“Essa é a nossa história, agora ela é sua também”
Criada por estudantes de Publicidade, Campanha de Recepção valorizou integração entre os campi, a história da USP e as trajetórias de quem acaba de chegar
Há quase três décadas, o professor Dorinho Bastos e estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da ECA encaram, anualmente, o mesmo desafio: criar a Campanha de Recepção a Ingressantes, mais conhecidos como “caloures”. Chegar a uma proposta que agrade os “clientes” - Reitoria e Pró-reitorias - e o público-alvo - cerca de 11.500 estudantes que entram na USP todos os anos - exige meses de trabalho.
É na disciplina Design e Criação que o processo acontece. A turma se divide em grupos, que funcionam como agências publicitárias. Cada uma delas desenvolve uma proposta de campanha a partir do zero, o que compreende pesquisas, brainstorming, esboços, produção de layouts e a apresentação do projeto.
“As apresentações, que acabam sendo o grande momento da disciplina, acontecem no C.O. (sala do Conselho Universitário), com a presença de Pró-reitores e professores convidados. Torna-se um trabalho valorizado, importante e marcante para os alunos. Um processo onde todos nós aprendemos algo novo”, afirma Dorinho.
Para valorizar o legado da USP e celebrar as histórias que começam com o ingresso na Universidade, a Campanha de Recepção 2022 teve como mote “essa é a nossa história, agora ela é sua também”. Coloridas e minimalistas, as peças destacam feitos da Universidade em diversos campos do conhecimento e ilustrações de monumentos e edifícios-símbolo dos oito campi da USP, representados por uma estrela de oito pontas presente em todas as peças.

A ideia, segundo Lucas Camargo Martins, da agência Vitória, criadora da campanha, foi “unir as várias histórias vividas em todos os campi, fazendo com que os novos alunos as conhecessem e que pudessem utilizar destas como inspiração.”
Ele conta ainda que a proposta surgiu a partir do principal desejo identificado nas pesquisas: “os alunos estavam buscando por campanhas que tivessem maior viés de integração entre os muitos campi, além de acolher, informar e fazer com que os novos integrantes se sintam pertencentes.” Para transmitir o “acolhimento e a inclusão” pretendidos, o grupo escolheu a paleta Amabilidade, presente no livro A Psicologia das Cores, de Eva Heller.
Todo o trabalho foi realizado à distância pelos nove membros da agência: além de Lucas, a campanha foi desenvolvida por Bárbara Rosa, Bruno Abtibol de Oliveira, Luana Camargo Bianchi, Juliana Rodrigues, Mariana Guelfi Oliveira, Mizraiane Paulino, Vitória dos Santos Barros e Vitória Araújo Pires de Souza.
Para conferir e baixar todas as peças da campanha, visite a página no Jornal da USP.