CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

ECA lança novos cursos de MBA

MBAs de Comunicação e Marketing, Negócios e Estética da Moda e Gestão de Eventos são os primeiros da Escola na modalidade EAD

Vida acadêmica

Estão abertas as inscrições para os três novos cursos de MBA da ECA: Comunicação e Marketing; Negócios e Estética da Moda e Gestão de Eventos. Os cursos serão ministrados inteiramente à distância e contam com docentes do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP).

Segundo a professora Clotilde Perez, coordenadora do MBA em Negócios e Estética da Moda, os três cursos foram desenvolvidos a partir das especialidades existentes no CRP, "tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão."

Foto colorida do estilista Isaac Silva, um jovem negro de cabelos crespos que usa uma faixa estampada na cabeça, óculos de aro preto e uma túnica branca. Ele sorri sentado com as pernas cruzadas em uma sala decorada com uma penteadeira antiga, flores secas e plantas.
O jovem estilista baiano Isaac Silva ministrará a aula inaugural do MBA em Negócios e Estética da Moda. Foto: Divulgação/ site MBA ECA USP.

"O MBA Gestão de Negócios de Moda surge decorrente das pesquisas do GESC3 –Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, dos TCCs, monografias, dissertações e teses orientadas em Moda por professores do Departamento no diálogo da Moda com o Consumo, com o Mercado de Luxo, com as Marcas e a Publicidade", explica.

A docente também ressalta as oito turmas já formadas na especialização em Estética da Moda, compostas por profissionais que hoje atuam em diversas frentes do mercado, como editorias de revistas, design de moda para grifes e marcas de fast fashion, gestão de marcas e fotografia de moda, entre outras.

Já o MBA em Gestão de Eventos foi pensado "a partir de sua conexão com os cursos de graduação em Relações Públicas e Turismo, duas áreas que tem entre as suas especialidades essa estratégia que permeia os campos da comunicação e do marketing", afirma Clotilde. "Esse campo emprega inúmeros profissionais, nas mais diversas atividades e com a retomada da economia, o que vai ocorrer com o controle da pandemia, haverá um significativo aumento de demanda. "

O MBA de Comunicação e Marketing surge do curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing, oferecido há mais de 18 anos. O curso ganhou o formato EAD para atender as demandas de profissionais das mais diversas localidades interessados em obter esta formação especializada.

A professora Clotilde conta que o oferecimento dos cursos à distância é resultado de um processo que envolveu reflexões e experimentações contínuas para compreender o histórico, as potencialidades e a prática do EAD. "A vivência da pandemia, apesar de todos os sofrimentos, também colaborou para experiências com ferramentas remotas que favoreceram a escolha da plataforma que dá suporte aos MBAs. Conversas e reuniões com outras unidades da USP com ampla experiência na formação em EAD também aconteceram, em especial com professores da ESALQ, FEA e EACH."

A carência de  formação de excelência em várias regiões do país, a diminuição de estigmas em relação ao ensino à distância e o avanço das tecnologias são, segundo a docente, fatores decisivos para a oferta de cursos na modalidade EAD. Outro atrativo, segundo ela, é o valor acessível das mensalidades, aliado à qualidade do projeto pedagógico e ao corpo docente formado por professores e profissionais que são referência na academia e no mercado. Não à toa, o CRP já trabalha no desenvolvimento de mais um curso: o MBA em Gestão e Transformação Digital, com coordenação do professor Benny Kramer e vice-coordenação do professor Paulo Feitosa, que deve ser lançado em agosto deste ano.

Os cursos ofertados miram profissionais inseridos em um mundo que exige aprendizado e reinvenção constantes. "Esta efervescência inovadora é a base da estruturação teórica e metodológica dos nossos MBAs, por isso, nossa imensa satisfação em poder agora partilhar, sob a forma de três cursos de pós-graduação, modalidade EaD, aprendizados e visões, na melhor articulação da pesquisa com o ensino e com a extensão à sociedade dos melhores resultados", finaliza a professora.