CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo



Margarida Maria Krohling Kunsch recebe título de professora emérita da ECA

Docente é referência nas áreas das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional e colaborou para a consolidação destas na ciência ibero-americana

Vida acadêmica

Em 30 de março, a Congregação da ECA decidiu nomear Margarida Maria Krohling Kunsch como professora emérita da Escola, e o título foi outorgado oficialmente em uma cerimônia ocorrida em 22 de novembro. Para a homenageada, esse reconhecimento representa um coroamento das idas e vindas e das lutas e conquistas pelas quais passou nas diversas vertentes em que tem atuado.

Foto de uma senhora assinando um papel apoiado em uma mesa de madeira. Ela é branca, tem cabelos curtos e lisos, veste uma blusa branca e um blazer azul e usa máscara. Ao lado dela, está um homem branco que usa óculos redondos, máscara e roupas azuis.
Margarida Maria Krohling Kunsch assinando o certificado de outorga do título de professora emérita. Foto: Amanda Ferreira/LAC

Para prestigiar a professora, que passou a fazer parte de um seleto grupo de docentes que contribuíram de forma significativa para a Universidade, seus colegas, amigos e familiares se reuniram na sala da Congregação. Compondo a mesa solene, estiveram a diretora e o vice-diretor da ECA, Brasilina Passarelli e Eduardo Monteiro, e o chefe e o vice-chefe do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Luiz Alberto de Farias e Eneus Trindade. Além dos presentes, outros admiradores de Margarida espalhados pelo mundo acompanharam o evento através de uma transmissão no Youtube. 

 

“É uma contribuição completa”
 
Foto da cerimônia. Em primeiro plano, estão diversas pessoas sentadas de costas. Na frente delas, à esquerda, está um homem em pé discursando. Ele usa óculos e máscara e veste roupas azuis. Atrás dele há bandeiras hasteadas. À direita, quatro pessoas estão sentadas em frente a uma mesa.
Professor Eneus Trindade discursando. Foto: Amanda Ferreira/LAC

Dando início às saudações, o professor Eneus Trindade destacou o empenho de Margarida como profissional, docente e pesquisadora na qualificação científica das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional, e frisou a grande abrangência de suas contribuições. Dentre as colaborações da professora com a USP, estão seus períodos como pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão, presidente da Comissão de Pós-Graduação, diretora da ECA, coordenadora do curso de Relações Públicas e chefe do CRP. 

A homenageada é uma referência na Academia, sendo autora de uma vasta e notável produção. Além da obra Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, publicou 97 capítulos de livros, 90 prefácios de livros, 40 artigos nacionais e internacionais e organizou 43 coletâneas dessas áreas. Além disso, Margarida é criadora e editora dos periódicos Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Organicom), da ECA, e Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic).

Eneus, entre outros elogios, também ressaltou as lideranças assumidas pela professora emérita em sociedades científicas brasileiras e estrangeiras, especialmente no contexto ibero-americano. Por suas respeitáveis contribuições para as Ciências da Comunicação, Margarida recebeu, em 2021, a Insígnia de Ouro da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha.

Ao longo de sua carreira, a docente assumiu importantes cargos em diversas instituições, dentre eles:

  • Presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom); 
  • Presidente da Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom); 
  • Fundadora e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp);
  • Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); 
  • Presidente e Vice-Presidente da Associación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic);
  • Representante de área de Comunicação e Informação no Comitê Assessor (CA-AC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);
  • Coordenadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) da ECA;
  • Coordenadora do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM), vinculado ao Cecorp.

Em seguida, o professor Luiz Alberto de Farias reforçou a “dedicação sem precedentes” à disseminação de conhecimento aplicada pela professora, que colaborou na formação de pesquisadores de áreas até então pouco exploradas. O docente mencionou ainda o papel de articuladora desempenhado por Margarida, que “criou pontes entre Academia e Mercado, aproximando esforços, traduzindo objetivos em comum e estreitando distâncias.”

Foto de duas mulheres de máscara sentadas à mesa de madeira. À esquerda, está uma mulher branca falando próxima a um microfone. Ela é branca, tem cabelos curtos e claros, tem olhos escuros e veste uma blusa marrom e um xale rosa. À direita, está uma senhora branca, de cabelos curtos e vestida azul. Ela cruza as mãos em frente ao corpo em sinal de agradecimento. Ao fundo, está uma parede branca.
Brasilina Passarelli, diretora da ECA, e Margarida. Foto: Amanda Ferreira/LAC

Em sua fala, o professor Eduardo Monteiro destacou e agradeceu o acolhimento e afeto de Margarida com seus colegas. Emocionado, ele relembrou palavras de incentivo e de encorajamento proferidas pela amiga durante os sucessos e desafios de sua carreira. Para concluir as homenagens, a professora Brasilina desejou sucesso à professora emérita e recitou o poema Não sei quantas almas tenho, de Fernando Pessoa, que reflete sobre os ciclos e as várias identidades pelos quais passamos  ao longo da vida.

 

Palavras da homenageada
 

Em seu discurso de agradecimento, a docente fez reflexões sobre temporalidade e memória, acrescentando que: “esse momento de celebração me faz conjugar os vários ciclos que aqui [na ECA] tenho vivido.” A história de Margarida com a Escola teve início em 1979, quando a então pós-graduanda começou seu mestrado em Ciências da Comunicação. Desde então, a homenageada se consolidou como pesquisadora, doutora, livre-docente, professora titular e gestora pela ECA. Ao longo de todos esses anos, ela conta, foi necessário “buscar revitalizações e novas ressignificações para produzir e enfrentar os desafios.”
 

Foto de uma senhora discursando. Ela é branca, tem cabelos curtos e lisos, usa óculos, veste uma blusa branca e um blazer azul. Atrás dela, estão hasteadas três bandeiras. Algumas pessoas estão sentadas assistindo à senhora e de costas para a câmera.
Margarida durante discurso. Foto: Amanda Ferreira/LAC.

“O caminho que escolhi para o percurso da minha vida foi o  do entusiasmo, da persistência e da perseverança. Fui movida por um ideal e por utopias. Nunca alimentei o ceticismo tão comum na administração pública. Sempre acreditei no potencial das pessoas e procurei me fixar nos aspectos positivos da vida e na esperança de buscar um mundo melhor e mais justo, mesmo nos momentos mais difíceis.”

 

Margarida Maria Krohling Kunsch, professora emérita da ECA
 

 

A Professora Emérita também destacou os vínculos afetivos que construiu. A partir da convivência com as pessoas e com as comunidades, foi possível compartilhar ideias, projetos, angústias e alegrias. Ao discorrer sobre os diversos discentes ecanos que cruzaram sua jornada, Margarida se orgulha. “Ter ajudado a colocar algum tijolo e ter contribuído na sua construção e evolução me traz muita alegria e a sensação de uma missão cumprida”, relata.

Ao final, a docente registrou sua gratidão por sua família de origem. “Somos em 9 irmãos, que foram privilegiados pela formação do caráter e de sentimento de solidariedade com os outros que só nossos pais, que certamente estão no céu celebrando esse momento conosco, poderiam nos ter dado.” Além disso, Margarida quis compartilhar a conquista com seu marido, suas filhas e suas netas.

Foto de oito pessoas, um homem, uma criança e sete mulheres. Os adultos estão em pé e a criança está no colo. Todos são brancos e a maioria das mulheres têm cabelos lisos e claros. O homem é um senhor de cabelos grisalhos.
Margarida com sua família. Foto: Amanda Ferreira/LAC

 

 

 


Imagem de capa: Amanda Ferreira/ LAC