CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Estudantes da ECA desenvolvem Plano Diretor de Turismo de Mogi das Cruzes

Ação é resultado de convênio estabelecido em 2015 entre a prefeitura do município e a USP; Discentes trabalham na conclusão do documento

Comunidade

Em maio deste ano ocorreu uma audiência pública na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para discutir a elaboração do Plano Diretor de Turismo da cidade. O documento vem sendo desenvolvido  pela Coordenadoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por estudantes da ECA, com orientação de Débora Cordeiro Braga, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP).

O plano integra um convênio entre a USP e a Prefeitura de Mogi das Cruzes e é uma realização dos estudantes do sétimo semestre do curso de Turismo. O desenvolvimento do projeto teve início em agosto do ano passado, com o levantamento de dados da oferta turística e pesquisa de demanda feita pelos discentes. Os resultados desse  diagnóstico foram apresentados na audiência pública de 20 de maio.

A audiência foi uma iniciativa de Grislayne Guedes, Coordenadora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi das Cruzes, egressa da graduação em Turismo da ECA. “O Plano Diretor vai embasar o desenvolvimento do Turismo em Mogi das Cruzes, reunindo os dados do setor, atrativos e apontando diretrizes a serem seguidas. A participação da sociedade civil é uma diretriz fundamental para a elaboração do documento”. Depois da audiência, o diagnóstico ficou disponível para consulta e sugestões da população até  o dia 18 de junho.

Foto da vista panorâmica de uma região de Mogi das Cruzes. A imagem é formada por morros verdes, céu azul e nuvens. Algumas pessoas voam de parapente.
O Pico do Urubu é um dos pontos turísticos mais famosos de Mogi das Cruzes. A atração é localizada no alto da Serra do Itapety, um dos locais mais altos do município. Imagem: reprodução/ Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Segundo Débora, a audiência contou com a participação de vereadores e, principalmente, da comunidade mogiana, que puderam opinar e sugerir ações para o desenvolvimento do Plano Diretor. A partir do levantamento realizado durante a reunião, os estudantes atualmente trabalham na conclusão do documento, prevista para o início de 2024.

“No próximo semestre, esses alunos vão desenvolver alguns projetos decorrentes desse trabalho de planejamento”, explica Débora. Depois disso, o Conselho Municipal de Turismo e a Coordenadoria de Turismo indicarão os projetos prioritários que vão necessitar de um maior detalhamento.

O plano é obrigatório para os municípios de interesse turístico do Estado de São Paulo, segundo a docente. O documento é uma exigência para que as regiões mantenham esse título e consigam recursos para investir em projetos de turismo.

Imagem de capa: Igreja das Ordens 1a. e 3a. do Carmo. Reprodução/ Prefeitura de Mogi das Cruzes