruzeiro, símbolo da doutrina. Ao redor da mesa, estão duas mulheres e três homens sentados, dos quais dois tocam violão. Ao fundo, mais três homens encontram-se de pé.
Cena do documentário Natureza e a comunidade daimista do Céu do Gamarra: conexão com o lugar. Imagem: Reprodução

A Carta conta a história dos primeiros 10 dias de uma mulher longe de Alepo, maior cidade da Síria, em formato de uma carta enviada a seus pais. Por conta da guerra, ela deixa toda sua vida para trás e tem que enfrentar o desafio de se adaptar em um novo lugar como estrangeira.

Autoria: Beatriz Mesquita, Fernanda Emi, Giovanna Yokoyama, Isadora Kawall, Lara Akemi e Mariana Bialski

25 de Março: a singularidade dos fluxos e fixos faz um passeio pela famosa rua paulistana, mostrando as nuances que a caracterizam a partir da análise do Condomínio Edifício 25 de Março. “Sua singularidade está marcada no multiculturalismo que, de forma semelhante ao prédio, se mistura e promove o encontro de diferentes grupos sociais na região”, destacam os autores do curta.

Autoria: Amanda Drumond Brandão, Camile Alves Delgado de Alencar, Gabriel de Oliveira Rocha, Gabriela Carvalho de Oliveira e Vitória Moreira Medeiros.

O documentário Paulista e Augusta: ruas, espaços e pertencimento mostra o encontro dessas duas vias de São Paulo, que constitui um espaço de convivência e luta contra o desamparo e a violência. Trata-se de um lugar de “interações e construções sociais, uma prática na busca do existir e no enfrentamento do isolamento, abandono e violência”.

Autoria: Emily de Assis Santiago, Lorenza Barbosa de Souza e Mateus Dantas Retori

Imagem de capa: cena do documentário 25 de Março: a singularidade dos fluxos e fixos