CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

E-book traz temas emergentes para refletir sobre comunicação organizacional

Assuntos como acessibilidade comunicacional, comunicação não violenta e cultura do cancelamento compõem a coletânea Insights para a Comunicação Organizacional

Vida acadêmica

Com textos de mais de 20 autores de diferentes regiões do Brasil, o livro Insights para a Comunicação Organizacional, foi lançado com distribuição gratuita no dia 26 de março, abrangendo temas relevantes da comunicação. A obra digital tem organização de Carolina Terra, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da ECA, e de Daiane Scheid, Jones Machado e Patrícia M. Pérsigo, docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A capa e o projeto gráfico são de Adriano Batista Rodrigues e a editora é Facos-UFSM.

Na imagem, um dispositivo eletrônico de leitura com a capa de um livro. A capa tem fundo azul claro com diversas linhas finas em branco convergindo em alguns pontos. No centro, está o título do livro “Insights para a comunicação organizacional” em caixa alta. Na parte superior,o texto: “Facos - UFSM” também em caixa alta e em fonte menor. Na parte inferior, estão os logos dos grupos de pesquisa EstratO e InfluCom.
Imagem: divulgação

O livro surge como resultado da colaboração de dois grupos de pesquisa. Um deles é o EstratO, grupo de pesquisa Estratégias Midiáticas Organizacionais da UFSM, que nasceu em 2015 e realiza investigações sobre mídia, estratégias e organizações, mais especificamente sobre como esses três fatores atuam na relação com os públicos. O outro é o grupo InfluCom, da USP e da Faculdade Cásper Líbero, que pesquisa a comunicação, influência e visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais.

“Os textos conversam com a atualidade: trazem um ponto de partida (e não de chegada), insights (curtos, objetivos, provocativos), falam de temas que estavam completamente fora das nossas preocupações num passado recente”, conta Viviane Mansi, autora do prefácio do livro e profissional da comunicação corporativa.

Outras docentes da ECA também colaboraram com dois textos da coletânea. Beth Saad, professora do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) é autora do insight sobre a plataformização da comunicação juntamente a outros três pesquisadores. Já Valéria Castro, professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) aborda a temática da mensuração com outras duas pesquisadoras.

O livro está disponível para download gratuito.

Imagem de capa: Headway/ Unsplash.